Aqui a palavra de ordem é a Liberdade de Expressão!!!

Bem vindos ao COTIDIANO, um blog criado para ser mais uma ferramenta alternativa de comunicação, tendo como intuito colaborar para a troca de opiniões em torno de assuntos pertinentes da sociedade, partindo do pressuposto da liberdade de expressão.

VISUALIZAÇÕES

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Parbéns aos Caraibenses Aprovados no Vestibular, e zero a inércia da prefeita municipal!!!

A cada ano, nos alegramos com o ingresso de mais Caraíbenses na Universidade Pública, Gratúita e de Qualidade. Dessa vez queremos parabenizar os jovens Douglas Pereira Moitinho e Mayane Saadia Silva Moitinho, aprovados no vestibular para os cursos de Ciências Contábeis e Pedagogia respectivamente, na renomadíssima Universidade do Estado da Bahia - UESB, Campus de Vitória da Conquista.
Tratam-se de jovens dedicados e zelosos para os estudos, cujos valores advindos de suas humildes famílias perpassam pela honestidade e honradez. 

O fato é que, graças ao empenho e competência de muitos de nossos jovens, já é grande o número de estudantes que ingressaram nas universidades públicas estaduais e federais em nosso estado. Tal fato deixou-me particularmente feliz, uma vez que, até pouco tempo atrás ingressar numa Universidade parecia algo impossível, inimaginável... Provamos que não! Lembro-me com muita clareza da manhã do dia 18 de fevereiro de 2004, quanto tive a grata satisfação de, vendo o resultado do vestibular daquele ano, notei que havia sido aprovado para cursar Geografia na Universidade do Estado da Bahia - UNEB na cidade de Caetité. Inicialmente pode parecer simples, afinal ser aprovado num curso de licenciatura, num contexto em que se valorizam unicamente os cursos que costumo chamar de "aburguesados": as engenharias da vida, medicina, direito, pode não significar muita coisa enfim. No entanto ter sido aprovado no vestibular naquela ocasião me deixou muito feliz, sobretudo por ter sido o primeiro estudante de Caraíbas a passar numa Universidade Pública, e num curso que considero socialmente comprometido. Mas o fato é que abrimos caminho para uma série de pessoas, provando que temos sim capacidade e potencial, basta dedicação.

O fato intrigante, é o descaso com que o poder público local trata essa questão. É verdade que se tratando de Ensino Superior, não existe nenhum tipo de obrigatoriedade por parte da prefeitura, no entanto os "donos do poder" nunca tiveram a sensibilidade de apoiar os estudantes ao menos com a estadia nas cidades em que estudam, uma vez na sua grande maioria os estudantes são oriundos de famílias humildes, e os custos com alimentação, estadia, e ainda os relativos ao curso, como Xerox, livros e outros se tornam até inviáveis para arcar. Digo por experiência própria, que se não fosse por muita força de vontade não teria concluído meu curso. 

Vejo que prefeituras de municípios tão pequenos e pobres quanto Caraíbas, mantêm residência para seus estudantes em Vitória da Conquista, é o caso da vizinha Maetinga, que detêm o aluguel de uma casa naquela cidade abrigando todos os seus estudantes universitários. Outros municípios quando não dão auxílio na estadia, arcam com o transporte desses alunos até a universidade. Enfim, de diversas maneiras a prefeitura poderia estar auxiliando, uma vez que se pensassem mais holisticamente, perceberiam que esses jovens serão os futuros profissionais e que poderão suprir a demanda pelos postos de trabalho no próprio município. 
Mas, infelizmente, em Caraíbas a mentalidade é completamente distorcida, uma vez que, por aqui não se prezam pelos valores "domésticos", pela competência, pela chamada "prata da casa", mas sim por profissionais que vem de outras cidades, de outra realidade, e que na maioria das vezes não se importam em sua essência com o desenvolvimento pleno de Caraíbas, alguns, e essa é a lamentável realidade, de Caraíbas só querem o salário.
Não estaria na hora da Câmara de Vereadores do município apresentar um projeto que contemple isso? Não poderia a senhora prefeita refletir sobre tal aspecto? Também pudera, seus "filhinhos" devem ter estudado nas melhores universidades, se é que de fato ESTUDARAM porque pelo comportamento de alguns... 

Vejo, aproveitando o ensejo que poderíamos citar nominalmente alguns desses verdadeiros "guerreiros" caraibenses que estão por aí no "mundo" correndo atrás de um futuro melhor pra si e para suas famílias, mas infelizmente sem o mínimo de apoio possível por parte daqueles que dizem "AMAR CARAÍBAS".
São esses os nosso estudantes universitários: Hélio Marinho(Zootecnia UESB) Adair Ribeiro (Serviço Social UNOPAR); Iara (História UESB); Tamires (Pedagogia UESB); Roberta (Administração UFBA); Maiara (Filosofia UESB) Edílson (Geografia UESB); Juací Jr. (Geografia UESB); Viviane (Educação Física UNEB); Simone (Educação Física UNEB); Paloma (Economia UESB); Edinéia (Letras UESB); Kátia (Agronomia UESB); Weldon (Geografia UFBA); Luciano (História UFB); Geane (Matemática UESB); Neuraci (Matemática UESB); Marcos (História UESB), entre outros que por não sabermos exatamente o curso e a isntituição que estudam não foram citados. Parecem poucos, mas poderiam ser muito mais caso houvesse incentivo. E muitos outros estão por vir, como os dois jovens que parabenizamos no início desse artigo.
Isso indica que, potencial nossa juventude já demonstra ter, basta apenas que o poder público local, enxergue e assim estimule, auxilie e prezem por nossos valores. Educação é coisa séria senhora prefeita!!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário