Aqui a palavra de ordem é a Liberdade de Expressão!!!

Bem vindos ao COTIDIANO, um blog criado para ser mais uma ferramenta alternativa de comunicação, tendo como intuito colaborar para a troca de opiniões em torno de assuntos pertinentes da sociedade, partindo do pressuposto da liberdade de expressão.

VISUALIZAÇÕES

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Anagé: Hospital municipal fecha as portas.

A cena de total abandono revela o desrespeito absurdo em que os gestores da saúde em Anagé deixaram o município. O blog do Napoleão visitou o Hospital Municipal na noite desta quarta-feira (18), e registrou a situação de calamidade em que se encontra. Segundo os funcionários que ainda estavam ali, não há mais condições para o funcionamento da unidade. Os médicos estão sem receber e não vieram mais atender. A mesma situação com as enfermeiras e técnicas (os). Alguns já foram, inclusive, demitidos sem se quer receber os meses atrasados. Disseram.

Acompanhei o senhor Almerindo, paciente de 88, que veio da zona rural, comunidade de Feixe do Morro, com vários problemas de saúde. Ele aguardou seis horas sem receber atendimento tendo que ser transferido em veículo impróprio para Vitória da Conquista.

Por iniciativa própria os funcionários resolveram fechar os portões do Hospital temendo ocorrências que não poderiam ser atendidas ali uma vez que não havia médico na unidade. Os funcionários disseram ao blog que estão aguardando uma posição do gestor em relação ao pagamento dos salários atrasados até sexta-feira (30), se nada for feito, estarão paralisando as atividades definitivamente. Uma vergonha.

Por: Napoleão Pires.



Descaso: Parte da população de Caraíbas sem internet e telefone a mais de uma semana.


Uma situação tem trazido muitos transtornos e prejuízos a uma parte dos moradores da cidade de Caraíbas.

No último dia 21/11 (quita-feira da semana passada), um caminhão acidentalmente rompeu uma linha de transmissão da empresa de telefonia que presta serviço na cidade e, desde então, parte da população está com os serviços de telefone fixo e internet indisponíveis.

Órgãos como a Prefeitura Municipal, a Embasa, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e o Centro de Referência de Assistência Social - CRAS, além das residências localizadas nas proximidades do local do acidente estão sem os serviços essenciais de comunicação.

O intrigante é que mais de uma semana se passou e a "Oi" (antiga Telemar), responsável pelo fornecimento se quer emitiu algum parecer acenando para a possibilidade do concerto e da resolução dos transtornos trazidos à população, que já se sente lesada com altas taxas em suas faturas, e ainda tem que conviver com a precariedade nos serviços prestados.

A população exige uma resposta! 



O cabo de transmissão sendo suspenso por uma ponta de bambu,
curiosamente em frente a Prefeitura Municipal

As manobras de um poder deprimente.



A sessão da Câmara Municipal de Vereadores de Caraíbas do último dia 29/11, guardou algumas peculiaridades relevantes à discussão. Dentre as quais se destaca a tentativa de manobra proveniente dos vereadores da situação, no sentido de protelarem a votação do Orçamento anual de 2013, e a precipitação na votação de alguns projetos encaminhados pela prefeita, denotando um lamentável jogo de interesses por parte da gestora em fins de mandato.


Não havendo comparecido uma vereadora da bancada de oposição, os vereadores da situação estrategicamente, fizeram coro pela votação dos projetos advindos do executivo em caráter de urgência, mesmo que esses não o sejam urgentes. Tudo isso em detrimento da importante votação do Orçamento do município para 2013. Nesse jogo, o relator da comissão do Projeto de Orçamento vereador Edson Lenares não apresentou o parecer relativo ao respectivo projeto, inviabilizando a sua votação pelos vereadores.


Tratam-se as indicações encaminhadas pela prefeita do projeto de Lei nº12/2012, que altera a composição do Conselho municipal de Previdência regido outrora pela Lei 001/2007); Projeto de Lei nº13/2012, que regulamenta o processo de escolha, os critérios e condições para a realização de eleições às funções de Diretor e Vice-diretor de escolas da rede municipal e dá outras providências e, finalmente, do projeto de Lei nº15/2012, que dispõe sobre o afastamento de servidores da administração direta e autárquica do município, do município de Caraíbas quando investidos em mandato de dirigente de entidades sindical ou classista, nas condições que especifica.


Na circunstância os vereadores de oposição apresentaram pedido de vistas aos "intrigantes" projetos "da prefeita" e o presidente da casa acatando, retirou-os de pauta, adiando a votação para a sessão posterior.

