Aqui a palavra de ordem é a Liberdade de Expressão!!!

Bem vindos ao COTIDIANO, um blog criado para ser mais uma ferramenta alternativa de comunicação, tendo como intuito colaborar para a troca de opiniões em torno de assuntos pertinentes da sociedade, partindo do pressuposto da liberdade de expressão.

VISUALIZAÇÕES

terça-feira, 30 de julho de 2013

Dados do IDHM de Caraíbas de acordo o Atlas de Desenvolvimento Humano do Brasil.

Foram divulgados no último dia 29/07 (segunda-feira), os dados do “Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013”, realizado pela Organização das Nações Unidas em parceria com o Instituto de Pesquisas Aplicadas (IPEA). A pesquisa tem como base dados relativos às últimas duas décadas e seus dados ajudam a mensurar o Índice de Desenvolvimento Humano municipal (IDHM).

São analisados  três indicadores para se calcular o IDHM - Renda, Educação e Longevidade, com base nos dados de cada um desses elementos, estabelece-se o índice que varia de 0 a 1, e quanto mais próximo de 0 pior é a situação do município.

Caraíbas especificamente registrou, com base nos dados obtidos da última década (2000-2010), um IDHM de (0,555), o que é considerado baixo. Ocupando a 353ª posição entre os 417 municípios baianos, ou seja, apenas 65 municípios estão em situação pior do que a do município do sudoeste baiano.

Determinados dados auxiliam na avaliação do precário desenvolvimento a que Caraíbas se submeteu nos últimos anos, chegando em 2010 com ainda baixíssimos índices na educação, saúde, geração de emprego e distribuição de renda, fatores que juntos empurram pra baixo o desenvolvimento local.

Assim sendo, um enorme desafio que se descortina, uma vez que o município detém uma reduzida arrecadação e convive, assim como toda a região, com a dramática situação de estiagem, o que inibe sua principal atividade econômica: a agricultura e a pecuária.


Que políticas públicas se desenvolvam em conjunto com as demais esferas de poder e que os próximos dados não sejam tão desagradáveis quanto a esses obtidos com base nos anos anteriores, esse é certamente o desejo de todos os caraibenses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário