Aqui a palavra de ordem é a Liberdade de Expressão!!!

Bem vindos ao COTIDIANO, um blog criado para ser mais uma ferramenta alternativa de comunicação, tendo como intuito colaborar para a troca de opiniões em torno de assuntos pertinentes da sociedade, partindo do pressuposto da liberdade de expressão.

VISUALIZAÇÕES

sexta-feira, 24 de agosto de 2018

REPORTAGEM DA TV BAHIA SOBRE A ESTIAGEM NA REGIÃO DE ANAGÉ E CARAÍBAS É DESTAQUE EM TODO O ESTADO


A região Sudoeste do estado da Bahia enfrenta já há alguns anos uma estiagem prolongada, de modo que as chuvas que têm caído na maioria dos municípios da região foram insuficientes para que os reservatórios captassem água de forma significativa para o abastecimento humano, de animais e assim como para a prática da agricultura familiar, uma das principais atividades econômicas em quase todo o estado.

Nesta semana a TV Bahia exibiu uma reportagem especial que mostra a situação e as consequências da seca no município de Anagé, distante 30 quilômetros de Caraíbas. Na reportagem além dos prejuízos sentidos na produção agrícola, é chamado atenção para a paralisação do programa carro pipa que outrora era desenvolvido pelo exército brasileiro e que fora suspenso pelo governo de Michel Temer. Há vários meses os municípios de Caraíbas e Anagé bem como de todos os municípios inseridos no polígono da seca não dispõem mais desse, que para muitas famílias era uma das únicas formas de abastecimento.
Vale observar que por iniciativa de ONG’s como a Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA), e com recursos dos governos do estado e federal ainda nas gestões de Lula e Dilma, milhares de cisternas de captação de água de chuva foram construídas para as famílias dos referidos municípios o que têm atenuado a situação no obstante à água potável para o consumo, mas que não atende completamente a demanda quando o problema for as demais necessidades diárias.

A reportagem igualmente destacou a situação crítica da barragem do Rio Gavião que corta os dois municípios Anagé e Caraíbas e os abastece, segundo a reportagem o reservatório que é um dos maiores do interior do estado encontrava-se no mês passado com apenas 48% de sua capacidade, fato muito preocupante, uma vez que segundo os serviços de meteorologia, chuvas abundantes não são aguardadas pelas próximas semanas.

Fica, portanto a recomendação pelo uso racional da água (especialmente aos que a têm servida em casa nos perímetros urbanos de Caraíbas e Anagé), bem como o apelo às autoridades locais para que se mobilizem no sentido de tentar resolver a questão do abastecimento das famílias que residem nas comunidades  rurais dos municípios.



Nenhum comentário:

Postar um comentário