Aqui a palavra de ordem é a Liberdade de Expressão!!!

Bem vindos ao COTIDIANO, um blog criado para ser mais uma ferramenta alternativa de comunicação, tendo como intuito colaborar para a troca de opiniões em torno de assuntos pertinentes da sociedade, partindo do pressuposto da liberdade de expressão.

VISUALIZAÇÕES

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

CARAÍBAS: CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES ADERE A CAMPANHA OUTUBRO ROSA

Na sessão de hoje (17/10), a Câmara Municipal de Caraíbas, em um sábio gesto, aderiu ao movimento intitulado Outubro Rosa, um movimento mundial de conscientização, dirigido à sociedade e às mulheres, a cerca da importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Todos os vereadores e os funcionários da Câmara usavam o laço cor de rosa, símbolo da campanha, e em seus discursos os edis lembraram a importância da campanha e da necessidade de que cada vez mais sejam realizadas ações em prol do combate ao câncer de mama, em âmbito nacional, mas também local.

A campanha orienta para que as mulheres desde a juventude se habituem a fazer o autoexame, onde a mesma pode estar observando alguma alteração na mama. É fundamental que além do autoexame, todas as mulheres acima dos 40 anos façam seus exames de rotina, entre eles a mamografia, exame este que deve ser realizado pelo menos uma vez ao ano. A mamografia é o tipo de exame que pode detectar um nódulo, ainda que pequeno, e assim aumentar muito as chances de cura.

A realização gratuita do exame da mamografia pelo sistema Único de Saúde (SUS) é assegurada pela Lei Federal nº 11.664/2008, e, assim sendo toda a sociedade deve cobrar a execução dessa lei que pode salvar muitas vidas que todos os anos são ceifadas pela doença.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), esse é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres em todo o mundo, por ano são em torno de 1,3 milhões de caso, com aproximadamente 458 mil mortes, situação que pode ser atenuada mediante o diagnóstico precoce.

Em Caraíbas será realizada uma caminha no próximo dia 25/10, evento que será realizado pelos Agentes Comunitários de Saúde e que integrará as atividades da campanha no município.







Nenhum comentário:

Postar um comentário