Aqui a palavra de ordem é a Liberdade de Expressão!!!

Bem vindos ao COTIDIANO, um blog criado para ser mais uma ferramenta alternativa de comunicação, tendo como intuito colaborar para a troca de opiniões em torno de assuntos pertinentes da sociedade, partindo do pressuposto da liberdade de expressão.

VISUALIZAÇÕES

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Anagé: Governador Jaques Wagner visita a cidade.

Com informações do Blog do Anderson

O governador Jaques Wagner acompanha, na manhã dessa terça-feira (30), em Anagé, região de Vitória da Conquista, a 13ª edição do mutirão que leva atendimentos médicos, odontológicos e medicamentos gratuitos para a população carente do município. Com apoio do Governo da Bahia, o mutirão, promovido pela Organização Voluntários do Sertão de Ribeirão Preto (SP), contará com duzentos e cinquenta voluntários de diversas especialidades, que realizarão, até a próxima sexta-feira, consultas, exames, cirurgias, mamografias, ultrassonografias e endoscopias. Além de um centro cirúrgico, consultórios em escolas e farmácia, a ONG também disponibilizará uma carreta com dez consultórios odontológicos e laboratório de prótese, carretas com consultórios médicos itinerantes e fábrica de óculos, uma ambulância e dois ônibus. A meta é realizar 20 mil atendimentos para a população da cidade e região, contemplando mais de 20 municípios.



quinta-feira, 25 de abril de 2013

Caraíbas: Caravana da Cidadania promove atividade cultural no Dia do Trabalhador..

Mais um evento promovido por Paulo Oliveira e pela Caravana da Cidadania, do qual o mesmo é fundador e coordenador. Uma boa oportunidade de celebrar essa importante data, ouvindo uma boa música e enaltecendo os valores culturais de nossa terra. 

Compareça e prestigie essa atividade cultural!


quarta-feira, 24 de abril de 2013

Cantor e Compositor Hélio Marinho prepara o seu 4º CD: "O Forró Pé-de-Serra Arretado de Bom"

Vem ai o Quarto CD do cantor e Compositor Hélio Marinho “O Forró Pé de Serra Arretado de Bom”. Contemplando as suas composições, o músico caraibense expressa em suas letras à simplicidade de um sertanejo que traz uma boa música, com autenticidade.

Um pouco de sua história:
Hélio Marinho é cantor e compositor, natural da cidade de Caraíbas na região Sudoeste da Bahia. Em sua musicalidade traz consigo a Alegria, a Esperança, e o sentimento pelo Sertão querido, e no seu repertório a MPB e o Forró pé-de-serra com influencias do mestre Luiz Gonzaga.
Sua trajetória de vida é de muita humildade com base na sua família. Herdou logo bem cedo do seu Bisavô Satiro Ribeiro e seus Avôs Otacílio Ribeiro e Claudemiro Bruno Marinho, a cultura da folia de Santo Reis, no qual seu pai Nilson Marinho é um representante dessa Cultura Popular Nordestina.  Engajado  nas Comunidades Eclesiais de Base (CEB’s), Hélio Marinho faz questão de enaltecer suas origens e as belezas do sertão.
 Seu primeiro disco foi lançado em 2008 com o titulo “Abraçando a Vida” com as participações de Aroldo Brasil de Anagé e Magna Cristina de Vitória da Conquista. No referido trabalho Marinho incluiu duas belíssimas canções do talentosíssimo cantor e compositor cearense o seu amigo Edilson Barros – CE, autor no disco das músicas “Semente Boa” e “Saudade de Você” Seu segundo disco veio em 2010 como titulo “Festa das Ceb’s e seu terceiro em 2011, “Forró Pra Gente Se Amar”. Agora já se encontra na reta final de preparação do seu quarto trabalho “O Forró Pé de Serra Arretado de Bom” que será lançado no mês de Maio 2013. 

Tem feito shows por todo Sudoeste da Bahia, Norte de Minas Gerais, Paraíba, São Paulo e outras regiões do Brasil. Em 2009 atravessou o Atlântico, acompanhado pelo Pe. Juliano Zattarin, para fazer uma temporada por algumas cidades da Itália, onde foi bastante aplaudido. 
Atualmente reside em Itapetinga cidade do Sudoeste da Bahia, onde Cursa Zootecnia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB e tem seu reconhecimento entre alunos e professores da Instituição.








