Aqui a palavra de ordem é a Liberdade de Expressão!!!

Bem vindos ao COTIDIANO, um blog criado para ser mais uma ferramenta alternativa de comunicação, tendo como intuito colaborar para a troca de opiniões em torno de assuntos pertinentes da sociedade, partindo do pressuposto da liberdade de expressão.

VISUALIZAÇÕES

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Gincana Cultural: Kiss, e a arrogância da exclusão!!!

Não obstante as incoerências observadas e aqui já postadas em torno da dita "Gincana Cultural" de uma Escola de Ensino Fundamental de Caraíbas, podemos constatar, que ao invólucro de absurdos soma-se o teor de descontextualização de algumas provas pré-estabelecidas, entre as quais aquela em que as equipes deverão apresentar uma dublagem da banda de rock norte-americana Kiss (algo nada pedagógico em se tratando dessa banda); caracterizar um de seus componentes como um telefone celular (qual seria o objetivo?); além da já explicitada arrecardação de alimentos com suas respectivas resalvas. 
Todo esse universo de atrapalhadas decisões, com tempero de despreparo e aculturação, diz fazer parte de uma atividade que se propõe cultural. Indo além, e o fazendo extraordinariamente incabível, é o fato dos estudantes terem que adquirir uma camiseta no valor de R$10,00 (valor esse que para alguns pais pode pesar, a depender da quantidade de filhos que tenham na escola), e independente disso, condicionar a participação de um estudante à aquisição de uma camiseta é já  começar errado, primando pelo sistema excludente. E tudo isso fazendo parte das atividades para o debate das questões étnico-raciais e a cultura africana, em comemoração da Semana Nacionla da Consciência Negra. Que coisa não!!!
Será que alguém lá em Moçambique, Guiné Bisau ou no Sudão curte o Kiss???
Quanta pataquáda!!!


3 comentários:

  1. È, a parte da banda Kiss eu tbm ñ entendi! mas o objetivo de caracterizar um componente de celular é para mostrar a nossa criatividade!
    o objetivo do arrecadamento de alimentos era, distribuir cestas básicas e com isso a equipe ganharia pontos!
    eu sou aluna da escola e ñ participei da gincana com a blusa... Conversei com a coordenação do colégio e tudo se resolveu bem, minha equipe ganhou graças ao meu esforço de alguns colegas!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns para a sua equipe, já que saiu vitoriosa. No entanto continuo sustentando minhas críticas e questiono em quais momentos de fato nessa Gincana se destacou efetivamente a questão da nossa afrodescendência como foi proposto inicialmente? Na prova em que deveriam encontrar uma edição da revista Veja do ano dois mil e que não foi... E em outras tantas provinhas que na verdade deveriam ser mais bem elaboradas e dar uma melhor contribuição para a formação educativa e cultural de vocês estudantes. Sugiro que analise e não se furte em manter o senso crítico diante de algumas coisas que acontecem em nossa cidade, demasiadamente contraditória.
    Forte abraço pra ti!

    ResponderExcluir
  3. vlw pelo o abraço
    na verdade essa gincana foi só uma maneira de ganhar ponto mais fácil... Embora eu até que aprendi algumas coisas sobre a África com esse projeto!

    ResponderExcluir