É importante esclarecer que os projetos acima citados são importantes para o município, no sentido do avanço em alguns aspectos. No entanto denota, no atual contexto, a desnecessária urgência, haja vista já poderem ter sido apresentados e votados há muito mais tempo, inclusive desde o princípio da administração que se encerra em 31 de dezembro. Dessa forma não devem superam a necessária votação do Orçamento que influi diretamente no desenvolvimento do município para o ano que vem.


Não é novidade que o jogo de interesse faça parte do enredo de uma administração que na verdade nunca se preocupou com o desenvolvimento pleno do município cujas ações falam por si e se resumem no lamentável posicionamento do município como aquele que detém os piores índices de desenvolvimento do estado.


Seria bom se tratassem nosso município com mais seriedade e assim conseguissem concluir a atual gestão com o mínimo de honradez possível.

Agentes Comunitários Saúde de Caraíbas, na luta por melhorias nas condições de trabalho.

Representantes dos Agentes Comunitários de Saúde de Caraíbas estiveram na sessão da câmara municipal de vereadores desta quinta-feira (29/11), para reivindicarem o cumprimento do projeto de lei municipal nº 04/2012, que assegura a reposição inflacionária de 5,02% ao salário da categoria. Embora a prefeita tenha sancionado determinado projeto no mês de maio do corrente ano, a própria não se incumbiu que se fizesse acontecer já que até então os agentes não receberam determinada reposição. É válido salientar que demais categorias que também foram contempladas com a medida já tiveram sua reposição efetuada.

A classe dos Agentes Comunitários de Saúde em Caraíbas, de longas datas enfrenta dificuldades no que tange ao cumprimento de seus direitos adquiridos. Embora o congresso nacional tenha reconhecido a profissão de Agente de Comunitário de Saúde, por meio da Lei  nº 10.507/2002, e com isso diversas conquistas tenha se feito em prol da categoria, muitas das reivindicações esbarram na intransigência da administração municipal que não favorece a execução do que se dispõe em lei.


Anos mais tarde, as atividades dos Agentes comunitários de Saúde e Agentes de Combate a Endemias passaram a ser regido pelo disposto da Lei nº 11.350/2006.


Em Caraíbas, os Agentes comunitários de Saúde deram um importante passo ao se organizarem mediante a fundação do sindicato da categoria o SIND/ACS, sub-sede de Caraíbas, hoje presidido pelo Agente de Saúde Ronaldo Santos Soares. Referida entidade favorece a luta em prol da melhoria nas condições de trabalho desse importante segmento, bem como auxilia no combate aos desmandos de gestores públicos descomprometidos e desprovidos de interesse por uma saúde de qualidade, que passa inevitavelmente pelo trabalho de prevenção trazido pelos Agentes Comunitário de Saúde. 

João e Ronaldo, representantes do SIND/ACS, sub-sede de Caraíbas









quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Retratação de matéria publicada dia 26/11/2012

Foi publicada pelo COTIDIANO no último dia 26/11, a matéria intitulada "Pela primeira vez a a região Sudoeste terá um representante na Copa do Brasil", e aqui quero fazer uma retratação de referida informação.

Na verdade a região Sudoeste da Bahia já teve sim um representante no torneio nacional, trata-se do Esporte Clube Poções, clube que leva o nome de sua cidade de origem e que foi fundado em 1985. Dentre as principais revelações do time está o atacante Liédson, que se destacou jogando pelo Corinthians, Flamengo, Sporting de Portugal e pela seleção Portuguesa, de onde é considerado ídolo.

No dia 15 de março de 2000, o time comandado pelo técnico Laélson Lopes, foi eliminado do certame nacional pela equipe do Coritiba, pelo placar de 5 a 1, o gol do time da cidade de Poções fora marcado por Tupã.

E novamente nossa região tem a oportunidade de ser bem representada pela equipe do Vitória da Conquista, e que pela estrutura e profissionalismo desempenhado certamente fará uma boa apresentação no campeonato. Estaremos na torcida!


segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Futebol: pela primeira vez a região Sudoeste terá um representante na Copa do Brasil.

Pela primeira vez a região Sudoeste da Bahia terá um representante na Copa do Brasil (segundo torneio de futebol mais importante do país), trata-se do Esporte Clube Primeiro Passo, ou simplesmente o Vitória da Conquista, que venceu na tarde desse domingo (25/11) no Estádio municipal Lomanto Júnior a Jacuipense, equipe da cidade de Riachão de Jacuípe, pela final da Copa Governador do Estado da Bahia, competição que oportuniza o campeão a participar da citada copa do Brasil em 2013.

