Aqui a palavra de ordem é a Liberdade de Expressão!!!

Bem vindos ao COTIDIANO, um blog criado para ser mais uma ferramenta alternativa de comunicação, tendo como intuito colaborar para a troca de opiniões em torno de assuntos pertinentes da sociedade, partindo do pressuposto da liberdade de expressão.

VISUALIZAÇÕES

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Caraíbas: Parabéns aos nossos jovens universitários!


Está Ficando para trás o tempo em que cursar uma faculdade era apenas um sonho distante para os jovens de Caraíbas. Seguindo o contexto atual em nível de Brasil onde o acesso as universidades estaduais e federais dão-se de maneira ligeiramente mais democrática, mediante políticas públicas voltadas a esse fim, em nosso município alguns jovens tem se despertado para referida oportunidade.

É fato que em comparação a outros países até mesmo da América do Sul o Brasil está bem a abaixo do esperado no que tange a oferta de vagas em universidades públicas bem como no processo de seleção para a entrada desses jovens na vida acadêmica, no entanto programas federais como o PROUNI, e a aderência de universidades a sistemas de cotas sócio-econômicas e raciais, (resguardando todas as suas controvérsias), tem favorecido o acréscimo no número de estudantes ao ensino superior no país.

Em se tratando dos jovens de nosso município, e utilizando apenas a título de comparação, no ano de 2004, quando ingressei na Universidade do Estado da Bahia UNEB, para cursar Geografia, tornei-me o primeiro estudante do município a ser aprovado num vestibular de uma Universidade Pública. E isso em minha opinião representou um atraso para nosso município, haja vista o avançado tempo em que já vivíamos.

Resultado talvez da falta de estímulo ou de apoio por parte dos poder público local, bem como de políticas estáveis voltadas a esse fim em nível de Brasil, acrescido da necessidade de muitos de nossos jovens que, posterior à conclusão do Ensino Médio, de imediato, tinham que ir trabalhar fora para auxiliar na economia familiar.

Atualmente, são dezenas de jovens de nosso município estudando em diversas universidades estaduais e federais, bem como naquelas mais “comprometidas” Universidades à Distância, todos em busca da inquestionável e necessária qualificação e aquisição de conhecimento.

Embora seja necessário e lamentável termos que registrar o convívio desses nossos estudantes com a falta de apoio, tal qual o transporte, sobretudo à cidade de Vitória da Conquista que abriga o maior número deles, ou mesmo uma casa de apoio, o que os livrariam dos altos custos com aluguel e passagens, já que são todos oriundos de famílias sem muito poder aquisitivo.

Somente nos últimos dois meses foram quatro de nossos jovens que se formaram, todos pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB são eles: Kátia Santos Dias (Agronomia), Neuraci Dias (Matemática), Tamires Dias dos Santos (Pedagogia) e Edílson Vieira da Silva (Geografia).

A todos eles nossos parabéns e o desejo de muitas alegrias no desempenho de suas profissões. E que se multipliquem os nossos acadêmicos.

Kátia

Tamires

Neuraci

Edilson


4 comentários:

  1. Fico muito grato pela homenagem Damião tanto a minha pessoa quanto as amigas citadas. Eu conheço todas e sei como são merecedoras. Kátia cresceu junto comigo(isso se considerar q crescemos né)kkk, estudamos juntos no ensino médio.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de ao mesmo tempo agradecer a vc que Lembrou da gente aqui e também aproveitar para pedir a nova gestão que em breve estará assumindo nosso município p que tenha mais atenção com nossos jovens, vontace e capacidade nossa juventude têm o que falta são apoio e política de incentivo. Eu concordo com tudo q postou e achei interessante a matéria, afinal eu sou prova disso e por mais de quatro anos tive q me deslocar diariamente cerca de 60 km p chegar a UESB de Vit. da Conquista. E mesmo assim ainda agradeço muito a Associação dos Estudantes de Ensino Superior de Planalto (ATEP)q me acolheu sem problemas nesse longo período mesmo sendo eu o único forasteiro do carro. A prefeitura de planalto da mesma forma por é parceira da ATEP. Enfim, agradeço a todos q direta ou indiretamente contribuiram com essa conquista. Meu muito obrigado à todos.
    Att.: Edilson Vieira da Silva

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Correção: A ATEP realmente é uma Associação de Tranporte dos Estudantes de Ensino Superior de Planalto como eu coloquei no comentário acima, porém a sigla ATEP tem outro significado quase igual: Associação de Transporte dos Estudantes de Planalto. Só a nível de correção mesmo.

    ResponderExcluir