Aqui a palavra de ordem é a Liberdade de Expressão!!!

Bem vindos ao COTIDIANO, um blog criado para ser mais uma ferramenta alternativa de comunicação, tendo como intuito colaborar para a troca de opiniões em torno de assuntos pertinentes da sociedade, partindo do pressuposto da liberdade de expressão.

VISUALIZAÇÕES

sábado, 16 de abril de 2016

JÁ É CONSIDERADO PREOCUPANTE O NÚMERO DE CASOS DE DENGUE EM CARAÍBAS

Como acontece já há algumas décadas todos os anos no Brasil são registrados números alarmantes de caso de dengue em todas as regiões, estados e em boa parte das cidades brasileiras.

O ano de 2016 no Brasil começou registrando um preocupante crescimento de cerca de 48% nos caos de dengue, referido crescimento é puxado por casos em estados da região Sudeste do país sobretudo São Paulo  e Minas Gerais, segundo os dados levantados.

Mas também estados da região nordeste engrossam essa estatística, segundo a SESAB, no primeiro trimestre desse ano no estado da Bahia foram registrados mais de 7700 casos de dengue.

No caso de nosso município especificamente o crescente número de casos notificados e também de suspeitas de contaminação tem deixado os moradores preocupados, o COTIDIANO não teve acesso a um levantamento concreto, da mesma forma que não recorreu a Secretaria de Saúde do município para melhores informações, mas no dia a dia o que têm se visto é o crescente número de pessoas indo às unidades de saúde e sendo diagnosticadas com dengue, na cidade e em alguns povoados, como no povoado da Jiboia, com casos confirmados.

A Secretaria de Saúde de Caraíbas tem intensificado as ações de combate e prevenção à Dengue, por meio dos agentes de endemias, agentes de saúde e equipes dos PSF’s, e, sobretudo de conscientização à população que é de onde deve começar o processo de prevenção.

Diante dessa preocupante situação fica o apelo para aquilo que é do conhecimento de todas as pessoas, se empenharem na luta contra o mosquito transmissor, que é a forma mais eficaz de combate, não permitindo que sua casa, quintal, ou arredores seja um foco de proliferação do mosquito.

Outro fator importante é reconhecer os sintomas da doença e assim não confundi-la com alguma virose mais comum. Dessa forma se o paciente apresentar: febre alta com início súbito, cansaço, perda de apetite, náuseas e vômitos, manchas vermelhas pelo corpo, dor nos ossos e articulações, dor atrás dos olhos que piora com o movimento deles, deve procurar de imediato o serviço de saúde para que possa ser feito o diagnóstico e assim dar início ao tratamento.


Não obstante o vírus da dengue, o mosquito transmissor, o conhecido Aedes aegypti, também transmite outras perigosas doenças como a febre chikungunya e o zika vírus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário