Aqui a palavra de ordem é a Liberdade de Expressão!!!

Bem vindos ao COTIDIANO, um blog criado para ser mais uma ferramenta alternativa de comunicação, tendo como intuito colaborar para a troca de opiniões em torno de assuntos pertinentes da sociedade, partindo do pressuposto da liberdade de expressão.

VISUALIZAÇÕES

domingo, 20 de outubro de 2013

CARAÍBAS: RETORNO DA CHUVA ANIMA POPULAÇÃO

O retorno da chuva anima os agricultores e a população em geral do município de Caraíbas-BA e região, que teve um domingo chuvoso com condições de muita umidade e precipitações ao longo do dia.

Assim como boa pare da região Nordeste o município de Caraíbas vem sofrendo com a escassez de chuva. A barragem do rio Gavião, principal manancial da região Sudoeste, registra volume muito abaixo de sua capacidade. Referido reservatório tem sido o principal responsável pelo abastecimento em todo o município mediante o programa Operação Carro-Pipa, do exército brasileiro.

Os agricultores e criadores da região aguardam esperançosos que as condições de chuva perdurem e que assim se atenuem gradativamente os problemas advindos da estiagem prolongada.






2 comentários:

  1. ...e assim ela retornou ao bravo sertão resistente após tanta espera, necessidade, ansiedade, "desespero", mas acima de tudo, após muita fé, confiança e esperança que ela um dia haveria de voltar e trazer de volta a vegetação "colorida" o verde da caatinga, do sertão e, consequentemente, a realização do sertanejo que tem na "chegada" da chuva uma das maiores alegrias e orgulho do sertão. Isso porque a caatinga é um caso a parte em se tratando de biomas ou domínios no Brasil uma vez que é a única que o impacto da transformação é tão notória entre o período chuvoso e não chuvoso. A mata branca com tons acinzentadas da caatinga certamente dará lugar a sua outra versão de coloração que é o verde que logo após as primeiras chuvas se espalham por todo o sertão, configurando-se assim, num imenso processo de transformação que modifica totalmente não só a paisagem, mas transforma também a fisionomia e a vida das pessoas que sempre ficam mais alegres com a chegada do período chuvoso nesse imenso, maravilhoso, rico e bonito bioma que é a caatinga que é sempre encantador pelo seu poder de mostrar duas faces totalmente contrastantes: período chuvoso e a seca e estiagem. Só esse contraste pode revelar o poder revitalizador que a sucessão desses períodos pode gerar.
    Viva o sertão nordestino. "Faça chuva ou faça Sol" eu serei sempre o mesmo sertanejo e catingueiro. Perdoe-me se mesmo eu tenha deixado em algum momento transparecer algum estigma sobre a visão de caatinga. E é justamente no intuito de combate aos estigmas, estereótipos do imaginário que ainda sobrevive na mente de muitas pessoas de que a caatinga não presta, gostaria de finalizar dizendo que a seca é um fenômeno natural que precisamos conviver com ela e que muitos dos problemas seculares que ainda resistem na caatinga é resultado mais do processo de dominação de uma elite que eu até diria com certos requintes coronelistas ainda utilizam como desculpas e manobras políticas, para barganhar votos em períodos eleitorais, sobretudo com a velha e conhecida "indústria das secas", indústria essa, construída por eles mesmos. Tudo é apropriado para justificar a pobreza e falta de políticas públicas de qualidade para atender a população. Além do mais, tudo contribui para a valorização dos estereotipada impregnados na cabeça de muita gente, como dito anteriormente, que a caatinga não presta porque é saca, é pobre, tem muita miséria e fome. Certamente há muitos problemas? Sim, existem muitos problemas, mas muitos deles são construídos e colocados na nossa cabeça o que em muitos casos impedem a busca por justiça social e melhorias nas nossas vidas. Por uma visão menos estereotipada da Caatinga e que a chuva continue a cair bastante e possa trazer o brilho nos olhos dos sertanejos e, sobretudo, uma melhor condição de vida.
    Viva a chuva que tanto esperamos nos últimos anos.
    Eu estou de olho: Ass.: Edilson Silva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro Edílson gostei de seu comentário, quer dizer de seu quase artigo científico, rs abraço!!!

      Excluir