Com gol marcado por Carlinhos na etapa final da partida, o "bode" (como é conhecido time conquistense), venceu a partida por um a zero e sagrou-se Tri-Campeão do torneio estadual.

A participação do Conquista na copa do Brasil, demonstra o significativo crescimento do futebol profissional em nossa região, havendo equipes com relativa estrutura e grau de competitividade a nível estadual e regional, bem como abre-se precedentes para a formação de novos atletas de nossa região.

Parabéns ECPP.

   Foto: Rodrigo Ferraz

Foto: Rodrigo Ferraz

Foto: Blog do Anderson


Anagé: Vandalismo em Patrimônio Histórico

A caçamba transformada em monumento histórico na Serra dos Pombos em Anagé se tornou local para divulgação de produtos e serviços de empresas de todo o tipo. Pichações horrorosas, propagandas para a empresa de telefonia estão estampadas por toda parte ofuscando a visibilidade e imagem do singelo monumento ali exposto. Um retrato triste da incompreensão e ignorância de quem pratica tais atitudes.


Por: Napoleão Pires


quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Caraíbas: Prefeita protela a criação da equipe de transição política municipal. Um desrespeito à população!


É lamentável ter que dizer, mas no município de Caraíbas as coisas parecem acontecer vagarosamente, mediante a falta de interesse pelos gestores municipais no cumprimento de leis e obrigatoriedades advindas dos organismos hierarquicamente superiores.

A criação da comissão de transição política assegurada pela Lei Complementar 101 de 04/05/2000 da Constituição Federal, e pela Resolução 1.311/12 do Tribunal de Contas dos Municípios, simplesmente tem sido ignorada pela prefeita municipal e seu secretariado até então. É sabido que o principal objetivo da mesma é garantir uma transmissão administrativa municipal pacifica transparente e democrática nada além do que se determinam as leis vigentes.

No entanto em Caraíbas, resolveu-se protelar a criação da comissão, embora os nomes dos membros advindos do prefeito eleito já fossem apresentados. Qual seria o objetivo de tal decisão? Por que não agir com transparência diante da população caraibense e assim provar a lisura no processo de transferência do poder administrativo? Onde estaria o respeito pela população do município e pelas leis? 

Seria a forma imediata de se demonstrar idoneidade por parte da atual gestão, se é que conseguirão tal proeza.

Em seu artigo 2º a resolução 1.133/12 estabelece que:

A Comissão terá, preferencialmente, a seguinte composição:
I – na Prefeitura:
a) o Secretário de Finanças;
b) o Secretário de Administração;
c) o responsável pelo Sistema de Controle Interno Municipal;
d) o responsável pelo Setor Contábil;
e) 2 (dois) ou mais representantes do Prefeito eleito.

II – na Câmara:
a) no máximo 3 (três) servidores da Câmara, indicados pelo atual Presidente;
b) o responsável pelo Sistema de Controle Interno;
c) o responsável pelo Setor Contábil;

Já o artigo 3º determina que no desenvolvimento dos trabalhos da equipe de transição o atual gestor deverá encaminhará à Comissão de Transmissão de Governo, no prazo  de  05 (cinco) dias  após  a constituição  da mesma,  o Plano Plurianual,  o Orçamento Anual e a Lei de Diretrizes Orçamentárias, contendo os Anexos de Metas e Riscos  Fiscais  para  o  exercício  seguinte,  nos  termos  dos  arts.  4º e 5º  da  Lei
Complementar nº 101/00, a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Seguindo a resolução:

Art. 4º Além da documentação mencionada no artigo anterior compete ainda ao
Prefeito e ao Presidente da Câmara (no que couber a este último) o  encaminhamento à
Comissão de Transmissão de Governo, até 31 de janeiro, a seguinte documentação:

I – Termo de Verificação de Saldo em Caixa, no qual se registrará o valor, em moeda corrente, e  os  cheques  em  poder  da  Tesouraria,  encontrados  nos  cofres  da Prefeitura ou da Câmara em 31 de dezembro do exercício que se encerra, assinado  pela Comissão instituída através de Ato dos respectivos gestores, conforme determina a Resolução TCM nº 1060/05, art. 9º, item 20 e art. 10 item 2;

II – Termo de Verificação de Saldos Bancários, do qual constará o saldo da conta-corrente da Prefeitura ou Câmara em bancos, anexando-se extrato que indique o valor existente no banco em 31 de dezembro do exercício que se encerra, acompanhado da respectiva conciliação bancária, devidamente, assinados pelo Gestor, Tesoureiro e Contador;

III – Relação das Contas Bancárias, a qual deverá indicar o nome do banco e o número da conta;

