Aqui a palavra de ordem é a Liberdade de Expressão!!!

Bem vindos ao COTIDIANO, um blog criado para ser mais uma ferramenta alternativa de comunicação, tendo como intuito colaborar para a troca de opiniões em torno de assuntos pertinentes da sociedade, partindo do pressuposto da liberdade de expressão.

VISUALIZAÇÕES

sábado, 29 de novembro de 2014

CAMINHADA NOVEMBRO AZUL E INAUGURAÇÃO DA QUADRA POLIESPORTIVA JESUÍNO FLORES MOVIMENTARAM CARAÍBAS NO DIA DE ONTEM

Aconteceram na manhã dessa sexta-feira em Caraíbas, importantes atividades que movimentaram a cidade. Como já havia sido noticiada pelo COTIDIANO, a 2ª edição da Caminhada Novembro Azul, que saiu do Espaço de Eventos e reuniu dezenas de pessoas que caminharam pelas ruas da cidade com faixas cartazes e carro de som, lembrando a todos, especialmente ao público masculino da necessidade de fazer o exame de prevenção contra o câncer de próstata, bem como outros cuidados com a saúde.

A caminhada foi concluída na quadra poliesportiva Jesuíno Flores, que, construída com recursos do FNDE, tendo uma parcela muito grande da gestão do prefeito Luizinho para sua conclusão, foi inaugurada hoje. O referido espaço fora construído em prol do Centro Educacional Jesuíno Flores, mas que certamente servirá a toda a comunidade, dado sua importância para o esporte e o lazer dos caraibenses.

Autoridades políticas do município se fizeram presentes no ato inaugural, sendo vereadores, secretários municipais, vice-prefeita, primeira dama do município o prefeito Luiz Carlos Patez. Autoridades políticas de outros  bem como de outros municípios também compareceram, como o prefeito da vizinha cidade de Maetinga, Edcarlos Oliveira.

Após as falas das autoridades, desenvolveu-se uma palestra sobre a importância da campanha novembro azul e dos cuidados contra o câncer de próstata, ainda durante a programação teve sorteio de brindes. Na parte da tarde, alguns jogos movimentaram a quadra semi-inaugurada, entre alunos das escolas Jesuíno Flores, Centro Educacional Professor Emanoel Coelho Ferraz e do CELEM.

Parabéns a Caraíbas pela entrega de mais um importante equipamento público.




































sexta-feira, 28 de novembro de 2014

LUTO: FALECEU Sr. JEOVÁ ABRANTES, UM DOS PIONEIROS DA EDUCAÇÃO EM CARAÍBAS

Faleceu ontem na cidade de São Paulo aos 70 anos, o Sr. Jeová Abrantes. Tido como um dos pioneiros da educação em Caraíbas lecionava desde meados da década de 1970, quando Caraíbas ainda pertencia territorialmente a Tremedal. Em nosso município uma grande quantidade de pessoas foram alfabetizadas por essa importante figura de nossa terra.

Sr. Jeová lutava contra um câncer de pulmão e estava na cidade de São Paulo em tratamento. O corpo está sendo trazido para o município de Caraíbas e será sepultado na comunidade de Lambedor no final da tarde dessa sexta-feira (28/11). Jeová deixa esposa, filhos e netos.


O COTIDIANO se solidariza com os familiares enlutados pela irreparável perca, e homenageia esse grande homem que foi tão querido e admirado por muitos.

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

INAUGURAÇÃO DA QUADRA JESUÍNO FLORES E CAMINHADA NOVEMBRO AZUL MOVIMENTARÃO CARAÍBAS NA PRÓXIMA SEXTA (28/11)

A prefeitura Municipal de Caraíbas inaugura na manhã da próxima sexta-feira (28/11), a quadra poliesportiva Jesuíno Flores, equipamento construído com recursos do FNDE para servir ao Centro Educacional Jesuíno Flores, mas também à comunidade, uma vez que se trata de um bom espaço para o desenvolvimento de atividades esportivas assim como alguns eventos.

 A inauguração da quadra coincidirá com a realização da 2ª caminhada Novembro Azul, campanha realizada pela Secretaria de Saúde do município, em prol da conscientização especialmente dos homens para a realização de exames preventivos no combate ao câncer de próstata e do diabetes.

Em função da inauguração houve uma pequena alteração na programação da caminhada Novembro Azul, uma vez que agora a concentração se dará no Espaço de Eventos com café da manhã e os participantes virão em caminhada para a quadra a ser inaugurada e nesse espaço procederá além da cerimônia de inauguração, também as demais programações já estipuladas pela Caminhada Novembro Azul.
Estarão participando da cerimônia de inauguração algumas autoridades municipais, e também fará parte da programação um jogo inaugural.

