Aqui a palavra de ordem é a Liberdade de Expressão!!!

Bem vindos ao COTIDIANO, um blog criado para ser mais uma ferramenta alternativa de comunicação, tendo como intuito colaborar para a troca de opiniões em torno de assuntos pertinentes da sociedade, partindo do pressuposto da liberdade de expressão.

VISUALIZAÇÕES

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Caraíbas: Aprovação da bonificação para os professores: Presente da senhora prefeita?


Aconteceu na manhã desta quarta-feira (14/11), mais uma sessão ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de Caraíbas, mesmo que costumeira e lamentavelmente as sessões ocorridas na casa não tenham sido suficientemente atrativas do ponto de vista da discussão de e aprovação de projetos que viabilizem o desenvolvimento do nosso município, a última sessão atraiu um bom número de pessoas, que puderam acompanhar uma “intrigante” reunião.

Posterior a breves pronunciamentos de alguns dos nove vereadores presentes, passou-se à ordem do dia que era a votação dos Projetos de Lei nº 13 e 14, encaminhados pelo executivo municipal que davam conta, de bonificações aos servidores da educação e professores. Para os servidores a referida bonificação, chamada de excepcional e livre de qualquer base de cálculo a ser paga em parcela única será no valor de R$ 500,00 (quinhentos reais). Já o Projeto de Lei nº 14, dá conta do pagamento de uma bonificação da mesma natureza, porém aos professores, diretores e coordenadores pedagógicos, no valor de R$ 2.000,00 (dois mil reais).  

O relator do projeto o vereador Edson Lenares, juntamente com a comissão formada para a apreciação do projeto deu parecer favorável a aprovação, que em plenária com os demais vereadores fora a provado por oito votos favoráveis e nenhum contra.

O que intriga nessa história toda não é nem o fato de se ter aprovado essa bonificação à categoria, que, diga-se de passagem, vive uma eterna desvalorização, mas sim a forma passiva e sem discussão em que uma pauta como essa fora aprovada

Com exceção do vereador Dinácio Alves, nenhum outro parlamentar observou que o referido abono não se tratava de uma “boa ação” da prefeita, mas sim representa a falta de competência da mesma que ao longo de todo o seu mandato pouquíssimo fez no sentido de trazer aos professores e servidores de apoio a tão discutida valorização.

É lamentável ter escutado do vereador Jones Coelho a absurda afirmação de que a prefeita Norma Suely, muito fez pela educação de Caraíbas, com competência e responsabilidade, e que tal bonificação era um verdadeiro presente dado aos professores.

Vereador é vergonhoso vosso posicionamento. Será que o senhor sabe ao menos o que é plano de carreira?  Conhece talvez a lei federal nº 11.738 que estabelece o piso salarial do magistério, que já é uma vergonha e nem isso pagam por aqui?
É por conta de atuações mesquinhas de alguns legisladores em nosso município que vivemos essa lastimável situação no que tange a valorização dos professores. Não seria de responsabilidade dos mesmos debater e cobrarem do poder executivo um posição mais séria para com a educação?

Será que ao invés de se pensar em bonificação não deveria com seriedade pensar num plano gradativo de melhoria nas condições de trabalho e reajuste no salário dos professores?
Não era obrigação do poder público municipal cuidar do processo de qualificação desses professores para enfim acabar com o “finjam que aprendem que finjo que ensino?”, oportunizando-lhes uma formação de fato para estarem na sala de aula?

E o que é pior, para muitos desses profissionais a situação está maravilhosa...

Que venha 2013, e com ele uma nova forma de pensar a educação em nosso município, com mais responsabilidade e menos teatro...


Nenhum comentário:

Postar um comentário