IV – Relação de valores pertencentes a terceiros, como, por exemplo, cauções, cautelas etc.;

V –  Demonstrativo  dos  Restos  a  Pagar  referentes  a  exercícios  anteriores  e
aqueles  relativos  ao  exercício  que  se  encerra,  com  cópias  anexas  dos respectivos empenhos, distinguindo-se os processados dos não processados, contendo:

a) o número de ordem, pela numeração dos empenhos, a dotação, com os respectivos valores e nomes dos credores;
b) o número da inscrição do credor no CNPJ ou CPF;
c) a data do contrato, do empenho e, se processados, a data da liquidação;

Essas e outras determinações partem do princípio da legalidade e em conjunto auxiliam enormemente no processo de transição não apenas de um gestor ou grupo político para outro, mas no entendimento da população de como estão sendo geridos os nossos recursos e de que forma estará sendo transmitido a outro gestor o futuro de todos os munícipes de nossa Caraíbas querida.

Portanto exijamos que se cumpra a lei!




terça-feira, 20 de novembro de 2012

Uneb: Inscrições prorrogadas para o vestibular 2013.

Candidatos têm até o dia 25 de novembro para fazer a inscrição. São oferecidas 4.297 vagas distribuídas entre Salvador e outras 23 cidades. 


A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) prorrogou as inscrições do Vestibular 2013 até o domingo (25).
 
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, no site www.inscricao2013.uneb.br, até as 23h59 de domingo. Para validar o procedimento, os candidatos que não foram beneficiados com a isenção devem pagar a taxa de inscrição, no valor de R$ 98, até o dia 26 de novembro.

A Uneb informou que o Vestibular 2013 oferece 4.297 vagas nos cursos de graduação nos campi de Salvador e de 23 cidades do interior do estado. Na lista de cursos disponíveis na capital estão Medicina, Psicologia, Administração, Fisioterapia, Direito, Comunicação Social, entre outros.

Este ano, a instituição abriu vagas para duas novas graduações. Agora, os candidatos também podem concorrer a uma vaga no curso de Ciências Contábeis do campus XIII, em Itaberaba, e no curso de Engenharia Agronômica, no campus XXII, em Euclides da Cunha. 

A universidade reserva 40% das vagas para candidatos negros da rede pública de ensino e 5% para indígenas. A realização das provas do vestibular 2013 está prevista para os dias 13 e 14 de janeiro.

Na região Sudoeste da Bahia são oferecidas os cursos de Letras: Língua Portugiesa e literatura no Campus de Brumado; Ciências Biológcas, Matemática, História, Letras: Língua Portugiesa e Literatura,  Letras: Língua Inglesa e Literatura e Geografia, no Campus de Caetité e por fim no Campus de Guanambi são oferecidas vagas nos cursos de Administração, Educação Física, Enfermagem e Pedagogia.




segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Dia Nacional da Consciência Negra: Ainda são muitos os que resistem e lutam contra a segregação.

Comemora-se no Brasil no dia 20 de novembro, o dia Nacional da Consciência Negra. Estabelecida pelo projeto de lei nº 10.639 de 10 de janeiro de 2003, a data refere-se à morte de Zumbi, líder da resistência negra contra a escravidão no Quilombo dos Palmares no ano de 1695.

O processo de formação sócio-histórica e territorial do Brasil fora marcado pelo lamentável regime escravagista, mão-de-obra largamente utilizada pelos colonizadores ao longo de todo período colonial, nas plantations costeiras, no cultivo de cana-de-açúcar.

E mesmo após a famigerada “independência” dos domínios da colonização portuguesa em 1822, o Brasil império manteve a mão-de-obra escrava no desenvolvimento das suas primárias atividades econômicas, isso porque a abolição da escravatura, de forma oficial, só veio em 1888, com a dita Lei Áurea, que libertou os escravos e os deixou como o estorvo da incipiente sociedade urbana brasileira. Porém, os negros sempre resistiram e lutaram contra a opressão e as injustiças advindas da escravidão. 

A lamentável combinação da monocultura, latifúndio e mão-de-obra escrava deixou como legado um país de uma sociedade classista, de profundas disparidades sociais e segregada pela cor.

Triste, mas vivemos num país que embora diga existir uma “democracia racial”, pende ainda e lamentavelmente para um racismo velado, onde as melhores oportunidades têm cor. Onde ainda é visto com estranheza um negro ocupando um cargo público de destaque ou mesmo o protagonismo de algum seriado da TV, onde ainda é necessário que se hajam cotas raciais para a entrada nas universidades públicas, onde ainda são os negros a maioria dos que exercem as funções mais desvalorizadas do mercado de trabalho, dentre outras contradições.