Roberto Carlos: O "Rei" da Censura.


O cantor mais popular do Brasil, além de exclusivo do monopólio de uma emissora de TV, também se destaca por censurar qualquer publicação a seu respeito.
Por: contextolivre.blogspot.com.br
Roberto Carlos é o chamado control freak. Sempre foi, mas piorou nos últimos anos. Sua obsessão por controlar sua imagem é notória e o leva a tomar decisões absurdas, na melhor das hipóteses, ou autoritárias, na pior. Cercado de agentes e aspones que o protegem de tudo, ou tentam protegê-lo, Roberto vive num mundo de fantasia, uma casca de ovo que ele pretende inexpugnável.
A nova de RC e seu time foi a notificação extrajudicial ordenando o recolhimento de um livro chamado Jovem Guarda: Moda, Música e Juventude, de Maíra Zimmermann. É a tese de mestrado de Maíra, professora da FAAP, e fala do surgimento do, na opinião da autora, mercado consumidor adolescente nos anos 60. Tiragem: mil exemplares. Mil.

Os advogados do cantor alegam que ele traz detalhes sobre a trajetória de sua vida e de sua intimidade e que a capa “contém caricatura do notificante e dos principais integrantes da Jovem Guarda sem que eles nem sequer fossem notificados”. Seu empresário declarou à Folha que recebe todo mês vários casos desse tipo e que “já passa direto para o escritório jurídico”.
Roberto se especializou no papel de censor. Não adianta o empresário dizer que “a lei nos protege” (o artigo 5º da Constituição veda a violação da intimidade e da vida privada e sua “exploração indevida”).
Em 2007, ele já havia proibido a boa biografia Roberto Carlos em Detalhes, de Paulo César de Araújo, com os mesmos argumentos. Roberto se cerca de gente amedrontada que segue essa omertá. Há dois anos, numa matéria para a revista Alfa, o repórter Marcelo Zorza Netto entrevistou um músico de sua banda. Durante algumas semanas, ele ligou para a redação, preocupadíssimo com o que havia contado sobre Roberto (uma história sobre uma manifestação do TOC, o transtorno obsessivo compulsivo de que RC sofre).
Para Roberto, a amputação de sua perna, na altura da canela direita, aos 6 anos, é um tabu que ganhou dimensões gigantescas. Em sua melhor fase, meados dos anos 70, ele mesmo abordou esse drama na canção O Divã. O roteiro de seu famoso cruzeiro leva sua condição em consideração. Os shows precisam acontecer em águas calmas para que ele não se desequilibre. Mas isso não pode ser dito (aliás, foi dito numa reportagem da Viagem e Turismo. A antiga assessora de imprensa passou também alguns dias telefonando).
Por isso as entrevistas de Roberto são sempre insossas. Sua participação no documentário Uma Noite em 67, sobre um festival da Record, é frustrante. Ele não sabia de nada, ele não tem nada a dizer que não seja protocolar. Faz uma piada sobre o fato de que havia uma turma organizada para vaiá-lo quando defendeu sua música, Maria, Carnaval e Cinzas, dando sua clássica risada. Só. Existe um acerto anterior de não se tocar em qualquer assunto que não seja de seu agrado. Não é que ele seja recluso ou avesso à mídia. Ele aparece bastante na Caras ou na Contigo, mas sempre do jeito que quer.
Você já deve ter lido ótimos livros, e outros nem tanto, sobre Frank Sinatra, John Lennon, Billie Holiday, Keith Richards etc. No ano passado, os Stones completaram 50 anos de carreira. Houve uma enxurrada de biografias. Uma delas, a de Mick Jagger, escrita pelo bom crítico Philip Norman, dava um excelente panorama dos anos 60 e 70 e dissecava, claro, o vocalista dos Stones: suas mulheres, a prisão por posse de drogas e por aí vai. Não houve nenhum movimento do escritório de Jagger para proibi-la ou tirá-la de circulação (continua sendo vendida na Amazon, aliás).
Você pode achar que Roberto Carlos, bem, quem se importa com Roberto Carlos? Isso é uma questão. Outra, bem diferente, é como o maior cantor popular do Brasil virou um campeão da censura. Ele afirma que está preparando sua biografia. Maravilha, bicho. Uma coisa é certa: de tudo o que ele não vai dizer suas proibições maníacas a livros não serão encontradas em página alguma.


sábado, 20 de abril de 2013

Caraíbas Indoor, a aguardadíssima festa com com a Banda Rasta Chinela.


