Aqui a palavra de ordem é a Liberdade de Expressão!!!

Bem vindos ao COTIDIANO, um blog criado para ser mais uma ferramenta alternativa de comunicação, tendo como intuito colaborar para a troca de opiniões em torno de assuntos pertinentes da sociedade, partindo do pressuposto da liberdade de expressão.

VISUALIZAÇÕES

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Construção de Cisternas em Caraíbas: A articulação popular em prol de água e cidadania no semiárido.

Viver no semi-árido é ter a  certeza do enfrentamento sazonal das dificuldades advindas da irregularidade no regime das chuvas, assim como se tem visto nos últimos anos de intensificação dos efeitos da seca, haja vista estar passando o semiárido nordestino por uma das piores secas das últimas quatro décadas.

Sendo a estiagem um fenômeno natural da região em que se está inserido a maior parte do nordeste brasileiro, faz-se necessário a criação de mecanismos que venham a auxiliar o indivíduo submetido a essa realidade no processo de enfrentamento dos efeitos negativos da seca, como a falta d'água para abastecimento bem como a  produção agrícola e animal.

A Bahia tem em torno de 54% do seu território inserido no chamado "Polígono da Seca", tendo nesse ano mais da metade de seus municípios decretado estado de emergência por conta da prolongada estiagem.

No bojo das alternativas de enfrentamento da seca, está a construção de cisternas de captação de água da chuva para consumo humano. Trata-se de uma água que uma vez armazenada trará a família a seguridade hídrica, de uma água de qualidade para beber e cozinhar os alimentos. Cada cisterna tem capacidade de armazenar até 16 mil litros d'água, quantidade suficiente para abastecer um família de até 5 pessoas, durante todo o ano.

No município de Caraíbas, já foram construídas centenas de cisternas mediante articulação de entidades da sociedade civil e governos federal e estadual, responsáveis pela destinação dos recursos. No Brasil a Articulação do Semi-árido Brasileiro - ASA, é uma das entidades responsáveis pela captação desses recursos advindos do poder público, em parceria com as entidades locais.

Atualmente no município 300 famílias estão sendo contempladas com a construção das cisternas, nas localidades de Mamoeiro Lourenço, Félix, Jiboia  Olho D'água, Lagoa Seca, Veredinha, Extrema, José Marques e Maxixe. Nessa ocasião a comissão municipal, representadas por entidades locais como Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Igreja Católica, Conselho Municipal de Desenvolvimento e Pastoral da Criança, articulada com a Associação do Semi-Árido da Microrregião de Livramento - ASAMIL (Entidade captadora do recurso) desenvolvem em Caraíbas o "Projeto Cisternas Água e Cidadania no Semiárido."

















Nenhum comentário:

Postar um comentário