Vale dizer também que sempre ocorreu uma valorização dos personagens históricos de cor branca. Como se a história do Brasil tivesse sido construída somente pelos europeus e seus descendentes. Imperadores, navegadores, bandeirantes, líderes militares entre outros foram sempre considerados heróis nacionais, em detrimento de heróis da resistência como tantos outros “zumbis” que nossa história já nos apresentou.

Comemorar o Dia Nacional da Consciência Negra é enaltecer a importância indiscutível do povo africano em nossa história e do processo de “afro-brasileirismo” que nos torna a nação mais plural que já se existiu, rica em cultura, memória, cantos e encantos.

Comemorar o dia Nacional da Consciência Negra é permitir-se tornar um pouco Zumbi dos Palmares, resistir e combater bravamente o processo latente de expropriação de nossa cultura e de valores, combater o preconceito e a discriminação de um ser em virtude da cor da sua pele, fazendo a nossa parte no processo de construção de uma sociedade mais inclusiva e menos demagógica.

Viva o Dia Nacional da Consciência Negra!!!





Terceirizados da Coelba entram em greve por tempo indeterminado

Terceirizados da Coelba entram em greve por tempo indeterminado

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Caraíbas: Parabéns aos nossos jovens universitários!


Está Ficando para trás o tempo em que cursar uma faculdade era apenas um sonho distante para os jovens de Caraíbas. Seguindo o contexto atual em nível de Brasil onde o acesso as universidades estaduais e federais dão-se de maneira ligeiramente mais democrática, mediante políticas públicas voltadas a esse fim, em nosso município alguns jovens tem se despertado para referida oportunidade.

É fato que em comparação a outros países até mesmo da América do Sul o Brasil está bem a abaixo do esperado no que tange a oferta de vagas em universidades públicas bem como no processo de seleção para a entrada desses jovens na vida acadêmica, no entanto programas federais como o PROUNI, e a aderência de universidades a sistemas de cotas sócio-econômicas e raciais, (resguardando todas as suas controvérsias), tem favorecido o acréscimo no número de estudantes ao ensino superior no país.

Em se tratando dos jovens de nosso município, e utilizando apenas a título de comparação, no ano de 2004, quando ingressei na Universidade do Estado da Bahia UNEB, para cursar Geografia, tornei-me o primeiro estudante do município a ser aprovado num vestibular de uma Universidade Pública. E isso em minha opinião representou um atraso para nosso município, haja vista o avançado tempo em que já vivíamos.

Resultado talvez da falta de estímulo ou de apoio por parte dos poder público local, bem como de políticas estáveis voltadas a esse fim em nível de Brasil, acrescido da necessidade de muitos de nossos jovens que, posterior à conclusão do Ensino Médio, de imediato, tinham que ir trabalhar fora para auxiliar na economia familiar.

Atualmente, são dezenas de jovens de nosso município estudando em diversas universidades estaduais e federais, bem como naquelas mais “comprometidas” Universidades à Distância, todos em busca da inquestionável e necessária qualificação e aquisição de conhecimento.

Embora seja necessário e lamentável termos que registrar o convívio desses nossos estudantes com a falta de apoio, tal qual o transporte, sobretudo à cidade de Vitória da Conquista que abriga o maior número deles, ou mesmo uma casa de apoio, o que os livrariam dos altos custos com aluguel e passagens, já que são todos oriundos de famílias sem muito poder aquisitivo.

Somente nos últimos dois meses foram quatro de nossos jovens que se formaram, todos pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB são eles: Kátia Santos Dias (Agronomia), Neuraci Dias (Matemática), Tamires Dias dos Santos (Pedagogia) e Edílson Vieira da Silva (Geografia).

A todos eles nossos parabéns e o desejo de muitas alegrias no desempenho de suas profissões. E que se multipliquem os nossos acadêmicos.

Kátia

Tamires

Neuraci

Edilson


Caraíbas: O retorno da chuva e a alegria do sertanejo.

Os últimos dias tem trazido para o sertanejo do sudoeste da Bahia muita esperança e expectativa de melhoria da situação vigente, as chuvas finalmente voltaram a cair devolvendo a todos o alívio perante as dificuldades já extremas que até alguns dias atrás era enfrentada pela falta d'água e de alimentação para os animais.


No município de Caraíbas as chuvas embora ainda não muito bem distribuídas já se fazem presentes, nas tardes dos dias de quinta-feira e hoje (sexta-feira), choveu forte principalmente na sede do município de em algumas localidades adjacentes, o que resultou em enxurradas nos riachos e córregos e acúmulo de água nos reservatórios da região. Ao agricultor um alento, revestido de esperança pelo um ano produtivo. 

