Aqui a palavra de ordem é a Liberdade de Expressão!!!

Bem vindos ao COTIDIANO, um blog criado para ser mais uma ferramenta alternativa de comunicação, tendo como intuito colaborar para a troca de opiniões em torno de assuntos pertinentes da sociedade, partindo do pressuposto da liberdade de expressão.

VISUALIZAÇÕES

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

LIDERANÇAS DA PARÓQUIA SANTO ANTÔNIO EM CARAÍBAS, SE REÚNEM PARA O ESTUDO DO TEMA DA CF 2014

Lideranças das comunidades na Paróquia Santo Antônio de Caraíbas, se reuniram na tarde dessa sexta-feira (28/02), para o estudo do tema da Campanha da Fraternidade desse ano, CF 2014.
Realizada pela Conferência Nacional doa Bispos do Brasil (CNBB), a CF trás todos os anos a partir do início da Quaresma para os católicos, um tema de cunho social, para ser debatido na sociedade brasileira à luz da palavra de Deus.
Esse ano a Campanha da Fraternidade, trás à tona um tema de bastante relevância, que lamentavelmente acomete milhões de pessoas mundo afora, o tema da CF é: FRATERNIDADE E TRÁFICO HUMANO, e o lema: “É PARA A LIBERDADE QUE CRISTO NOS LIBERTOU” (Gl 5,1).
Coordenada pelo Pe. Francisco Amarantes e por membros do Conselho Pastoral Paroquial (CPP), a reunião proporcionou aos participantes conhecer e debater sobre o tema, os objetivos, e fazer um breve diagnóstico da questão no âmbito local e global, traçando algumas estratégias de como ampliar o debate em nossas comunidades.
*UM BREVE RESUMO:
O Tráfico Humano viola a grandeza de filhos, é cerceamento da liberdade e o desprezo da dignidade dos filhos e filhas de Deus. Resgatar essa dignidade, identificar as práticas de tráfico humano e denunciá-lo são objetivos dessa Campanha da Fraternidade. Mobilizando cristãos e a sociedade brasileira para erradicar o mal do Tráfico Humano, a Campanha propõe-se a reivindicar dos poderes públicos, políticas e meios para a reinserção das pessoas atingidas e sensibilizar para a solidariedade com ações preventivas.
As principais modalidades do Tráfico Humano são: Trafico para exploração no trabalho, para exploração sexual, para extração de órgãos, para adoção de crianças, para exploração da força de trabalho, para atividade ilícita. O Tráfico Humano caracteriza-se pela ampla estrutura do crime organizado, em rotas nacionais e internacionais e internacionais, pela invisibilidade ajudada pela falta de denúncia e pelo aliciamento e a coação.
A globalização com a competição econômica tem provocado migrações de pessoas em busca de melhores condições de trabalho e de vida. Essas pessoas tornam-se vulneráveis perante a ação de tráfico humano. Temos que distinguir na migração atual, tráfico de pessoas do contrabando de migrantes, pois nesse último, existe o consentimento do trabalhador sujeitando-se a uma condição de ilegalidade. Visando o lucro acima de tudo, a globalização econômica gera uma massa de excluídos sujeitados à terceirização á informalidade e as formas precárias de trabalho. Dessa condição aproveita-se o tráfico humano para aliciar pessoas, com propostas de trabalho enganosas.
*Trecho da Síntese do texto base (CF 2014)






quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

VEM AÍ O II TORNEIO DE FUTSAL "GALERA DO LITRAÇO"

Ronildo Abrantes organizará no próximo sábado (01/03), mais um grande evento esportivo, na cidade de Caraíbas,  trata-se do II TORNEIO DE FUTSAL “GALERA DO LITRAÇO”.

Acontecerá na quadra poliesportiva de Caraíbas, a partir das 16 horas.

Participarão do torneio equipes de Caraíbas, Belo Campo, Aracatu, Suçuarana e Tremedal.

Entrada R$ 2,00.

Compareça e prestigie.


terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

COM UMA DIVERSIFICADA PROGRAMAÇÃO CARAÍBAS COMEMOROU SEU 25º ANIVERSÁRIO DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA

As comemorações pelo 25º aniversário de emancipação política de Caraíbas, iniciadas no sábado dia 22/02, movimentaram a cidade com diversas atividades.

Na noite de sábado, as apresentações musicais no espaço de eventos da cidade animaram o público, Wilson Cai-Cai, Hélio Marinho, Rege de Anagé e banda, fizeram o povo dançar.





Na manhã de segunda feira (24/02), dia em que Caraíbas completou 25 anos de emancipação, o professor Ademilton coordenou a cerimônia de hasteamento das bandeiras do Brasil, da Bahia e de Caraíbas em frente ao prédio da prefeitura municipal, a fanfarra do CELEM, abrilhantou o evento desfilando pelas ruas da cidade e em frente à prefeitura.




As atividades concernentes às comemorações do aniversário de Caraíbas deram continuidade na noite de segunda-feira, quando fora rezada uma missa em ação de graças, celebrada pelo padre Francisco Amarantes, os fiéis lotaram a igreja matriz e puderam participar de uma memorável celebração.




Das autoridade políticas estiveram presentes na missa o prefeito Luiz Carlos Patez, a primeira-dama e secretária de Assistência Social Emanoela Amaral e o vereador Flávio Meira

Após a celebração da missa, centenas de pessoas participaram da festa de aniversário da cidade, cantando parabéns e degustando o bolo de 25 metros, feito para a ocasião.


As autoridades presentes compuseram a mesa e puderam em seus discursos falar da importância dessa data e das perspectivas para nosso município. Estiveram presentes o prefeito Luiz Carlos Patez, a primeira-dama e secretária de Assistência Social Emanoela Amaral, a vice-prefeita Luzia Lima, bem como vereadores e secretários municipais.




Alunos do programa Mais Educação do Centro Educacional Emanoel Coelho Ferraz, fizeram belas apresentações, entre elas a declamação de um cordel contando resumidamente a história de nosso município.



Compuseram também a mesa os senhores Gerci Viana (vereador pelo município de Tremedal na ocasião da emancipação) e Edésio Lago, participantes do processo de emancipação de Caraíbas no ano de 1989, e o senhor Alcides Fortunato de 92 anos profundo conhecedor do processo de formação sócio-histórico de Caraíbas.

O município de Caraíbas emancipou-se politicamente em conformidade com a Lei Estadual nº4243 de 24 de fevereiro de 1989, desmembrando-se territorialmente do município de Tremedal, do qual era distrito.

Veja outras fotos das comemorações:






























sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

CARAÍBAS: GRANDE FESTA PELO 25º ANIVERSÁRIO DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA.

A Prefeitura Municipal de Caraíbas promove amanhã (22/02), uma grande festa em comemoração pelos 25 anos de Emancipação Política da cidade. Estarão se apresentando no Espaço de Eventos, a partir das 21 horas: Rege de Anagé, Hélio Marinho e banda e abertura com Wilson Cai-Cai.



No dia 24 de fevereiro (segunda-feira), dia do aniversário da cidade, será celebrada um missa solene em ação de graças na Igreja Matriz da Paróquia Santo Antônio, a partir das 18 horas.

Realização: