Aqui a palavra de ordem é a Liberdade de Expressão!!!

Bem vindos ao COTIDIANO, um blog criado para ser mais uma ferramenta alternativa de comunicação, tendo como intuito colaborar para a troca de opiniões em torno de assuntos pertinentes da sociedade, partindo do pressuposto da liberdade de expressão.

VISUALIZAÇÕES

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

CARAÍBAS: CUIDADO COM O QUE DIZEM QUANTO A CÂMARA DE VEREADORES, TEM "EXCELÊNCIA" QUE PODE NÃO GOSTAR!

Embora tivesse nos últimos dias me resguardado, sem emitir publicamente meu ponto de vista quanto a alguns fatores tangentes à política local, um fato intrigante me fez utilizar desta minha ferramenta de comunicação para que algumas coisas sejam ditas.

A Câmara de vereadores de nosso município, constituída de nove edis, tem nessa última legislatura uma relativa e teórica paridade entre os vereadores de oposição e situação, muito embora alguns ditos de situação atuem como os mais ferrenhos opositores, ainda que se saiba que todos devem agir criticamente, desde que com coerência e sempre em defesa da população.

Eis que pelo fato de em uma reunião com alguns professores da rede municipal de ensino de Caraíbas, eu, Professor Damião, ter efetuado alguns comentários quanto à atual situação de nossa casa legislativa, onde lamentavelmente a proposição de projetos, a discussão em torno das soluções para as inúmeras dificuldades de nossa gente, entre outros fatores, tem dado espaço a discursos vazios sem propósito, ou mesmo como o objetivo pura e simplesmente de atacar ou defender grupo “A” ou “B” no tabuleiro político de nosso município, acabei sendo alvo de críticas.

Não precisou muito tempo para que, em função desse meu ponto de vista, que é certamente algo que converge para a opinião da grande maioria dos caraibenses, o meu nome fosse citado na última sessão pelo vereador Estrages Chaves (popular Jeso, ex-presidente da casa) em tom de ironia e difamação quanto a minha pessoa e minha capacidade argumentativa.

É lamentável que o referido vereador, que tem uma atuação questionável na câmara, não consiga absorver certas críticas e tomá-las como algo natural, no sentido de que em uma sociedade democrática temos o direito de emitir nosso ponto de vista perante a realidade, sempre na perspectiva de querer o melhor para nossa sociedade.
Não quero nem entrar no mérito da questão do conhecimento básico que alguns ali deveriam ter pelo menos de algumas regras gramaticais, ou da arte da oratória ou mesmo da interpretação de leis.

O vereador em questão, usando a tribuna da casa, ainda distorceu muita coisa que eu disse. Segundo o mesmo, eu havia afirmado que “não iria mais a uma sessão da câmara pelo fato de só haver baixaria por lá”, na verdade não procede, uma vez que apenas afirmei que não valeria muito à pena estar freqüente nas sessões porque a apresentação ou aprovação de projetos, bem como a perspectiva da busca de melhorias para nossa gente estava dando lugar a discursos vazios que em nada ajudava no processo de desenvolvimento de nossa Caraíbas.

É importante que se faça uma ressalva quanto a raríssimas exceções naquela casa, de alguns vereadores que, mesmo com muitos desafios, prezam pelo voto que receberam.

O fato de o nobre edil ter se ressentido diante de minhas declarações é até aceitável, agora de prontidão usar como replica a tribuna para defender o indefensável, ou seja, um pensamento que é consenso entre a maioria da população, é lamentável.

O ideal vereador, é o senhor rever os conceitos da legislatura e se ocupar mais com o que de fato venha a auxiliar no desenvolvimento de um município já tão acometido pela falta de recursos e pela carência nos serviços públicos.

Ano que vem é ano eleitoral, é triste, mas começarão a se preocupar com os que mais precisam no momento que lhes forem convenientes, muito embora seja importante observar que o eleitor está mais atento do que nunca. Que isso se reverta na escolha certa, de pessoas que possam de fato legislar por cada um de nós, na condição de nossos representantes.
Quanto a minha opinião ela não muda!!!

11 comentários:

  1. Independente de qual vereador tenha se prestado à esse ridículo papel, estou totalmente de acordo, professor Damião. Muitos tentam nos fazer reféns de nossa própria opinião, só que pelas costas! Frente à frente é outra história.

    ResponderExcluir
  2. É muita imaturidade política não escutar críticas de cunho tão imparcial.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Faço juízo às palavras do Professor Damião, o cidadão deveria no mínimo aparecer em público para se desculpar.
    Parafraseando Sócrates: É oportuno ouvir, discernir para depois agir e isso é vacante em muitos no referido público citado pelo Professor. Claro ainda existem raras e honrosas exceções.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você foi perfeito em suas colocações meu amigo Dorivan, assim temos que agir destemidamente em busca da democracia e do direito de emitir nossa opinião!

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. O espaço é exclusivo para discutir interesses do cidadão, porém o mesmo é usado para discussões supérfluas e o cidadão ainda não tem o direito de questionar. Fico me perguntando em que espécie de democracia estamos, em que nem os nossos direitos podemos cobrar? Só servimos para dar votos?! Olha que o questionamento foi muito produtivo, pelo que vejo é uma avaliação do que ocorre na câmara que poderia ser revertida da melhor maneira possível, ou seja, poderia ter discutido o que realmente devem ser ditos em uma sessão, neste caso, os interesses do cidadão Caraibense. Mas não, a indagação do Professor Damião só fez reafirmar o mal uso de alguns vereadores que ali se faz presente.

    ResponderExcluir
  7. Exatamente isso meu bem, exercer a democracia vai muito além de apenas dar nosso voto no dia de eleições, mas também exercermos o direito à liberdade de expressão, especialmente a cerca de um dos principais poderes que constituem nosso município que é o legislativo. Haja vista que oque se pretende é uma atuação mais concreta em torno da solução dos problemas vividos em nossa sociedade...

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir