Aqui a palavra de ordem é a Liberdade de Expressão!!!

Bem vindos ao COTIDIANO, um blog criado para ser mais uma ferramenta alternativa de comunicação, tendo como intuito colaborar para a troca de opiniões em torno de assuntos pertinentes da sociedade, partindo do pressuposto da liberdade de expressão.

VISUALIZAÇÕES

terça-feira, 1 de novembro de 2016

CARAÍBAS: 72 FAMÍLIAS SÃO CONTEMPLADAS COM CISTERNAS CALÇADÃO E BARREIROS TRINCHEIRA.

Visando a segurança alimentar e nutricional das famílias agricultoras do Semiárido, a sustentabilidade ambiental, social, cultural e econômica, o P1+2 (uma terra e duas águas) desenvolvido pela Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA), em parceria com governo do Estado da Bahia e com convênio celebrado com o governo da presidenta Dilma Roussef, tem como princípios norteadores a valorização da agricultura familiar, associada ao fortalecimento dos laços de organização, educação popular, adoção da agroecologia e a consequente melhoria na qualidade de vida daqueles que estão inseridos nessa realidade.

Em Caraíbas 72 famílias estão sendo contempladas com a implantação de tecnologias do P1+2, sendo 42 cisternas calçadão e 30 barreiros trincheira. Entre os critérios para a escolha da família a ser contemplada está o fato da mesma já tiver tido acesso à cisterna de consumo (chamada no projeto de primeira água), para assim se completar a seguridade hídrica, com a água de consumo e de produção.



As comissões municipais e comunitárias participam efetivamente do cadastramento e seleção das famílias a partir dos critérios estabelecidos. Estas comissões ajudam a identificar as famílias e comunidades; suas necessidades hídricas e as características do terreno onde as tecnologias serão construídas. 

Em Caraíbas a comissão municipal é composta por representantes da Igreja Católica, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Associações, Conselho Municipal de Desenvolvimento e pelo poder público municipal.

Famílias de várias comunidades rurais do município, já receberam as capacitações e participaram de intercâmbios, para a aquisição de conhecimentos no sentido do bom uso de suas tecnologias. Os 30 barreiros trincheira já foram abertos e nessas últimas semanas trabalhando sistema de mutirão estão construídas às cisternas calçadão.

A entidade executora do projeto no município é a ASFAB (Associação dos Agricultores Familiares da Bahia), que tem dado o suporte técnico e feito à logística de distribuição dos materiais necessários, além de acompanhar os trabalhos juntamente com a comissão municipal.















Nenhum comentário:

Postar um comentário