Compareça e prestigie!

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA: DIA DA MEMÓRIA DE ZUMBI DOS PALMARES, GRANDE LÍDER DA LUTA PELA LIBERDADE

20 de Novembro é o Dia Nacional da Consciência Negra. É o momento de celebrar a memória Zumbi dos Palmares e Dandara, herói e heroína do povo brasileiro. Mas acima de tudo é um dia de reflexão e busca de novas formas para enfrentar o racismo que, infelizmente ainda hoje dificulta e tira a vida de mulheres e homens em todo o país.
A escravidão no Brasil – um dos maiores crimes de lesa-humanidade já vistos ocupou ¾ de nossa história. Como herança resta não apenas as condições desiguais de desenvolvimento econômico e de condições básicas de vida dos afro-brasileiros, mas, sobretudo, a naturalização do sofrimento, da dor e da morte negra. A ideia de que a “carne mais barata do mercado é a carne negra” se reafirma pela poesia da bala, que trocada ou perdida, sempre atinge seu alvo: o corpo negro.
A exposição permanente do corpo de seres humanos negros presos, torturados, mutilados e de onde violentamente se arranca a vida, não foi suficiente para sensibilizar e mobilizar de fato a sociedade como um todo e, menos ainda, os governos de quaisquer instâncias ou partidos.
A indignação aumenta ao perceber que grande parte da violência é promovida justamente por aqueles que deveriam evitá-la. Segundo a Anistia Internacional, em 2011, o número de mortes por autos de resistência apenas no Rio de Janeiro e em São Paulo foi 42,16% maior do que todas as execuções promovidas por 20 países em que há pena de morte! Em São Paulo só em 2012, 546 pessoas foram mortas em decorrência de confronto com a Polícia Militar. Como parâmetro para esse escândalo, basta lembrar que os movimentos de defesa de direitos humanos reivindicam a morte e desaparecimento de 426 pessoas em 21 anos da ditadura civil-militar, iniciada em 1964. Na cidade de São Paulo, de acordo com o IBGE, 56 % dos jovens vítimas de homicídios são negros. Esse número atinge 71% nos casos de jovens mortos em confronto com a polícia.

A violência estampada no índice de homicídios que atinge a população negra soma-se à precariedade dos serviços públicos e dos diversos direitos sociais, escasso para toda a classe trabalhadora e ainda mais limitado à população negra.
Neste 20 de novembro o Movimento Negro estará nas ruas para denunciar o Estado e os governos – todos eles, por reproduzirem uma política de negação de direitos sociais, de repressão e violência através de uma segurança pública que elege o jovem negro, pobre e morador de periferias como principal alvo de sua repressão.
Nossos gritos exigirão Cotas raciais em universidades e concursos públicos; Fim do Genocídio e a desmilitarização das polícias além de um debate democrático sobre um novo modelo de segurança pública para o país; Defesa da Lei 10639, que traz a história e cultura afro-brasileira para as escolas; defesa dos Quilombolas e religiões de matriz africana; Fim da violência contra mulheres negras, homossexuais, além da garantia de seus direitos; Por mais investimentos em cultura, educação, saúde e pela radial democratização dos meios de comunicação.

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

ASSOCIAÇÃO DA LAGOA SECA RECEBE PALESTRA DE DRA. HELEN ZITE SOBRE DIREITOS PREVIDENCIÁRIOS

A Associação de Moradores e Pequenos Produtores de Lagoa Seca e região, recebeu na tarde do último sábado (08/11), a visita da advogada Dra. Helen Zite Pereira, Assessora Jurídica do CRAS em Caraíbas.
Dra. Helen palestrou sobre direitos previdenciários e pode assim esclarecer muitas dúvidas dos presentes quanto ao direito a aposentadoria, auxílio maternidade, auxílio doença, dentre outros, com foco na espécie a que o trabalhador rural é enquadrado , que é o de segurado especial.

Falou também a cerca das opções existentes para aqueles que pretendem tornar-se contribuintes autônomos e assim garantir seus direitos junto a previdência social.

A iniciativa de Dra. Helen com o respaldo e apoio da Prefeitura Municipal é louvável, em função da necessidade da disseminação dessas informações no sentido de assegurar ao trabalhador seus direitos e garantir melhoria na qualidade de vida das pessoas.

Parabéns a diretoria da Associação de Lagoa Seca e ao poder público municipal pela brilhante iniciativa.

