Nesta quinta-feira
(13/02), celebra-se o Dia Mundial do Rádio. A data foi estabelecida pela UNESCO
desde 2012.
O
veículo de comunicação fora viabilizado como conhecemos em 1916, ocasião em que
foi feita a primeira transmissão comercial via rádio. Mas ainda em 1893, o
padre gaúcho Roberto Landell de Moura já apresentava publicamente equipamentos
que possibilitara a transmissão por ondas. A invenção do rádio mudaria o mundo e
o Brasil, dada a possibilidade da conexão por meio de um veículo que
estabeleceria uma rede de alcance local regional, nacional e mundial.
Ao
longo dos seus 98 anos comerciais o rádio registrou momentos importantíssimos e
grandes acontecimentos históricos durante o século XX e esse início do século
XXI.
Estima-se
que no mundo haja aproximadamente 4 bilhões de aparelhos receptores de rádio
(excetuando os de automóveis e os celulares e dispositivos similares). E que a
audiência mundial chegue a aproximados 4,2 bilhões de pessoas, ou seja, 58% da
população mundial.
A
digitalização do rádio e a expansão da base de celulares (e outros dispositivos
que aceitam aplicativos e acessam rádios na web) favoreceram para que o rádio
se adaptasse às inovações tecnológicas e assim não perdesse valor como veículo
propagador de informação e entretenimento.
No Brasil,
são mais de 9.500 emissoras de rádios entre AM, FM e comunitárias, havendo uma
média de mais de uma estação por município.
Em
termos de veículo o rádio perde apenas para a TV: tem uma penetração de 87,9%,
ante aos 96% da TV aberta, números que não abrangem dispositivos que tem rádio
integrado, como celulares e iPods.
Parabéns
a todos os profissionais desse importantíssimo veículo de comunicação de massa.
Viva o
Rádio!
Por:
Sérgio Damasceno (adaptado)
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