Aqui a palavra de ordem é a Liberdade de Expressão!!!

Bem vindos ao COTIDIANO, um blog criado para ser mais uma ferramenta alternativa de comunicação, tendo como intuito colaborar para a troca de opiniões em torno de assuntos pertinentes da sociedade, partindo do pressuposto da liberdade de expressão.

VISUALIZAÇÕES

sexta-feira, 9 de março de 2012

Um Tributo a Caetité: O encanto sertanejo!

Distante 757 km da capital do estado, a bela cidade de Caetité, que segundo dados do censo demográfico em  2010 contava com 47.515 habitantes, sobressalta-se, encrustada entre os morros e escarpas da Serra Geral, no sertão do estado da Bahia, detendo um extensão 2.442 KM².

Historicamente Caetité, em 1724 passa a pertencer à Vila de Rio de Contas, emancipada de Jacobina. Em 1754 foi o arraial elevado a Freguesia. Seu nome deriva do tupi: CAA (mata) ITA (pedra) ETÉ (grande), referência  à formação rochosa a leste da cidade, conhecida por "pedra redonda". No final do século XVIII e começo do XIX, a população se mobiliza, comprando à Coroa o direito de tornar-se Vila, emancipando-se finalmente de Rio de contas em 5 de abril de 1810, data maior da cidade. foi elevada a cidade em 1867. De seu território originaram-se 47 municípios. 

Caracteristicamente a cidade se destaca pela pujança econômica, estimulada pela exploração mineral, atividades industriais e por um comércio satisfatoriamente aquecido. Além da preservação do patrimônio histórico cultural, que é um dos maiores atrativos da encantante cidade. 

Posso dizer que adotei Caetité como minha "segunda terra natal", uma vez que tive a satisfação de viver durante 4 anos por lá, associando os conhecimentos adquiridos no dia-a-dia de um povo hospitaleiro com o o acadêmico  do curso de Licenciatura Plena em Geografia que efetuei na magnífica Universidade do Estado da Bahia Campus VI. Ao visitar a referida cidade no último dia 06 de março fiz questão de fotografar alguns pontos e homenageá-lá  no que chamo de "TRIBUTO À CAETITÉ".



Casa que abrigou a primeira residência estudantil da UNEB, tive o privilégio de morar lá!
(hoje funciona uma escolinha infantil)

Sede da Prefeitura Municipal


Catedral de Senhora Santana


Casa onde Anísio Teixeira nasceu e passou toda a sua infância
(Hoje abriga a Fundação Casa Anísio Teixeira, com biblioteca pública, museu e cine-teatro)



Antiga casa do Barão de Caetité

Antiga casa do Coronel Cazuzinha (uma das mais antigas da cidade)


Concha acústica na Praça da Catedral

Tradicional Esquina do Padre, ponto de referência para uma das mais importantes festas da cidade a "Lavagem da Esquina do Padre"

Praça da Catedral

Palácio Episcopal (residência do Bispo Diocesano)

Igreja de São Benedito (Construída em 1833 e, na época, muito frequentada por escravos)

Grupo Escolar Monsenhor Bastos 

O belíssimo Parque das Árvores


Campus VI da Universidade do Estado da Bahia - UNEB


Sala 02, um cantinho especial da UNEB, lugar pelo qual passei boa parte de minha vida acadêmica.



Lateral da antiga Santa Casa de Caetité

Abrigo (casa de acolhimento de idosos)





Nenhum comentário:

Postar um comentário