Aqui a palavra de ordem é a Liberdade de Expressão!!!

Bem vindos ao COTIDIANO, um blog criado para ser mais uma ferramenta alternativa de comunicação, tendo como intuito colaborar para a troca de opiniões em torno de assuntos pertinentes da sociedade, partindo do pressuposto da liberdade de expressão.

VISUALIZAÇÕES

quarta-feira, 14 de março de 2012

Paralisação Estadual: Cobrança pelo cumprimento da lei nº 11.738. E os professores da rede municipal em Caraíbas, nem um pouco preocupados!

Os professores da educação básica realizam entre os dias 14 e 16 de março uma paralisação nacional em reivindicação pelo cumprimento da lei nº 11.738, que dispõe sobre a obrigatoriedade dos estados e municípios pagarem um piso nacional estipulado pelo MEC de R$ 1.454,00 aos profissionais da educação básica, resguardando os níveis de qualificação do professor (E esse valor ainda não é o adequado). É válido observar que segundo informações dadas pelos sindicatos filiados à   Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação - CNTE, 17 estados descumprem a lei e não pagam o valor estipulado.


Essa  realidade é apenas um dos indícios do elevadíssimo grau de pauperização em que o sistema de ensino público no Brasil é submetido, muito além de apenas construir novas escolas ou mesmo aparelha-las, a melhoria da educação perpassa pela valorização do profissional do magistério, com base em uma remuneração condizente a importância da atividade exercida. Não é possível que um professor no Brasil detenha um salário tão diminuto, uma vez o mesmo exerce uma função importantíssima de formador de opinião e de futuros profissionais.


Mais triste ainda é ver , diante de tamanho descaso, a existência  de profissionais que por medo ou por simples alienação, não se dispõem a participar de movimentos como esse, haja vista a necessidade de mobilização e organização da categoria.


 Lamentavelmente existem aqueles que, mesmo se dizendo professor (a), acomodam-se diante da precariedade, se quer dignam-se a cobrar melhorias no âmbito do aprimoramento da educação pública e possibilitação de formar futuros cidadãos conscientes de seus direitos e deveres. Esse profissional infelizmente se cala diante de qualquer ameaça de seus gestores. Limitando-se ainda a trabalhar mediocremente, sem contudo possibilitar a seus alunos o pleno conhecimento, não só conteudístico, mas sobretudo da realidade em si, do cotidiano e das contradições sociais criadas não raramente por aqueles próprios detentores do poder que os impede de mobilizarem-se.


Detalhe: na cidade de Caraíbas os professores do Colégio Estadual Luís Eduardo - CELEM aderiram a paralisação, mas na rede municipal não. Estaria tudo certo com a educação em Caraíbas? Estariam satisfeitos os professores? Já sabemos a resposta. Não apenas pelo salário irrisório em que lhe proporcionam a prefeitura, e pela a não existência de plano de carreira e outras contradições, mas também pelo processo de coerção em que os mesmos são submetidos, não podendo se quer dar uma aula mais reflexiva, com base no senso crítico e na promoção da cidadania. Digo por experiência própria, minhas "boas aulas de Geografia" (palavras dos próprios alunos) me renderam a demissão.


Fica aí a questão: se está ruim, a tendência é piorar, enquanto os professores não perceberem que vivem numa tremenda mordaça. E a conta quem paga são nossos alunos!




Nenhum comentário:

Postar um comentário