Aqui a palavra de ordem é a Liberdade de Expressão!!!

Bem vindos ao COTIDIANO, um blog criado para ser mais uma ferramenta alternativa de comunicação, tendo como intuito colaborar para a troca de opiniões em torno de assuntos pertinentes da sociedade, partindo do pressuposto da liberdade de expressão.

VISUALIZAÇÕES

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Safra de umbu e a incoerente mídia brasileira!

O Brasil tem assistido nas últimas semanas, uma intensa movimentação no congresso nacional no sentido de trocas initerruptas dos titulares de algumas pastas ministeriais. Tem caído mais ministros do que "umbu" maduro  no tempo de "invernada" em meu sertão... A presidenta Dilma Roussef nos últimos dias tem se ocupado constantemente em remanejar seu ministeriado. No entanto, diante de todo esse burbúrio cabe algumasobservações.

Primeiramente é importante afirmar que, havendo indícios de irregularidades em qualquer que seja a instância governamental, que se investigue; e, por sua vez constatada, que se puna os responsáveis! Mas, isso não impede que surjam algumas indagações... 
Quais os reais fatores responsáveis por tamanha movimentação? Qual o grau de veracidade de tantas acusações, apresentadas geralmente por uma mídia no mínimo questinável no sentido da imparcialidade dos fatos? A quem interessa enfraquecer o governo e suas bases? Em outros governos não eram iguais ou piores os equívocos cometidos por alguns ministeriais? Porque nunca se investigou?

É importante que se diga que o objetivo aqui não é necessariamente a desmedida blindagem ou a defesa inconteste do Governo. O que se pretente é analisar como tem sido o processo de dilapidação provocado por um sistema manipulador midiático, fabricante de informações e especialista em empurrar "guela" abaixo, aquilo que os convém, não é mesmo dona "Veja"?. Os ranços de uma sociedade oligárquica constituída de bastardos comandantes se fazem transparecer em episódios como esse. São os donos do poder econômico, donos da informação e porque não dizer, donos dos ignorantes, desprovidos - não por vontade própria, mas sim por imposição - da capacidade de conjecturar novas possibilidades, novos horizontes para nossa enferma sociedade.

O que fazem os aparelhos midiáticos em torno do mundo, e em especial algumas emissoras de TV, se não furtar do indivíduo o senso crítico que lhe deveria ser inerente? O que se espera de um Capítulo de "Fina Estampa", ou de mais uma temporada do BBB? Isso pra não citar outras tantas porcarias desta e de outras emissoras que prestam um verdadeiro deserviço as famílias brasileiras. Essa mesma rede "bobo" que produz  essa espécie de programação é a que enfatiza aos berros os tais "escândalos" do governo Dilma nos "jornais nacionais" da vida. Qual o compromisso social dessa panela de mesquinhês da grande mídia nacional? Quais as proposições e concretudes dessa burguesia midiática em prol da construção de uma sociedade mais igualitária? Criança Esperança? Tele Toon? Convenhamos, brincam com nossa inteligência!!! 

Para essa "corja", o trájico é sinônimo de audiência, ao invés de se ocuparem em fazer com que a comunicação cumpra seu papel, exploram a desesperadora situação da pobreza e violência incrustada em nosso país a décadas. É assim que funciona no sensacionalismo midiático "global", nos Datenas, ou Facciolis da Tv brasileira: a cobertura com exclusividade da ocupação da "Rocinha", ou coisas do tipo, são intercaladas por intervalos, que vendem a peso de milhões a propaganda de uma multinacional qualquer, responsável e mantenedora também, da pauperização das condiçõe de vida de muitos trabalhadores que por elas são explorados. É o apelo para o consumo desmedido, em detrimento de um ecossistema ameaçado Fazem um tremendo "auê"  com o dito Desenvolvimento Sustentável, mas querendo na verdade dar sustentação em seus pontos no IBOPE, e nos milhões a serem lucrados com a bestialidade cotidiana.

Corrupção, lementável realidade advinda de nossos alguns séculos de existência, e dificilmente banida enquanto tivermos que pagar tributo ao conjunto de interesses de alguns.
É necessário refletir!!!


Damião Silva Gato

Nenhum comentário:

Postar um comentário