Aqui a palavra de ordem é a Liberdade de Expressão!!!

Bem vindos ao COTIDIANO, um blog criado para ser mais uma ferramenta alternativa de comunicação, tendo como intuito colaborar para a troca de opiniões em torno de assuntos pertinentes da sociedade, partindo do pressuposto da liberdade de expressão.

VISUALIZAÇÕES

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

LIDERANÇAS DA PARÓQUIA SANTO ANTÔNIO EM CARAÍBAS, SE REÚNEM PARA O ESTUDO DO TEMA DA CF 2014

Lideranças das comunidades na Paróquia Santo Antônio de Caraíbas, se reuniram na tarde dessa sexta-feira (28/02), para o estudo do tema da Campanha da Fraternidade desse ano, CF 2014.
Realizada pela Conferência Nacional doa Bispos do Brasil (CNBB), a CF trás todos os anos a partir do início da Quaresma para os católicos, um tema de cunho social, para ser debatido na sociedade brasileira à luz da palavra de Deus.
Esse ano a Campanha da Fraternidade, trás à tona um tema de bastante relevância, que lamentavelmente acomete milhões de pessoas mundo afora, o tema da CF é: FRATERNIDADE E TRÁFICO HUMANO, e o lema: “É PARA A LIBERDADE QUE CRISTO NOS LIBERTOU” (Gl 5,1).
Coordenada pelo Pe. Francisco Amarantes e por membros do Conselho Pastoral Paroquial (CPP), a reunião proporcionou aos participantes conhecer e debater sobre o tema, os objetivos, e fazer um breve diagnóstico da questão no âmbito local e global, traçando algumas estratégias de como ampliar o debate em nossas comunidades.
*UM BREVE RESUMO:
O Tráfico Humano viola a grandeza de filhos, é cerceamento da liberdade e o desprezo da dignidade dos filhos e filhas de Deus. Resgatar essa dignidade, identificar as práticas de tráfico humano e denunciá-lo são objetivos dessa Campanha da Fraternidade. Mobilizando cristãos e a sociedade brasileira para erradicar o mal do Tráfico Humano, a Campanha propõe-se a reivindicar dos poderes públicos, políticas e meios para a reinserção das pessoas atingidas e sensibilizar para a solidariedade com ações preventivas.
As principais modalidades do Tráfico Humano são: Trafico para exploração no trabalho, para exploração sexual, para extração de órgãos, para adoção de crianças, para exploração da força de trabalho, para atividade ilícita. O Tráfico Humano caracteriza-se pela ampla estrutura do crime organizado, em rotas nacionais e internacionais e internacionais, pela invisibilidade ajudada pela falta de denúncia e pelo aliciamento e a coação.
A globalização com a competição econômica tem provocado migrações de pessoas em busca de melhores condições de trabalho e de vida. Essas pessoas tornam-se vulneráveis perante a ação de tráfico humano. Temos que distinguir na migração atual, tráfico de pessoas do contrabando de migrantes, pois nesse último, existe o consentimento do trabalhador sujeitando-se a uma condição de ilegalidade. Visando o lucro acima de tudo, a globalização econômica gera uma massa de excluídos sujeitados à terceirização á informalidade e as formas precárias de trabalho. Dessa condição aproveita-se o tráfico humano para aliciar pessoas, com propostas de trabalho enganosas.
*Trecho da Síntese do texto base (CF 2014)






Nenhum comentário:

Postar um comentário