Aqui a palavra de ordem é a Liberdade de Expressão!!!

Bem vindos ao COTIDIANO, um blog criado para ser mais uma ferramenta alternativa de comunicação, tendo como intuito colaborar para a troca de opiniões em torno de assuntos pertinentes da sociedade, partindo do pressuposto da liberdade de expressão.

VISUALIZAÇÕES

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

SEGUNDO DADOS RECÉM DIVULGADOS O ESTADO DA BAHIA TEM POPULAÇÃO ESTIMADA DE MAIS DE 15 MILHÕES DE HABITANTES

A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia detalhou os dados populacionais para o estado divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A Bahia já conta com uma população estimada em 15,1 milhões de habitantes, ocupando o 4º no ranking dos estados brasileiros. Já a população estimada para o Brasil, em 2015, é de 204,5 milhões de habitantes distribuído pelos 5.570 municípios que compõem as Unidades da Federação. As estimativas populacionais são fundamentais para o cálculo de indicadores econômicos e sociodemográficos nos períodos intercensitários e são, também, um dos parâmetros utilizados pelo Tribunal de Contas da União na distribuição do Fundo de Participação de Estados e Municípios. Entre 2014 e 2015 a Bahia apresentou uma taxa de crescimento populacional de 0,51%. Salvador é o município mais populoso do estado da Bahia, com 2,921 milhões de habitantes, concentrando 19,2% da população total do estado, seguida pelos municípios de Feira de Santana (617,5 mil), Vitória da Conquista (343,2 mil), Camaçari (286,9 mil), Itabuna (219,7 mil) e Juazeiro (218,3 mil). O estado de São Paulo é o mais populoso do País, com 44,1 milhões de habitantes, seguido por Minas Gerais (20,7 milhões) e Rio de Janeiro (16,5 milhões). As estimativas das populações residentes nos municípios brasileiros foram apresentadas com data de referência de em 1º de julho de 2015.


quinta-feira, 27 de agosto de 2015

VEM AÍ A II EDIÇÃO DA CAVALGADA DA LUA CHEIA NA LAGOA SECA

Uma das regiões mais movimentadas culturalmente de Caraíbas, o povoado de Lagoa Seca, estará em festa novamente nesse sábado (29/08), trata-se da realização da II Edição da Cavalgada da Lua Cheia, que acontecerá a partir das 18 horas com saída do Bar do Lúcio (onde se realiza o Arraiá da Alegria).
Ao final do trajeto os Cavaleiros e Amazonas, bem como todos os participantes poderão dançar muito arrasta pé ao som de Forrozão Tradição do Nordeste.

Essa festa bacana que já virou tradição é promovida por Paulo César da PS Perfil, com o apoio do comércio local e do Arraiá Produções.

Arreie seu cavalo e venha participar. Cavalgar contemplando a maravilha do luar de nosso sertão!


segunda-feira, 17 de agosto de 2015

CARAÍBAS: SECRETÁRIO DE AGRICULTURA PRESTIGIA A INAUGURAÇÃO DO SERVIÇO DE APOIO A AGRICULTURA FAMILIAR EM VITÓRIA DA CONQUISTA.

Com a participação maciça de diversos municípios do Sudoeste Baiano, o Governo do Estado inaugurou mais uma unidade do Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF), localizada na Rua Crescêncio Lacerda, 596, bairro Recreio, Zona Leste de Vitória da Conquista. Conforme registrou o BLOG DO ANDERSON

A solenidade que contou com a participação do secretário do Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues, do deputado federal Waldenor Pereira (PT-BA), e os deputados estaduais: Jean Fabrício Falcão (PCdoB), Marcos Aguiar Viana (PV) e José Raimundo Fontes (PT), entre ouras personalidades.

O SETAF tem como finalidade articular políticas públicas para a agricultura familiar e promover a inclusão produtiva dos agricultores familiares baianos. Este é o quinto a ser implantado. Já estão em funcionamento os serviços nos territórios Sertão do São Francisco (Juazeiro), Recôncavo (Cruz das Almas), Bacia do Paramirim (Macaúbas) e Semiárido Nordeste II (Ribeira do Pombal).

Os Serviços Territoriais são compostos por equipes técnicas da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), da Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater) e demais órgãos que integram a SDR. A expectativa é que outros órgãos do governo também integrem os SETAFS. 

Estiveram participando da solenidade o Secretário de Agricultura de Caraíbas, Adenilson Costa e o Zootecnista que também é artista popular caraibense Hélio Marinho, que foram inclusive flagrados pelas câmeras do Blog do Anderson.








quarta-feira, 5 de agosto de 2015

CARAÍBAS: CEPECF PROMOVE FEIRA DE LEITURA E ESCRITA

O Centro Educacional Professor Emanuel Coelho Ferraz, promoveu na última terça-feira (04/08), a culminância do projeto pedagógico, denominado Feira Cultural de Leitura e Escrita.
Entre os turnos do matutino e vespertino, alunos, professores, a comunidade escolar, bem como ilustres convidados prestigiaram as atividades desenvolvidas pelos professores da Unidade de Ensino, em parceria com os estudantes de várias turmas da escola.

Além da exposição na mesa de abertura a cerca da importância da leitura para no processo de ensino e aprendizagem, assim como para o crescimento e desenvolvimento individual da pessoa, foram realizadas apresentações culturais e dramatizações voltadas para o universo da leitura.

Também foram montados estandes com específicos temas, como a literatura de cordel, contos e histórias infantis, texto jornalístico, leitura de mapas, gêneros textuais, a linguagem matemática, entre outros.

Na ocasião a escola recebeu visitas de autoridades municipais, profissionais e usuários do Centro de Referencia em Assistência Social e do diretor, professores e alunos do Centro Educacional Francisco Melvino da Silva do Distrito de Vila Mariana.

Parabéns a coordenação pedagógica da escola pela iniciativa, assim como aos professores e direção pela execução do mesmo que certamente somou muito no que tange ao processo de ensino e aprendizagem de nossos alunos e para a interação da comunidade escolar.