Aqui a palavra de ordem é a Liberdade de Expressão!!!

Bem vindos ao COTIDIANO, um blog criado para ser mais uma ferramenta alternativa de comunicação, tendo como intuito colaborar para a troca de opiniões em torno de assuntos pertinentes da sociedade, partindo do pressuposto da liberdade de expressão.

VISUALIZAÇÕES

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Projeto Cisternas: GRH em Belo Campo


O projeto “Cisternas, água e cidadania no semiárido”, desempenhado pela ASAMIL, Associação do Semiárido da Microrregião de Livramento tem feito a diferença em dezenas de comunidades rurais de alguns municípios da região Sudoeste do Estado.

São milhares de cisternas de captação de água de chuva para o consumo humano, uma alternativa extremamente viável no sentido de assegurar às famílias beneficiadas seguridade hídrica e conseqüentemente melhores condições de vida e saúde.

Como já fora reportado em outra ocasião, no município de Caraíbas está em fase bem adiantada a construção de 300 cisternas, fruto de convênio assinado entre a ASAMIL, o Governo Federal e a Secretaria do Desenvolvimento Social e Combate a Pobreza do estado da Bahia - SEDES. São centenas de famílias que passaram a contar com água de qualidade se desprendendo da incerteza da escassez de água ao para o abastecimento humano. 

No vizinho município de Belo Campo, o convênio assinado pela entidade junto aos Governos Federal e Estadual e a Fundação Banco do Brasil, vai garantir a construção de 1037 cisternas, quantidade já bem próxima do necessário para o processo de universalização, ocasião em que todas as famílias do município terão uma cisterna de captação de água da chuva para o consumo humano.

No último final de semana dezenas de famílias, das comunidades de Sussuarana e Baixa do Panela, bem com suas adjacências,  puderam participar do chamado curso de Gerenciamento de Recursos Hídricos - GRH. Trata-se de uma capacitação que as famílias recebem com conhecimentos no tocante a técnicas de convívio com o semiárido, agro ecologia, cidadania e cuidados com as cisternas. São dois dias de muita troca de experiências e confraternização.












Um comentário: