Aqui a palavra de ordem é a Liberdade de Expressão!!!

Bem vindos ao COTIDIANO, um blog criado para ser mais uma ferramenta alternativa de comunicação, tendo como intuito colaborar para a troca de opiniões em torno de assuntos pertinentes da sociedade, partindo do pressuposto da liberdade de expressão.

VISUALIZAÇÕES

domingo, 19 de janeiro de 2014

SECRETARIA DE SAÚDE DE CARAÍBAS REALIZARÁ CAMPANHA EDUCATIVA QUANTO AO DIA NACIONAL DE COMBATE À HANSENÍASE

Marcando o dia Mundial de Luta Contra a Hanseníase, o Ministério da Saúde lançou no dia 14 de janeiro a campanha educativa direcionada à população e aos profissionais da saúde intitulada: “Hanseníase tem Cura”, objetivando orientar ao público alvo quanto à identificação dos sintomas da doença, visando o diagnóstico precoce da mesma.

E em Caraíbas, a Secretaria Municipal de Saúde, mediante um trabalho de muita dedicação e atenção à população do município, e por meio da Coordenação de Vigilância Epidemiológica, acompanha as ações nacionais e realiza no próximo dia 24 de janeiro (sexta-feira) campanha educativa nas Unidades de Saúde do município, atividade que envolverá toda a equipe de saúde, orientando a população quanto aos sintomas da Hanseníase e ao diagnóstico precoce da doença.

Participe, se informe!

Leia abaixo o informativo da Secretaria:

A Secretaria Municipal de Saúde juntamente com a Vigilância Epidemiológica realiza no dia 24 de janeiro nas Unidades de Saúde da O Dia Nacional de Combate a Hanseníase, que é também comemorado em todo o Brasil.
Se você apresenta manchas brancas ou avermelhadas dormentes, dor nos nervos dos braços, das mãos, das pernas ou dos pés, partes do corpo com formigamento ou dormência, caroços no corpo ou ausência de dor em casos de queimaduras ou cortes PROCURE A UNIDADE DE SAÚDE MAIS PRÓXIMA DA SUA CASA, pois esses são os sintomas da Hanseníase.
 A Hanseníase é uma doença infecto contagiosa que representa um importante problema de saúde pública no Brasil. Mas tem cura, o tratamento é gratuito e é feito no Serviço de Saúde. Todas as Unidades Básicas de Saúde de Caraíbas estarão à disposição para tirar as suas dúvidas, orientar e tratar se necessário. Quanto mais cedo diagnosticada e tratada é possível evitar sequelas e deformidades.

O que é Hanseníase?

É uma doença causada pelo micróbio conhecido como Bacilo de Hansen, que ataca a pele e os nervos e quando o tratamento é tardio provoca deformidades físicas.
O tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas pode variar em média de 2 a 5 anos.

Como posso reconhecer a Hanseníase?
1.    Manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo. Nas manchas da Hanseníase, a pessoa pode ser tocada no local da mancha e não sentir queimar e se machucar e não sentir dor.
2.    Os nervos debaixo da pele, principalmente ao longo dos braços, mãos, pernas e pés, quando atacados pelo bacilo, engrossam, ficam fracos, com sensação de formigamento, choque, fisgadas ou agulhadas.

Como se transmite a Hanseníase?
As pessoas com a forma contagiosa da doença, sem tratamento, são as transmissoras da Hanseníase, por meio das vias respiratórias como tosse, fala ou espirro. As gotas, carregadas de bacilos, podem ser captadas pelas vias respiratórias das pessoas que convivem com quem está com Hanseníase.
A Hanseníase não é hereditária e nem se transmite por herança, ou por meio de abraços, aperto de mão e carinho. Em casa ou no trabalho, não é preciso separar roupas,  pratos, talheres e copos.
As pessoas que moram com alguém que recebeu o diagnóstico de Hanseníase devem ser examinadas no Serviço de Saúde e orientadas para reconhecer os sinais e sintomas da doença.

Como tratar a Hanseníase?
O tratamento da Hanseníase é gratuito e é feito no Serviço de Saúde. Pode durar de 6 ou 12 meses, quando seguido corretamente. Os comprimidos devem ser tomados todos os dias em casa e uma vez por mês no Serviço de Saúde. A partir da primeira dose dos remédios, a pessoa já não transmite mais a doença.
Também faz parte do tratamento da Hanseníase os exercícios e equipamentos para prevenir a incapacidade e deformidades físicas. A equipe de saúde fornece as orientações.

É preciso dar continuidade ao tratamento, sem interrupção!

Hanseníase tem cura! Procure saber se você tem a doença. Procure tratamento.



Nenhum comentário:

Postar um comentário