Aqui a palavra de ordem é a Liberdade de Expressão!!!

Bem vindos ao COTIDIANO, um blog criado para ser mais uma ferramenta alternativa de comunicação, tendo como intuito colaborar para a troca de opiniões em torno de assuntos pertinentes da sociedade, partindo do pressuposto da liberdade de expressão.

VISUALIZAÇÕES

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Caraíbas: A belíssima tradição da "Queima do Presépio".


Aconteceu na noite da última terça-feira (08/01), na comunidade Veredinha, interior do município de Caraíbas, a já tradicional “Queima do Presépio”, mais uma belíssima manifestação cultural do povo sertanejo, imbuído de fé e cultura. A dita tradição reúne todos os anos diversas pessoas que com muita alegria celebram esse que é um dos mais peculiares dos costumes locais.

O referido presépio é montado ainda quando a comunidade religiosa celebra a Novena de Natal, mas que após a Celebração dos Santos Reis, como manda a tradição, deve ser queimado. Trata-se de um presépio convencional que reproduz a cena do nascimento do Menino Jesus, mas com o diferencial de ser revestida de palha, e folhas em forma de arco, essa estrutura, como manda a tradição, é queimada, formando nesse momento uma grande roda ao som do “samba de gaita” orquestrado por pessoas simples, cheias de vida e apreço pela cultura popular nordestina.

A comunidade Veredinha, mantém viva a tradição e pela 15º vez realiza a festa, que nesse ano teve como anfitriã a senhora Maria Augusta de 92 anos e toda a sua grande e simpática família.

Dentre as atividades da noite destacam-se a celebração da palavra, o reisado e a animação das contradanças e do samba de gaita, belíssimas manifestações de alegria de um povo que ainda diante de inúmeras dificuldades celebram a fé e a vida com alegria.

Fotos: Adair Ribeiro









Nenhum comentário:

Postar um comentário