Aqui a palavra de ordem é a Liberdade de Expressão!!!

Bem vindos ao COTIDIANO, um blog criado para ser mais uma ferramenta alternativa de comunicação, tendo como intuito colaborar para a troca de opiniões em torno de assuntos pertinentes da sociedade, partindo do pressuposto da liberdade de expressão.

VISUALIZAÇÕES

terça-feira, 6 de novembro de 2012

A chegada da chuva e com ela a alegria do sertanejo.


Depois de um longo tempo ausente do semi-árido baiano a tão aguardada chuva voltou a cair. Ao longo de todo o final de semana e início desta, o sol forte que incidia sobre a região deu lugar a nuvens carregadas e pancadas de chuva em áreas da região Sudoeste da Bahia. No município de Caraíbas especificamente, as chuvas foram mais generalizadas no início dessa semana, com acumulados ainda não suficientes para que se enchessem os açudes e aguadas diversas, mas em quantidade satisfatória para o incipiente armazenamento em cisternas e demais reservatórios de captação de água a partir dos telhados das casas.

Muitos agricultores, não "resistindo" à terra molhada, trataram logo de plantar as primeiras sementes na expectativa de que venha definitivamente chuvoso capaz de colaborar na farta colheita de seus gêneros agrícolas.

Embora sabendo que os acumulados ainda estão longe do ideal, a chuva que caiu na região já é um alento para o sertanejo, haja vista ser possível com a umidade verificada, a “brota" da pastagem para os animais (castigados com a precariedade em sua alimentação) e a importante autonomia hídrica, (mesmo que não totalmente), mas que já o liberta do julgo impiedoso do carro-pipa, que trás consigo a lamentável espera e a angústia da infeliz "marcação".

Rendamos graças pela chuva... Essa água sim vem para todos!



Um comentário:

  1. Canto Para Agradecer

    Ademário

    Nesse sertão produtivo
    tudo é bonito de se ver,
    a chuva que chega faz
    o mato cinza enverdecer.

    A corredeira de galho em galho
    o néctar da claraíba vai sugar,
    as cores e a promessa de fartura
    inspira o pássaro a cantar.

    Pela estrada molhada
    os umbuzeiros em flor.
    Semeia a terra úmida,
    vamos pegar o catador!

    É o que faz o homem forte:
    ele planta, o chão responde.
    O canto de amor pela terra!
    Isso ninguém esconde.

    O sorriso largo do sertanejo
    que agradece a natureza,
    o feijão começa a brotar.
    Viva a vida! Que beleza!

    ResponderExcluir