É grande a expectativa para a realização do I Caraíbas InDoor, que se realizará amanhã (21/04) a partir das 14 horas no povoado da Jibóia, no município de Caraíbas. Com apresentação de bandas como PlayStylle, Dona ISi, Xavan Acústico e a mais aguardada das atrações, a Banda de forró conquistense de renome nacional Rasta Chinela.

Está sendo montada uma grande estrutura de modo a assegurar ao público uma festa digna de muita descontração.

A idealização e promoção do evento são dos jovens da própria localidade Janicleste Carvalho, Juciara Patez e Mara Carvalho.


Alunos de Caraíbas se destacando nas Universidades Públicas do Estado

Os jovens de Caraíbas definitivamente aderiram ao seu projeto de vida a formação acadêmica, num curto espaço de tempo aumentou substancialmente o número daqueles que estão ingressando nas mais diversas instituições de ensino superior espalhadas pelo Brasil, com destaque para as Universidades Estaduais da Bahia e a as instituições federais existentes em nosso Estado.

O fator mais interessante é a busca pelo conhecimento e o engajamento em projetos de extensão, monitorias de ensino e bolsas de iniciação científica, fatores fundamentais no processo de formação acadêmica do indivíduo. Nesse sentido, o COTIDIANO, faz questão de reportar ao nosso ex-aluno do Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães em Caraíbas Juaci Jr, popular Guga, que hoje perfaz o mesmo caminho nosso e do mestre Dema, ao cursar Geografia. Guga que é aluno da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, mandou a matéria a seguir para a publicação no COTIDIANO, e escreve também cheio de orgulho em sua conta no Facebook: "Faço parte da equipe de Bolsistas que atua no projeto, essa é uma boa maneira de se dar uma verdadeira formação docente. Me sinto muito feliz pela oportunidade de atuar nesse grupo que tanto contribui na minha formação pessoal e profissional", pontua.

Eis a matéria publicada pela Ascom da Universidade:

PIBID de Geografia realiza atividades em escola pública
Por Cléssia Santana

A aula de campo é uma atividade dinâmica e motivadora que possibilita a ampliação do horizonte de análise do espaço geográfico. Com base nesse conceito, a equipe do Projeto de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Geografia, campus de Vitória da Conquista, realiza uma atividade de campo, neste sábado, 20.

A programação é oferecida aos alunos da rede pública estadual de ensino (especificamente alunos do Colégio da Polícia Militar).  As atividades ocorrem das 7h30 às 13 horas, onde os estudantes realizam um percurso urbano, discutindo e observando temas e conceitos sobre questões urbanas e ambientais de Vitória da Conquista.

O Pibid de Geografia atua, especificamente, em duas escolas da cidade (o Colégio da Polícia Militar e o Centro Territorial de Educação Profissional) e desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão. Nesta edição do projeto, estão sendo realizadas as seguintes ações: confecção de material didático para dar suporte às aulas de Geografia do Ensino Básico, aulas de campo e monitorias. 







sexta-feira, 19 de abril de 2013

O casamento no Civil de Nilson Marinho e Idália, belo registro do COTIDIANO.

O COTIDIANO registrou na manhã desta sexta-feira (19/04), um momento interessante e emblemático na vida de nosso amigo Nilson Marinho, o popular "Baota", no cartório de registros civis da cidade de Caraíbas, uma vez que o mesmo oficializou civilmente sua união com a sua companheira Idália Marinho.