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

CARRO CAPOTA NA SERRA DO ENGANO PRÓXIMO A ENTRADA DE CARAÍBAS

Na manhã desta quinta-feira (13), uma Hillux carregada de cestas básicas capotou na BA-262, em trecho de serra, próximo a entrada da cidade de Caraíbas. Chovia muito no momento do acidente, mas ainda não há informações sobre a causa do mesmo. O motorista, que sofreu um corte na cabeça, foi socorrido por populares e encaminhado ao Hospital de Anagé.

Com informações do Blog BRUMADO AGORA




quarta-feira, 12 de novembro de 2014

SECRETARIA DE SAÚDE DE CARAÍBAS PROMOVERÁ 2ª CAMINHADA NOVEMBRO AZUL

Depois da Caminhada Outubro Rosa que aqui em Caraíbas fez parte campanha Outubro Rosa, realizada mundialmente em prol do diagnóstico precoce do câncer de mama. Agora a Secretaria Municipal de Saúde de Caraíbas em parceria com a Prefeitura Municipal, promove a 2ª Caminhada Novembro Azul.

Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades, durante o mês de novembro, dirigida à sociedade e aos homens sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas.

A caminhada Novembro Azul acontecerá no próximo dia 28 (sexta-feira), com concentração e café da manhã marcada para as 08:00 horas no CRAS, em seguida os participante seguirão em caminhada para o Espaço de Eventos da cidade. Na chegada dos haverá palestras, sorteios de brindes e música ao vivo.


Compareça vista-se de azul e faça parte dessa campanha muito importante.


terça-feira, 11 de novembro de 2014

ANAGÉ: JACARÉ É ENCONTRADO EM QUINTAL DE UMA CASA

Um jacaré foi capturado pela Polícia Militar após ser encontrado no quintal de uma casa em Anagé, no sudoeste do estado, na noite de domingo (9). De acordo com o comandante da 79ª Companhia Independente da Polícia Militar, o tenente Lemos, os moradores de uma fazenda na zona rural da cidade encontraram o animal, que pesa cerca de 40 kg. O jacaré-de-papo-amarelo mede aproximadamente 1,5 metros. O animal foi levado para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Vitória da Conquista, na manhã desta segunda-feira (10). Ele deve passar por exames para saber o estado de saúde e então ser devolvido à natureza.


Com informações do Blog do Anderson


segunda-feira, 10 de novembro de 2014

ELEIÇÃO DO STR DE CARAÍBAS: NOVA DIRETORIA É ELEITA PARA O QUADRIÊNIO 2015-2019

Aconteceu no último dia 09 de novembro (domingo), a eleição no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caraíbas, para a escolha da nova diretoria e Conselho Fiscal para o quadriênio 2015-2019.

Um número expressivo de associados aptos a votar compareceu na votação e assim exerceram seu direito garantido pelo Estatuto da Entidade. O pleito teve chapa única denominada “Seriedade e Compromisso”, encabeçada pelo candidato à presidente da entidade Valmir Marques de Sousa.

É válido observar que houve a inscrição de uma chapa de oposição, mas que em função de apresentarem uma série de irregularidades que destoam das deliberações estatutárias quanto às eleições da entidade, foi feito o pedido de impugnação da mesma, que foi acatado pela comissão eleitoral e dado o devido prazo para a regularização da situação, fato que não ocorreu e assim sendo o pleito se dera mediante chapa única.

Alcançado o Quórum previsto pelo Estatuto, e sendo eleição de chapa única os eleitores tiveram como opção o SIM, pela eleição da chapa que apresentou candidatura e o NÃO, caso não concordassem na eleição da referida chapa.

Após o encerramento da votação, a mesa apuradora iniciou a conferencia das cédulas e a contagem dos votos.

Concluídos os trabalhos foram apurados 248 votos e assim ficou o resultado: Votos em Branco: 1; Votos Nulo: 11; Votos no NÃO: 28; Votos no SIM: 208.

Desta forma a Chapa Seriedade e Compromisso foi eleita, para a gestão do STR de Caraíbas no quadriênio 2015-2019. A posse da nova diretoria ocorrerá no próximo dia 05 de dezembro do corrente ano à 09:00, na sede do STR.

O processo eleitoral fora assessorado pelos advogados Dr. Fagner e Dr. Edson Ferreira e pelo membro do Pólo Sindical do Território de Vitória da Conquista Edilton Soares.

Lavrou-se a ata geral de votação e ao final a mesma foi assinada pelos integrantes das mesas coletoras, mesa de apuração, fiscais, advogados, candidatos e demais presentes.