Aqui a palavra de ordem é a Liberdade de Expressão!!!

Bem vindos ao COTIDIANO, um blog criado para ser mais uma ferramenta alternativa de comunicação, tendo como intuito colaborar para a troca de opiniões em torno de assuntos pertinentes da sociedade, partindo do pressuposto da liberdade de expressão.

VISUALIZAÇÕES

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

CARAÍBAS: REUNIÃO DE CAPACITAÇÃO DO PROJETO DE PRODUÇÃO DO UMBU GIGANTE.

Aconteceu ontem (26/08), na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caraíbas, a reunião de lançamento do Projeto de Estímulo ao Desenvolvimento Rural por meio da Capacitação e Assistência Técnica a Agricultores Familiares, através da implantação de Umbuzeiros Gigantes. O projeto piloto contempla inicialmente, a Comunidade de Santa Maria, onde 10 famílias foram cadastradas e receberam em média de 40 a 80 mudas do umbu gigante.

O projeto é desenvolvido pela Universidade do Estado da Bahia - UESB e pela Universidade Federal da Bahia - UFBA,  em parceria aqui no município com a Secretaria de Agricultura.
Estiveram presentes na reunião os professores da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, o professor Dr. Valdomiro Conceição do curso de Agronomia, assim como o professor Eduardo Ganey, doutorando em Agronomia, sendo eles os responsáveis pela condução do curso.Também compareceram o secretário de Agricultura do município Adenilson Costa, o secretário de Meio Ambiente Vicente Viana, o vereador Flávio Meia (PT), a engenheira agrônoma do município Kátia Dias, bem como o representantes da EBDA e da SEDASB, além dos beneficiários do projeto.

A importante iniciativa do projeto visa capacitar os produtores rurais para o cultivo do umbu,  suas alternativas de mercado, e tecnologias de produção, visando principalmente a geração de renda para os agricultores familiares

Fruta típica do semi-árido brasileiro, o umbu, tem caracteristicamente sua qualidade de resistir as baixas médias pluviometrias e as altas temperaturas, fatores climáticos típicos da região, suas raízes tem a capacidade de armazenamento de água e mesmo nos meses de estiagem a planta do umbuzeiro tem capacidade de florar e iniciar seu processo de frutificação.

A palavra que lhe deu esse nome é "ymbú", de origem tupi-guarany que significa "árvore que dá de beber". A planta do umbuzeiro é um símbolo da região semi-árida e que simboliza a resistência e a bravura do povo sertanejo.


O projeto contempla a princípio apenas uma comunidade experimentalmente, porém o objetivo é ampliar para outras comunidades de nosso município favorecendo com a cadeia produtiva do umbu um número ainda maior de agricultores familiares.



















Nenhum comentário:

Postar um comentário