Aqui a palavra de ordem é a Liberdade de Expressão!!!

Bem vindos ao COTIDIANO, um blog criado para ser mais uma ferramenta alternativa de comunicação, tendo como intuito colaborar para a troca de opiniões em torno de assuntos pertinentes da sociedade, partindo do pressuposto da liberdade de expressão.

VISUALIZAÇÕES

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Caraíbas: bicicletas do Programa Caminho da Escola distribuídas sem nenhum critério.

Chegar à escola ou ao ponto do ônibus escolar foi durante muito tempo (e em alguns casos ainda é) um grande sacrifício para muitos alunos brasileiros. Tendo diversos deles que acordar ainda de madrugada e percorrer quilômetros a pé, já que muitos caminhos nas áreas rurais e até mesmo urbanas são intransitáveis para veículos automotores. 

Diante dessa realidade o Governo Federal, por intermédio do Ministério da Educação criou o "Programa Caminho da Escola."  Criado pelo Ministério da Educação mediante a Resolução do conselho Deliberativo do FNDE nº003 de 28 de março de 2007, o programa visa cumprir o objetivo de ampliar por meio de transporte diário o acesso e a permanência dos alunos matriculados na educação básica da zona rural das redes estadual e municipal.

Compõe o grupo de equipamentos adquiridos mediante o citado programa federal, os ônibus, mini-ônibus e micro-ônibus, bem como embarcações para transporte fluvial e por fim bicicletas para que o aluno chegue até o ponto do ônibus.

O município de Caraíbas, desde o ano passado tem sido atendido pelo programa inicialmente com a vinda de alguns veículos como ônibus, e micro-ônibus e, mais recentemente, mini-ônibus.

No inicio desse ano a prefeitura recebeu também do Programa Caminho da Escola, 300 bicicletas a serem distribuídas aos alunos da zona rural, tendo teoricamente como critério básico a obrigatoriedade de que o aluno morasse ao menos dois quilômetros distantes do ponto do ônibus.
Passaram-se os meses e algumas conclusões podem ser tiradas da execução do Programa Caminho da Escola em Caraíbas. Primeiramente, durante algumas semanas um micro-ônibus que deveria estar sendo usado para o transporte de alunos fazia o translado diário à Vitória da Conquista transportando professores daquela cidade para trabalharem em Caraíbas. Em outra situação, enquanto os novos veículos eram mantidos na garagem da prefeitura alunos continuavam sendo transportados em veículos antigos, alugados de terceiros, sem a mínima condição de tráfego pelas já deficientes estradas do município. E por último e mais estarrecedor, as ditas 300 bicicletas vindas para Caraíbas estão sendo distribuídas indiscriminadamente.

É válido lembrar que a prefeita fez questão de expor os equipamentos em praça pública numa tentativa de lograr êxito político sobre essa questão. Não tendo sido elas distribuídas totalmente ao longo do “período eleitoral”, agora em final de mandato estão sendo entregues a qualquer correligionário sem que haja nenhum tipo de critério, independente do filho desses ter a necessidade ou não do veículo para ir à escola.

Como é o caso de filho de um comerciante morador da sede do município ter sido beneficiado com uma. Pessoas residentes a poucos metros da escola, e filhos de antigos cabos eleitorais. Existe quem tenha até descaracterizado a bicicleta pitando-a de outra cor para não dar o que falar.

Tudo isso mostra o desrespeito para com os programas federais e o desdém aos critérios estabelecidos. E muito além disso, o descaso como é tratado o dinheiro público em nosso município sob a gestão da atual prefeita, detentora do demérito de ter sido uma péssima gestora municipal.

A população exige uma explicação!



No detalhe: caminhão da prefeitura levando parte das bicicletas 
para sua distribuição em escolas da zona rural


Abaixo modelos de veículos do Programa.







Nenhum comentário:

Postar um comentário