A expectativa é que o período chuvoso perdure o suficiente para a melhoria satisfatória em todas as regiões do nosso município e municípios circunvizinhos. Assim como se vive uma tremenda expectativa pelo aumento significativo no volume de água da barragem do rio Gavião.

Segundo as agências de metereologia o tempo permanece chuvoso durante todo o final de semana na região sudoeste da Bahia.








O RELATO DA BAHIA: Ônibus da Novo Horizonte se envolve em acidente,um...

O RELATO DA BAHIA: Ônibus da Novo Horizonte se envolve em acidente,um...: Ônibus que deixou Ibirapitanga com destino a São Paulo bate em rodovia mineira Uma criança morreu |Foto: Rodrigo Dias / EPTV ...

Suplente de vereador toma posse em Anagé

Publicado por Napoleão Pires

Em sessão extraordinária realizada nesta quarta-feira (14), a Mesa diretora da Câmara municipal de Vereadores de Anagé deu posse ao suplente do ex-vereador Rildo Querino (PSB), que teve o mandato eletivo cassado pela Mesa Diretora da Casa no dia seis de novembro. Por volta das onze horas, Deoclides Dias Santos de 58 anos, o popular Kiu (PP), fez o juramento de cumprimento do dever e assumiu a função de vereador pelo município de Anagé. Em sua fala de apresentação, Kiu agradeceu a oportunidade e colocou o novo mandato a disposição da comunidade anageense. Ha outra vaga já convocada pela Mesa em aberto: A da ex-vereadora Lucia Helena de Brito (PSD) que pertence ao atual secretário de finanças do município, Elbson Soares Filho (PTB), suplente imediato da ex-vereadora que tem 15 dias para assumi-la.





quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Caraíbas: Aprovação da bonificação para os professores: Presente da senhora prefeita?


Aconteceu na manhã desta quarta-feira (14/11), mais uma sessão ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de Caraíbas, mesmo que costumeira e lamentavelmente as sessões ocorridas na casa não tenham sido suficientemente atrativas do ponto de vista da discussão de e aprovação de projetos que viabilizem o desenvolvimento do nosso município, a última sessão atraiu um bom número de pessoas, que puderam acompanhar uma “intrigante” reunião.

Posterior a breves pronunciamentos de alguns dos nove vereadores presentes, passou-se à ordem do dia que era a votação dos Projetos de Lei nº 13 e 14, encaminhados pelo executivo municipal que davam conta, de bonificações aos servidores da educação e professores. Para os servidores a referida bonificação, chamada de excepcional e livre de qualquer base de cálculo a ser paga em parcela única será no valor de R$ 500,00 (quinhentos reais). Já o Projeto de Lei nº 14, dá conta do pagamento de uma bonificação da mesma natureza, porém aos professores, diretores e coordenadores pedagógicos, no valor de R$ 2.000,00 (dois mil reais).  

O relator do projeto o vereador Edson Lenares, juntamente com a comissão formada para a apreciação do projeto deu parecer favorável a aprovação, que em plenária com os demais vereadores fora a provado por oito votos favoráveis e nenhum contra.

O que intriga nessa história toda não é nem o fato de se ter aprovado essa bonificação à categoria, que, diga-se de passagem, vive uma eterna desvalorização, mas sim a forma passiva e sem discussão em que uma pauta como essa fora aprovada

Com exceção do vereador Dinácio Alves, nenhum outro parlamentar observou que o referido abono não se tratava de uma “boa ação” da prefeita, mas sim representa a falta de competência da mesma que ao longo de todo o seu mandato pouquíssimo fez no sentido de trazer aos professores e servidores de apoio a tão discutida valorização.

É lamentável ter escutado do vereador Jones Coelho a absurda afirmação de que a prefeita Norma Suely, muito fez pela educação de Caraíbas, com competência e responsabilidade, e que tal bonificação era um verdadeiro presente dado aos professores.

Vereador é vergonhoso vosso posicionamento. Será que o senhor sabe ao menos o que é plano de carreira?  Conhece talvez a lei federal nº 11.738 que estabelece o piso salarial do magistério, que já é uma vergonha e nem isso pagam por aqui?
É por conta de atuações mesquinhas de alguns legisladores em nosso município que vivemos essa lastimável situação no que tange a valorização dos professores. Não seria de responsabilidade dos mesmos debater e cobrarem do poder executivo um posição mais séria para com a educação?

Será que ao invés de se pensar em bonificação não deveria com seriedade pensar num plano gradativo de melhoria nas condições de trabalho e reajuste no salário dos professores?
Não era obrigação do poder público municipal cuidar do processo de qualificação desses professores para enfim acabar com o “finjam que aprendem que finjo que ensino?”, oportunizando-lhes uma formação de fato para estarem na sala de aula?

E o que é pior, para muitos desses profissionais a situação está maravilhosa...

Que venha 2013, e com ele uma nova forma de pensar a educação em nosso município, com mais responsabilidade e menos teatro...


terça-feira, 13 de novembro de 2012

Projeto Cisternas: GRH em Belo Campo


O projeto “Cisternas, água e cidadania no semiárido”, desempenhado pela ASAMIL, Associação do Semiárido da Microrregião de Livramento tem feito a diferença em dezenas de comunidades rurais de alguns municípios da região Sudoeste do Estado.

São milhares de cisternas de captação de água de chuva para o consumo humano, uma alternativa extremamente viável no sentido de assegurar às famílias beneficiadas seguridade hídrica e conseqüentemente melhores condições de vida e saúde.

Como já fora reportado em outra ocasião, no município de Caraíbas está em fase bem adiantada a construção de 300 cisternas, fruto de convênio assinado entre a ASAMIL, o Governo Federal e a Secretaria do Desenvolvimento Social e Combate a Pobreza do estado da Bahia - SEDES. São centenas de famílias que passaram a contar com água de qualidade se desprendendo da incerteza da escassez de água ao para o abastecimento humano. 

No vizinho município de Belo Campo, o convênio assinado pela entidade junto aos Governos Federal e Estadual e a Fundação Banco do Brasil, vai garantir a construção de 1037 cisternas, quantidade já bem próxima do necessário para o processo de universalização, ocasião em que todas as famílias do município terão uma cisterna de captação de água da chuva para o consumo humano.

No último final de semana dezenas de famílias, das comunidades de Sussuarana e Baixa do Panela, bem com suas adjacências,  puderam participar do chamado curso de Gerenciamento de Recursos Hídricos - GRH. Trata-se de uma capacitação que as famílias recebem com conhecimentos no tocante a técnicas de convívio com o semiárido, agro ecologia, cidadania e cuidados com as cisternas. São dois dias de muita troca de experiências e confraternização.












Versão maravilhosa de "ASA BRANCA", cantadas por músicos Sul-Coreanos

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

O “mensalão” tucano



Por Mino Carta, na Carta Capital

A mídia nativa entende que o processo do “mensalão” petista provou finalmente que a Justiça brasileira tarda, mas não falha. Tarda, sim, e a tal ponto que conseguiu antecipar o julgamento de José Dirceu e companhia a um escândalo bem anterior e de complexidade e gravidade bastante maiores. Falemos então daquilo que poderíamos definir genericamente como “mensalão” tucano. Trata-se de um compromisso de CartaCapital insistir para que, se for verdadeira a inauguração de um tempo novo e justo, também o pássaro incapaz de voar compareça ao banco dos réus.

A privataria. Não adianta denunciar os graúdos: a mídia nativa cuida de acobertá-los
Réu mais esperto, matreiro, duradouro. A tigrada atuou impune por uma temporada apinhada de oportunidades excelentes. Quem quiser puxar pela memória em uma sociedade deliberadamente desmemoriada, pode desatar o entrecho a partir do propósito exposto por Serjão Motta de assegurar o poder ao tucanato por 20 anos. Pelo menos. Cabem com folga no enredo desde a compra dos votos para a reeleição de Fernando Henrique Cardoso, até a fase das grandes privatizações na segunda metade da década de 90, bem como a fraude do Banestado, desenrolada entre 1996 e 2002.

Um best seller intitulado A Privataria Tucanaexpõe em detalhes, e com provas irrefutáveis, o processo criminoso da desestatização da telefonia e da energia elétrica. Letra morta o livro, publicado em 2011, e sem resultado a denúncia, feita muito antes, por CartaCapital, edição de 25 de novembro de 1998. Tivemos acesso então a grampos executados no BNDES, e logo nas capas estampávamos as frases de alguns envolvidos no episódio. Um exemplo apenas. Dizia Luiz Carlos Mendonça de Barros, presidente do banco, para André Lara Rezende: “Temos de fazer os italianos na marra, que estão com o Opportunity. Fala pro Pio (Borges) que vamos fechar daquele jeito que só nós sabemos
 fazer”.

Afirmavam os protagonistas do episódio que, caso fosse preciso para alcançar o resultado desejado, valeria usar “a bomba atômica”, ou seja, FHC, transformado em arma letal. Veja eÉpoca foram o antídoto à nossa capa, divulgaram uma versão, editada no Planalto e bondosamente fornecida pelo ministro José Serra e pelo secretário da Presidência Eduardo Jorge. O arco-da-velha ficou rubro de vergonha, aposentadas as demais cores das quais costuma se servir.

Ah, o Opportunity de Daniel Dantas, sempre ele, onipresente, generoso na disposição de financiar a todos, sem contar a de enganar os tais italianos. Como não observar o perene envolvimento desse monumental vilão tão premiado por inúmeros privilégios? Várias perguntas temperam o guisado. Por que nunca foi aberto pelo mesmo Supremo que agora louvamos o disco rígido do Opportunity sequestrado pela PF por ocasião da Operação Chacal? Por que adernou miseravelmente a Operação Satiagraha? E por que Romeu Tuma Jr. saiu da Secretaria do Ministério da Justiça na gestão de  Tarso Genro? Tuma saberia demais? Nunca esquecerei uma frase que ouvi de Paulo Lacerda, quando diretor da PF, fim de 2005: “Se abrirem o disco rígido do Opportunity, a República acaba”. Qual República? A do Brasil, da nação brasileira? Ou de uma minoria dita impropriamente elite?

Daniel Dantas é poliédrico, polivalente, universal. E eis que está por trás de Marcos Valério, personagem central de dois “mensalões”. Nesta edição, Leandro Fortes tece a reportagem de capa em torno de Valério, figura que nem Hollywood conseguiria excogitar para um policial noir. Sua característica principal é a de se prestar a qualquer jogo desde que garanta retorno condizente. Vocação de sicário qualificado, servo de amos eventualmente díspares, Arlequim feroz pronto à pirueta mais sinistra. Não se surpreendam os leitores se a mídia nativa ainda lhe proporcionar um papel a favor da intriga falaciosa, da armação funesta, para o mal do País.

Pois é, hora do dilema. Ou há uma mudança positiva em andamento ou tudo não passa de palavras, palavras, palavras. Ao vento. É hora da Justiça? Prove-se, de direito e de fato. E me permito perguntar, in extremis: como vai acabar a CPI do Cachoeira? E qual será o destino de quem se mancomunou com o contraventor a fim de executar tarefas pretensamente jornalísticas, como a Veja e seu diretor da sucursal de Brasília, Policarpo Jr., uma revista e um profissional que desonram o jornalismo.



domingo, 11 de novembro de 2012

Anagé: Presidente cassa vereadores faltosos


Os vereadores Rildo Querino Silva (PSB) e Lúcia Helena de Brito (PSD) foram afastados dos seus mandatos nesta sexta-feira (9). A decisão de cassar os mandatos dos vereadores veio após a confirmação de que os dois teriam faltado a mais de três sessões legislativas consecutivamente. Conforme informações do assessor Jurídico da Câmara, Edmundo Ribeiro, o presidente da Mesa Diretora, Igor Leonardo Oliveira Macário (PCdoB), ordenou o afastamento dos dois e a posse dos seus suplentes imediatamente. De acordo com a lista de suplentes, quem assume a cadeira de Rildo Querino é Deoclides Santos, o popular Kiu (PP) e Elbson Soares Filho (PTB), este na vaga deixada por Lúcia Helena. Informações do Blog do Napoleão.

Por Anderson Oliveira



sexta-feira, 9 de novembro de 2012

L7 uma loja CONCEITO em Caraíbas!


Foi reinaugurada nessa sexta-feira (09/11) em Caraíbas a loja L7, de propriedade do jovem empresário Leôncio Santos Neto, popularmente conhecido como "Lony".

Repaginada, a loja tornou-se um moderno estabelecimento com muito requinte e variedade em seus produtos. Calçados, confecções, acessórios, aparelhos celulares e artigos de tecnologia, compõe o variado estoque, associado ao conforto e bem estar propiciado pelo ambiente.

Lony, que provém de uma família de comerciantes da cidade, também mantém uma filial da L7 na vizinha cidade de Maetinga. E assim como os demais investidores no comercio local espera por dias melhores e pela dinamização da economia caraibense, que perpassa por incentivos do poder público municipal na melhoria na qualidade de vida das pessoas e na geração de emprego e renda, e com isso uma melhor circulação econômica, fatores até então deficitários no município de Caraíbas.

Casado com a também proprietária de loja Adriana e pai do pequeno Douglas, Lony é um exemplo de quem acredita no potencial caraibense e de quem direta ou indiretamente colabora para o crescimento de nossa cidade.

L7, vale a pena conhecer!

Lony, sua esposa Adriana e o filho Douglas.







Alane e Daniela, as simpáticas funcionárias da loja.