 Casados no religioso a mais de 30 anos, o casal é um exemplo de companheirismo e dedicação à família e aos amigos. São cinco filhos, entre os quais o cantor e compositor Hélio Marinho, e um neto, que representam o resultado de uma vida dedicada  ao serviço comunitário.

Importante liderança comunitária, Nilson Marinho, milita nos movimentos sociais e nas Comunidades Eclesiais de Base, é Ministro da Eucaristia e um grande entusiasta da cultura popular nordestina, herdando de seu avô o gosto pela folia de reis. Desportista de primeira, Marinho é figura carimbada nos finais de semana futebolísticos da região.

Ao simpático casal mais outras décadas de felicidade e engajamento social.

Fotos: Adair Ribeiro
















quinta-feira, 18 de abril de 2013

Caraíbas: Alunos da UESB desenvolvem projeto "Empreendedorismo Rural: Consolidação da empresa Junior de Agronomia".

Aconteceu no último final de semana (dias 12 e 13/04) a primeira reunião de capacitação do "Projeto Empreendedorismo Rural: Consolidação da empresa Junior de Agronomia", desenvolvido por alunos do curso de Agronomia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB. Os ministrantes puderam ao longo dos dois dias realizar aulas teóricas pertinentes as oportunidades do empreendedorismo rural, bem como o potencial produtivo da região.

Dentre os temas debatidos destacaram-se: às técnicas de empreendedorismo, os aspectos que envolvem a motivação pessoal e grupal e os fatores relativos às oportunidades existentes no meio rural.

Com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caraíbas, foram cadastrados 25 participantes que ao final do curso teórico receberão um kit especificamente para o desenvolvimento prático da atividade de avicultura caipira em suas propriedades.

Resumo do Projeto:

Sob a coordenação do Professor Dr. Valdemiro Conceição Jr., o projeto “Empreendedorismo Rural: Consolidação da Empresa Júnior de Agronomia” tem como público-alvo os jovens estudantes do ensino médio das comunidades do campo de Caraíbas, preferencialmente filhos de agricultores familiares. Ao mesmo tempo em que fortalece e consolida a Empresa Júnior de Agronomia, já que os estudantes passam pela experiência de oferecer o serviço de assistência técnica aos pequenos produtores, o projeto promove o desenvolvimento do espírito empreendedor por parte do público atendido.

Com o projeto, espera-se que os jovens sejam motivados por ideias empreendedoras e capacitados para desenvolver uma atividade agrícola sustentável e economicamente viável. E os alunos de Agronomia, que fazem parte da Empresa Júnior, estarão mais bem preparados para atuar de forma empreendedora e prestar assessoria e acompanhamento técnico a projetos em comunidades rurais.

O projeto visa desenvolver a capacidade empreendedora da Empresa Júnior de Agronomia da UESB por meio de um programa de educação participativo onde o aprender estará diretamente relacionado à execução de tarefas. Os beneficiários do projeto serão capacitados em Empreendedorismo, atividades produtivas (apicultura, avicultura caipira, horticultura, fruticultura nativa e de ciclo curto, piscicultura) e elaboração de Planos de Produção Agrícola, onde a parte teórica acontece no Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães e a prática é desenvolvida em uma situação real de campo envolvendo jovens rurais.

Cada beneficiário participará apenas de uma atividade produtiva de interesse, levando em consideração a aptidão da sua propriedade. Ao final de todos os cursos serão entregues kits iniciais referentes à atividade escolhida pelo beneficiário.

A execução do projeto permitirá assim contribuir para o desenvolvimento rural sustentável de comunidades do município de Caraíbas, através da capacitação e incentivo ao empreendimento de pequenos projetos agrícolas por jovens estudantes, filhos de agricultores rurais.

            Até o momento foram realizadas quatro capacitações em empreendedorismo rural, duas em plano de produção e uma em atividade produtiva (Avicultura Caipira).

As atividades tiveram início em dezembro de 2011, estando ainda em execução, através de atividades de sensibilização, capacitações, visitas às comunidades dos beneficiários e oficinas, para elaboração dos planos de produção, no Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães. Com a execução da proposta os jovens participantes estarão aptos a iniciar uma carreira empreendedora no meio rural.