Aqui a palavra de ordem é a Liberdade de Expressão!!!

Bem vindos ao COTIDIANO, um blog criado para ser mais uma ferramenta alternativa de comunicação, tendo como intuito colaborar para a troca de opiniões em torno de assuntos pertinentes da sociedade, partindo do pressuposto da liberdade de expressão.

VISUALIZAÇÕES

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

A arte de Liderar, por Adair Ribeiro

A arte de liderar
Em seu livro intitulado Qual a tua obra? Mario Sergio Cortella, Mestrado Doutorado em educação e professor da PUC-SP, fala sobre as cinco qualidades de um bom líder; o líder é aquele que esta por perto sempre aposto a encorajar as pessoas aquele que se faz presente faz companhia, ou seja, um companheiro que deseja ver o crescimento do outro, aquele capaz de dizer vai em frente e sua vez.
Eis as cinco características que fala Cortella; abrir mente; elevar a equipe; recriar o espirito; um poder que se serve em vez desservir não serve; inovar a obra e empreender o futuro.
Gostaria de me ater a algumas dessas características principalmente duas delas, elevar a equipe e um líder e se servir do poder.
Um verdadeiro líder e aquele que faz com que a equipe que esta com ele cresçam juntos, que todos se elevem nas oportunidades apresentadas e não apenas o líder tira proveito, fazendo dos outros escada para subir; e quando consegue chegar ao degrau mais alto joga a escada fora pois não precisará mais dela, e assim vai descartando as pessoas como se fossem objetos sem nenhum valor sentimental, ético e ate por que não dizer cristão.
Uma outra característica, é o líder que se serve do poder que tem, e não usa esse poder para servir os outros, mas sim para se servir dele deixando o resto da equipe a ver navios, alias o próprio cristo fala disso no evangelho quando diz para os apóstolos eu vim para servir e não para ser servido, o maior é aquele que serve, se colocando como um verdadeiro líder para o seu grupo.
Portanto o líder dever pensar no coletivo e não no individual pensar em crescer juntos, pois quando sua equipe cresce crescerá todos de uma vez e aí não haverá fracasso, porque o espirito de equipe superou todos os obstáculos. O líder que não pensa na equipe não é líder é um chefe, que todos obedecem cegamente e ele usa desse poder para se beneficiar em detrimento dos outros que estão em sua volta.
Fico observando as pessoas “endeusarem” determinados chefes ditatoriais, arrogantes e truculentos, diga-se de passagem, e ainda chamam de “grande líder”, será que estas pessoas estão tendo a oportunidade de crescerem juntos ou estão só bajulando por pequenas migalhas que o chefe deixa cair de sua mesa. Na próxima vez que chamamos alguém de líder vamos pensar nessas caraterísticas do serviço do empreender a equipe e do crescer juntos.
Reflexões para o nosso COTIDIANO!
Para o blog do meu amigo Damião.

Um comentário:

  1. Grande Adair Ribeiro, sindicalista, dedicado estudante de Serviço Social, advindo dos movimentos e comunidades de base, um jovem comprometido com as causas sociais. Salve a liberdade de expressão!

    ResponderExcluir