Aqui a palavra de ordem é a Liberdade de Expressão!!!

Bem vindos ao COTIDIANO, um blog criado para ser mais uma ferramenta alternativa de comunicação, tendo como intuito colaborar para a troca de opiniões em torno de assuntos pertinentes da sociedade, partindo do pressuposto da liberdade de expressão.

VISUALIZAÇÕES

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Dia Nacional da Consciência Negra: Ainda são muitos os que resistem e lutam contra a segregação.

Comemora-se no Brasil no dia 20 de novembro, o dia Nacional da Consciência Negra. Estabelecida pelo projeto de lei nº 10.639 de 10 de janeiro de 2003, a data refere-se à morte de Zumbi, líder da resistência negra contra a escravidão no Quilombo dos Palmares no ano de 1695.

O processo de formação sócio-histórica e territorial do Brasil fora marcado pelo lamentável regime escravagista, mão-de-obra largamente utilizada pelos colonizadores ao longo de todo período colonial, nas plantations costeiras, no cultivo de cana-de-açúcar.

E mesmo após a famigerada “independência” dos domínios da colonização portuguesa em 1822, o Brasil império manteve a mão-de-obra escrava no desenvolvimento das suas primárias atividades econômicas, isso porque a abolição da escravatura, de forma oficial, só veio em 1888, com a dita Lei Áurea, que libertou os escravos e os deixou como o estorvo da incipiente sociedade urbana brasileira. Porém, os negros sempre resistiram e lutaram contra a opressão e as injustiças advindas da escravidão. 

A lamentável combinação da monocultura, latifúndio e mão-de-obra escrava deixou como legado um país de uma sociedade classista, de profundas disparidades sociais e segregada pela cor.

Triste, mas vivemos num país que embora diga existir uma “democracia racial”, pende ainda e lamentavelmente para um racismo velado, onde as melhores oportunidades têm cor. Onde ainda é visto com estranheza um negro ocupando um cargo público de destaque ou mesmo o protagonismo de algum seriado da TV, onde ainda é necessário que se hajam cotas raciais para a entrada nas universidades públicas, onde ainda são os negros a maioria dos que exercem as funções mais desvalorizadas do mercado de trabalho, dentre outras contradições.

Vale dizer também que sempre ocorreu uma valorização dos personagens históricos de cor branca. Como se a história do Brasil tivesse sido construída somente pelos europeus e seus descendentes. Imperadores, navegadores, bandeirantes, líderes militares entre outros foram sempre considerados heróis nacionais, em detrimento de heróis da resistência como tantos outros “zumbis” que nossa história já nos apresentou.

Comemorar o Dia Nacional da Consciência Negra é enaltecer a importância indiscutível do povo africano em nossa história e do processo de “afro-brasileirismo” que nos torna a nação mais plural que já se existiu, rica em cultura, memória, cantos e encantos.

Comemorar o dia Nacional da Consciência Negra é permitir-se tornar um pouco Zumbi dos Palmares, resistir e combater bravamente o processo latente de expropriação de nossa cultura e de valores, combater o preconceito e a discriminação de um ser em virtude da cor da sua pele, fazendo a nossa parte no processo de construção de uma sociedade mais inclusiva e menos demagógica.

Viva o Dia Nacional da Consciência Negra!!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário