Aqui a palavra de ordem é a Liberdade de Expressão!!!

Bem vindos ao COTIDIANO, um blog criado para ser mais uma ferramenta alternativa de comunicação, tendo como intuito colaborar para a troca de opiniões em torno de assuntos pertinentes da sociedade, partindo do pressuposto da liberdade de expressão.

VISUALIZAÇÕES

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Assembléia Paroquial, lançamento da Campanha da Fraternidade 2012 e a problemática da saúde particularmente em Caraíbas

No último dia 26 de fevereiro aconteceu no recinto do colégio municipal do povoado de Jibóia, a assembléia paroquial da Paróquia Santo Antônio no município de Caraíbas. Reuniram-se na referida assembléia mais de 80 participantes representando 24 comunidades das 35 que compõem a paróquia. 


No encontro fora debatido o Tema da Campanha da Fraternidade de 2012: Fraternidade e Saúde Pública, com o lema: "Que a saúde se difunda sobre a Terra" (Eclo 38,8). A Campanha da Fraternidade é desenvolvida todos os anos desde 1964 pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), tendo como objetivo propor temas que sirvam como itinerário para reflexões durante o per[iodo litúrgico da Quaresma. Com temas que abrangem a realidade da sociedade brasileira, a CF suscita o debate em torno dos problemas sociais à luz da Boa Nova do evangelho, no sentido de apontar os problemas existentes e mobilizar a sociedade na construção de alternativas que resolvam determinadas questões, com base na proposta de que todos tenham vida plena, numa sociedade mais justa e fraterna.


Com o tema Fraternidade e Saúde Pública, a CNBB propõe que se discuta aprofundadamente em todo o país as questões inerentes aos aspectos relativos à prestação dos serviços de saúde à população brasileira, uma vez que, constitucionalmente a saúde no Brasil é um direito de todos e dever do Estado. Os principais desafios do sistema único de Saúde (SUS), a descentralização, a humanização no atendimento e a utilização indistintamente das novas técnicas da medicina moderna, foram um dos temas discutidos pala assembléia paroquial. Além,é claro de se ter debatido amplamente a cerca dos grandes problemas enfrentados pela população de Caraíbas, que por sua vez detém um precário serviço de saúde pública, o que deixa a população refém da própria sorte.


A reflexão do evangelho de Lucas 10, 30-37 (parábola do bom samaritano), norteou a discussão referente a postura da igreja católica do acolhimento àqueles que necessitam de ajuda, acometidos pelas mais diversas enfermidades. A parábola ajuda a pensão na questão da solidariedade diante da vulnerabilidade do ser humano, e compõe uma esfera importante de reflexão da CF 2012.


Propõem-se discutir a a referida temática ao longo não apenas da quaresma mas de todo o ano de 2012, por intermédio das reuniões comunitárias, grupos de reflexões e demais encontros a serem realizados pela Diocese de Caetité ao qual pertence a paróquia Santo antônio de Caraíbas. 


Estiveram também presentes na Assembléia paroquial o Padre Francisco Amarantes da Congregação dos Rogacionistas, da Paróquia de presidente Jânio Quadros, e do Músico Hélio Marinho que esteve animando o encontro com sua energia e seu talento musical.





Nenhum comentário:

Postar um comentário