Aqui a palavra de ordem é a Liberdade de Expressão!!!

Bem vindos ao COTIDIANO, um blog criado para ser mais uma ferramenta alternativa de comunicação, tendo como intuito colaborar para a troca de opiniões em torno de assuntos pertinentes da sociedade, partindo do pressuposto da liberdade de expressão.

VISUALIZAÇÕES

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

A gincana da incoerência Caraibense.

Hoje um fato que para muitos pareça banal e até "bacaninha" me intrigou. Eis que na nublada manhã de quinta-feira (10/11) notei que um pequeno grupo de adolescentes com muito entusiasmo, caminhava de comércio em comércio, de casa em casa a fazerem uma determinada solicitação. Antes que esclareçamos o fato em sua totalidade, é necessário que se diga que enxergamos até com certa naturalidade a euforia dos meninos, haja vista ser comum, sobretudo dos nossos jovenzinhos de hoje, referida efervescência. No entanto o fato curioso esteve por parte do que o grupo de estudantes solicitavam, a alguns pedia-se alimentos não-perecíveis (atitude aparentemente honrrosa), a outros pediam dinheiro mesmo (questionável).  Triste é quando se concluí que assumiram essa postura de "pedintes" os nossos empolgados e até ingênuos alunos, por conta de uma dita "GINCANA CULTURAL" de uma escola de Ensino Fundamental de Caraíbas. Entendam, a crítica aqui não se direciona aos alunos, que, nesse processo, são tão vítimas quanto o resto da população de nosso município, que a quase duas décadas sofre as consequências de uma administração inconsequênte. 

Acontece que referida "Gincana", tida como cultural, faz parte do calendário pedagógico da escola em questão, pensada e elaborada sem muitos crítérios e o que é pior, despreocupada com o fator que deveria ser o cerne da questão: o processo de ensino e aprendisagem. Até que se "esforçam" a dar a essa atividade um lado discursivo e pedagógicamente coerente, geralmente se escolhe uma temática central, cujas tarefas devam-se centrar em torno da mesma, mas o que se vê é uma abordagem desconexa, e desinteressada do tema em questão. São dadas uma ou duas aulinhas em sala sobre o assunto e pronto, o resto é só correria, e "provinhas" mal elaboradas pra colocar os meninos pra se "escabelarem" rua abaixo. É um tal de achem isso, achem aquilo, perguntem isso, perguntem aquilo, e só. Chega até oferecer risco a integridade física dos adolescentes, dada tanta correria e desespero!

Até onde se sabe, nesse ano a Gincana discutirá a diversidade étnica e a cultura africana. Um prato cheio para uma atividade compromissada em levar o conhecimento e o debate, bem como, a possibilidade de começar a desmestificação em torno do temário geral África. Mas em se tratando do que eles fazem, será um "prato cheio" sim, mas de balelas e discussões acríticas sobre uma questão tão séria. 

É importante relatar que alguns pucos alunos até questionam, se recusando a participar de toda essa "pataquáda", mas no geral, os "organizadores do espetáculo" conseguem coagir a maioria por meio da oferta indiscrimida de pontos nas matérias escolares, não precisa muita coisa, basta que participem. E nessa, todos se empolgam, imaginem os "turistas" que na escola comparessem para em último caso estudar, esses adoram toda essa brincadeira de passar de ano. Quanto aos alimentos arrecardados, segundo consta, serão destinados as famílias carentes de nosso município, que, diga-se de passagem são fruto da imcompetência e da marcação da atual administração municipal. Como dito à princípio, é uma atitude aparentemente boa, não fosse pelo fato de que esses donativos irão ser "apoderados" por um certo Centro de Referência de Assistência Social e lá  serem objetos de distribuição eleitoreira às famílias, que tem que se sujeitarem a uma fila interminável de cansaço e humilhação. Ainda que determinado órgão, em suas atribuições, deveria dignar-se a prestar de fato a assistência aos desastistidos de nosso município.

Lamento que nessa rede de falcatruas e enganações conseguem envolver ainda que indiretamente nossos meninos e meninas, quando na verdade a preocupação real deveria ser a concretização de uma educação alicerçada nos princípios éticos, na predominância do empenho em formar cidadãos e cidadãs conscientes. 

Na "Gincana" dos investimentos em saúde e educação e do desenvolvimento sócio-econômico Caraíbas perde feio! Seria necessário dizer de quem é a culpa?
Trájico!!! É necessário refletirmos...

2 comentários:

  1. achei digno isso aí, Caraíbas precisa de alguém q diga uma verdade sem "máscaras"
    continue postando, abraços

    ResponderExcluir
  2. Valeu amigo, fico feliz por ler as minhas postagens, mais feliz ainda é ver que nossos jovens tem senso crítico, somente assim mudaremos essa realidade. Grande abraço

    ResponderExcluir