Aqui a palavra de ordem é a Liberdade de Expressão!!!

Bem vindos ao COTIDIANO, um blog criado para ser mais uma ferramenta alternativa de comunicação, tendo como intuito colaborar para a troca de opiniões em torno de assuntos pertinentes da sociedade, partindo do pressuposto da liberdade de expressão.

VISUALIZAÇÕES

quinta-feira, 14 de junho de 2012

CARAÍBAS CELEBRA SANTO ANTÔNIO, SEU SANTO PADROEIRO.

"Santo Antônio: Operário Inspirador da Caridade", foi com esse tema que a igreja Católica de Caraíbas, realizou a Trezena em homenagem ao seu Santo Padroeiro Santo Antônio de Pádua. Foram treze noites de celebrações com distintos temas e celebrantes, associadas a uma participação massiva dos fiéis. 


No dia 13 de junho dia de Santo Antônio, realizou-se a grande festa em honra e louvor ao santo. Com a missa presidida pelo Padre Francisco Amarantes, procissão e muita devoção, a população pode celebrar esse dia tão importante do calendário caraibense.


Além das celebrações religiosas durante toda a trezena os paroquianos se confraternizaram nas festas de largo com bingos, leilões, apresentação de quadrilhas e barracas de comidas e bebidas típicas.


A Paróquia Santo Antônio de Caraíbas tradicionalmente realiza a trezena, cuja organização fica por conta do Conselho Pastoral Paroquial (CPP) e das comunidades que compõe a paróquia. Assim como é imprescindível o apoio prestado por muitas pessoas em doações e execução de tarefas, constituindo-se uma festa literalmente comunitária.


Um Breve Histórico da Vida de Santo Antônio:


Santo Antônio de Pádua é tão conhecido por seu nome de ordenação que chamá-lo pelo nome que recebeu no batismo parece estranho: Fernando de Bulhões e Taveira de Azevedo. Além disso, ele era português: nasceu em 1195, em Lisboa. De família muito rica e da nobreza, ingressou muito jovem na Ordem dos Cônegos Regulares de Santo Agostinho. Fez seus estudos filosóficos e teológicos em Coimbra e foi lá também que se ordenou sacerdote. Nesse tempo, ainda estava vivo Francisco de Assis, e os primeiros frades dirigidos por ele chegavam a Portugal, instalando ali um mosteiro. 

Os franciscanos eram conhecidos por percorrer caminhos e estradas, de povoado em povoado, de cidade em cidade, vestidos com seus hábitos simples e vivendo em total pobreza.



Empolgado com o estilo de vida e de trabalho dos franciscanos, que, diversamente dos outros frades, não viviam como eremitas, mas saiam pelo mundo pregando e evangelizando, resolveu também ir pregar no Marrocos. Entrou para a Ordem, vestiu o hábito dos franciscanos e tomou o nome de Antônio. 


Com apenas vinte e seis anos de idade, foi eleito provincial dos franciscanos do norte da Itália. Antônio aceitou o cargo, mas não ficou nele por muito tempo. Seu desejo era pregar, e rumou pelos caminhos da Itália setentrional, praticando a caridade, catequizando o povo simples, dando assistência espiritual aos enfermos e excluídos e até mesmo organizando socialmente essas comunidades. Pregava contra as novas formas de corrupção nascidas do luxo e da avareza dos ricos e poderosos das cidades, onde se disseminaram filosofias heréticas. Ele viajou por muitas regiões da Itália e, por três anos, andou pelo Sul da França, principal foco dessas heresias. 

Continuou vivendo para a pregação da palavra de Cristo até morrer, em 13 de junho de 1231, nas cercanias de Pádua, na Itália, com apenas trinta e seis anos de idade. Ali, foi sepultado numa magnífica basílica romana. Sua popularidade era tamanha que imediatamente seu sepulcro tornou-se meta de peregrinações que duram até nossos dias. 

(Texto adaptado em:http://www.paulinas.org.br)


A IMAGEM DO SANTO PADROEIRO

EQUIPE LITÚRGICA

Pe. FRANCISCO AMARANTES E OS MINISTROS

SEGUINDO EM PROCISÃO




A TRADICIONAL BENÇÃO DOS PÃEZINHOS DE STO. ANTÔNIO

PARTE EXTERNA DA FESTA


Nenhum comentário:

Postar um comentário