Aqui a palavra de ordem é a Liberdade de Expressão!!!

Bem vindos ao COTIDIANO, um blog criado para ser mais uma ferramenta alternativa de comunicação, tendo como intuito colaborar para a troca de opiniões em torno de assuntos pertinentes da sociedade, partindo do pressuposto da liberdade de expressão.

VISUALIZAÇÕES

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Caraíbas: A belíssima manifestação cultural da "Festa de Reis".


No dia 06 de Janeiro, a Igreja Católica celebra o dia dos Santos Reis, em homenagem aos Reis Magos (Baltazar, Belchior e Gaspar), que segundo a Bíblia ao terem conhecimento do nascimento de Jesus, o foi visitar e presenteá-lo com ouro, incenso e mirra.

Dentre as inúmeras manifestações culturais nordestinas, a “Festa de Reis”, talvez seja uma das mais emblemáticas por atravessar gerações e misturar o folclore popular com a manifestação de fé e devoção do sertanejo. O reisado, a contradança, samba de gaita, bem como a denominada “reza” do dia derradeiro da folia, são algumas das atrações de uma tradição que de tão interessante atrai expectadores há muitas décadas.

Geralmente fruto de uma “promessa” feita pelo festeiro do ano, a tradição de “tirar um terno de reis”, manda que o dono da promessa aliado aos seus companheiros de cantoria, saia na virada do ano em peregrinação pelas casas da vizinhança e assim percorra seis noites até o dia da grande festa em homenagem aos reis magos no dia 06 de janeiro, a ser realizada na casa do festeiro do ano. 

Esse ano o Sr. Antônio Marinho, da comunidade Lagoa Seca em Caraíbas, fez valer a tradição e animou as famílias da comunidade e as adjacentes com o seu terno de reis, onde dezenas de pessoas puderam acompanhar ao longo das seis noites e centenas prestigiaram a denominada “reza” de Santos Reis, no último e mais importante dia para os “reizeiros”.

Parabéns a todos que estiveram à frente e colaboraram para realização dessa bonita festa e aqueles que fazem com que essa importante tradição que faz parte do vasto patrimônio cultural nordestino não acabe e perdure ao longo dos anos futuros.







Nenhum comentário:

Postar um comentário