Aqui a palavra de ordem é a Liberdade de Expressão!!!

Bem vindos ao COTIDIANO, um blog criado para ser mais uma ferramenta alternativa de comunicação, tendo como intuito colaborar para a troca de opiniões em torno de assuntos pertinentes da sociedade, partindo do pressuposto da liberdade de expressão.

VISUALIZAÇÕES

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

O problema estaria apenas na seca?

É sabido que a maioria dos nove estados da região nordeste do país atravessa mais um período de prolongada seca e dificuldades advindas da mesma. O estado da Bahia por sua vez vive o que já se considera a pior estiagem dos últimos quarenta anos. O município de Caraíbas, margeado pela barragem do rio Gavião, na região Sudoeste do estado, assim como centenas de outros municípios baianos, passa por uma crítica situação devido à falta de chuva.

Na extensão rural do município é precário o abastecimento de água, que em sua totalidade está sendo efetuado por intermédio de carros-pipa do exército brasileiro, e alguns outros agregados à prefeitura, que, lamentavelmente ainda leva em consideração o fator "voto", na hora de fornecer ao sertanejo o tão esperado "carro de água." Levando o mesmo à situação extrema de não se ter o mais precioso elemento natural em casa, e assim não saber o que fazer.

Aguadas que há décadas não secavam completamente, hoje se encontram vazias. A citada barragem do rio Gavião chega a níveis antes nunca vistos. A atividade agrícola, que há anos não produz o esperado, já nem mais é tida como prioridade pelo homem do campo. A pecuária, com a criação do gado bovino e da ovinocaprinocultura, acumula prejuízos,  haja vista não resistirem os animais à escassez de alimentação e a parca disponibilidade de água para o seu consumo. 

Nos últimos dias a região sudoeste do Estado enfrenta uma forte onda de calor com altas temperaturas e preocupante registro de baixíssimos índices de umidade relativa do ar.

Embora as previsões de agências climatológicas comecem a apontar para a ocorrência de algumas pancadas de chuva na região, o sertanejo ainda vê com muita preocupação a situação crítica verificada dia após dia.

Mas, cabe aqui parafrasear o Euclides da Cunha, que dizia a mais de um século atrás, que: "o sertanejo é antes de tudo um forte", isso por que mesmo diante de tantas dificuldades ainda é belo observar que perante a escassez de uma gota d'água, um "o oceano" de esperança é apresentado pelo sertanejo.
Esperança em dias melhores, abundantes em chuva e fartos na produção. Esse indivíduo sempre espera (embora envolto em preocupações), o dia em que a chuva refresque o ressequido solo, e faça florescer o verde, e assim fartar suas "criações". Espera pelo germinar de sua semente, já que a felicidade de quem se vive no campo é terra molhada, semente plantada e água com fartura, livre da triste marcação de facínoras desprovidos de humanidade que mesmo enxergando a extrema carência do povo ainda tem coragem de dizer: você não, você foi contra!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário