Aqui a palavra de ordem é a Liberdade de Expressão!!!

Bem vindos ao COTIDIANO, um blog criado para ser mais uma ferramenta alternativa de comunicação, tendo como intuito colaborar para a troca de opiniões em torno de assuntos pertinentes da sociedade, partindo do pressuposto da liberdade de expressão.

VISUALIZAÇÕES

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Espírito Natalino, luzes e os péssimos ídices sócioeconômicos de Caraíbas

Estamos em período natalino, as propagandas de rádio e TV "cospem" os anúncios apelativos do consumo, das liquidações e do tal do Papai Noel, figurinha mais estereotipada e ridícula que os estadunidenses já puderam inventar.
Quanto a isso não há outro jeito, já que infelizmente ano após ano é a mesma história, as mesmas musiquinhas enjoadas, as mesmas propagandas das mesmas lojas e das mais variadas naturezas, o mesmo apelo enfim...
Mas o que intriga é ver que devido ao modismo, alguns lugares reproduzem de tal forma toda essa babaquice, a ponto de nos levar a algumas análises. Pra variar cito o exemplo do lugar do qual sou munícipe: CARAÍBAS.
Ontem, ao passar por uma das ruas da cidade vi um indivíduo (funcionário da prefeitura) se esticando todo em cima de uma escada, no intuito de fixar no topo de um coqueiro uma espécie de cordão composto de mini-luzes coloridas. Isso foi feito por quase todo o centro da cidade, em árvores, postes, na fachada de algumas repartições, inclusive da prefeitura (que, diga-se de passagem, nas duas portas frontais ostentaram duas grandes estrelas que se fossem vermelhas muito me agradaria), enfim, trataram de iluminar a cidade, dando aquele ar de espírito natalino. Mas que raio de espírito é esse? Que tenta ofuscar os problemas de uma das cidades com os piores índices socioeconômicos do Estado, atestado por ninguém menos do que a SEI (Superintendência de Estudos Sócio Econômicos da Bahia).
Segundo a qual, no ranking do IDE (Índice de Desenvolvimento Econômico) o município de Caraíbas é simplesmente o 417º, numa relação de 417 municípios. No Índice de Desenvolvimento Social somos o 378º, e no Índice de Infra-Estrutura nada menos que o 375º, dentre outras tristes demonstrações de subdesenvolvimento mostrado através da frieza e veracidade dos dados numéricos.
O intrigante é uma determinada "trupe" de mandatários insiste em dizer que Caraíbas está no caminho do progresso e do desenvolvimento... Bem, a menos que tenham invertido a direção desses lugares. Caraíbas está sim é no rumo certíssimo da calamidade, do fracasso e de sucumbir-se na inércia de seu próprio povo, inércia inoculada com o veneno dos ditos "donos do poder", alimentados na sangria da farra com o dinheiro público. Acredito que é por isso mesmo gritam aos "berros" por aí que amam Caraíbas, também se não "amassem"...
Incrível é como eles se reinventam na arte de enganar os cidadãos caraibenses, utilizando-se das mais diversas estratégias, seja em tais campanhas natalinas de "solidariedade", ou mesmo na sandice de uma dita "domingueira" de "não sei das quantas", torneio "solidário", etc. Eventos estes divulgados com um "alarido" imenso como se fosse uma das sete maravilhas do mundo, repito farsas criadas para ocultar o estado de extremo subdesenvolvimento de nosso município. De um povo sem um atendimento digno de saúde, de precária assistência social, de escolas questionáveis. Um povo que lamentavelmente parece ter se anestesiado num grau altíssimo de conformismo.
Caraíbas e o seu povo não merecem que lhes tirem sarro de sua inteligência através de manifestações superficiais de "Espírito Natalino".
Natal, de verdade é o natal que prime pela busca da justiça social, da igualdade e da esperança, valores contidos na figura central do verdadeiro Natal, que aos desavisados eu digo, não é Papai Noel, mas sim um menino que nasce pobre e luta durante toda a sua vida pelos pequenos da sociedade marcadamente injusta. Muitos se envolvem numa capa de um pseudo cristianismo, e assim mentem, alienam e perseguem.
Pra que tantas luzes, convenhamos, Caraíbas precisa é de dignidade na política!!!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário