Aqui a palavra de ordem é a Liberdade de Expressão!!!

Bem vindos ao COTIDIANO, um blog criado para ser mais uma ferramenta alternativa de comunicação, tendo como intuito colaborar para a troca de opiniões em torno de assuntos pertinentes da sociedade, partindo do pressuposto da liberdade de expressão.

VISUALIZAÇÕES

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Entidades da sociedade civil caraibense articuladas para a construção de cisternas de captação de água de chuva

O semi-árido brasileiro compreende uma área de 969.589 Km² e abrange 1.133 municípios de nove estados do Brasil: Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nessa região vivem cerca de 22 milhões de pessoas, cerca de 11,8% da população brasileira.

A caatinga, bioma exclusivamente brasileiro, é  predominante no semi-árido. Caracteristicamente a caatinga apresenta uma heterogeneidade em toda sua extensão, apresentando grande variedade de espécies animal e vegetal adaptadas às condições rigorosas do clima seco. No entanto apresenta grande potencial produtivo em se tratando das atividades agrícolas, sendo o grande entrave mesmo a irregularidade no ciclo chuvoso da região, fator que comumente interfere no volume de produção.

Outra característica do Semiárido brasileiro é o déficit hídrico. Mas, isso não significa falta de água. Pelo contrário, é o semiárido mais chuvoso do planeta. A média pluviométrica vai de 200 mm a 800 mm anuais, dependendo da região. Porém, as chuvas são irregulares no tempo e no espaço. Além disso, a quantidade de chuva é menor do que o índice de evaporação, que é de 3 mil mm/ano, ou seja, a evaporação é três vezes maior do que a de chuva que cai. 

Isso significa que as famílias precisam se preparar para a chegada da chuva. Ter reservatórios para captar e armazenar água é fundamental para garantir segurança hídrica no período de estiagem, a exemplo das cisternas domésticas, cisternas-calçadão, barragens subterrâneas e dos tanques de pedra. 
(Texto adaptado de artigo extraído em: http://www.asabrasil.org.br)


O município de Caraíbas, inserido nesse contexto do polígono da seca, também apresenta índices deficitários no que tange ao abastecimento de água. Diante dessa realidade entidades como o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caraíbas em parceria com as Associações de Produtores Rurais, Conselho Municipal de Desenvolvimento e da Paróquia Santo Antônio, cujos representantes estão compondo uma comissão formada articulando-se na finalidade de executar junto a Associação do Semi-Árido da Microrregião de Livramento-ASAMIL a construção de 300 cisternas de captação de água da chuva para consumo humano, com início para as próximas semanas. Entre as regiões que inicialmente serão atendidas estão os povoados de Maxixe, Salinas I, Grama, Marreca, José Marques, Algodão, São Joaquim, Extrema, Lourenço, Félix, Jiboia, Lagoa Seca, Olho D'água, Veredinha e Mamoeiro. Dentre as citadas comunidades, serão efetuados os cadastramentos e, atendendo os critérios estabelecidos pela entidade e pelo Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Combate a Pobreza, serão enfim beneficiadas com a construção de uma cisterna de consumo humano de 16 mil litros.  


Em todo o município segundo levantamento da comissão, existe uma demanda para a universalização de 900 cisternas, não incluindo as 510 unidades já construídas pela Articulação do Semi-Árido (ASA). A boa notícia é a existência de uma grande perspectiva com reais possibilidade de que haja o processo de universalização do município na construção das cisternas, onde todas as famílias da extensão rural deterão uma unidade. Fato previsto para o final do corrente ano e início do próximo.



REUNIÃO NO STR DE CARAÍBAS DA COMISSÃO MUNICIPAL PARA A CONSTRUÇÃO DAS CISTERNAS - ASAMIL



Com Texto Livre: A política brasileira, a virtude e a fortuna

Com Texto Livre: A política brasileira, a virtude e a fortuna: Depois de 27 anos de redemocratização do país, e de um período prolongado de luta aberta entre forças que se opõem no cenário político, t...

Nota da CNBB por ocasião do Dia Nacional de combate ao tratablho escravo

Nota da CNBB por ocasião do Dia Nacional de combate ao tratablho escravo

quinta-feira, 19 de abril de 2012

terça-feira, 17 de abril de 2012

MEGA TORNEIO INTEGRAÇÃO: DIA 29 DE ABRIL, NÃO PERCAM!!!

Quando se fala em desenvolvimento sócio-educativo e qualidade de vida em um determinado lugar, deve-se associar indubitavelmente esses fatores à prática do esporte. Haja vista ser o esporte o grande responsável pela viabilização de uma vida mais saudável e sobretudo desagregada das questionáveis práticas de desvio de conduta entre os mais jovens. Dessa forma a prática esportiva deveria estar intrinsecamente ligada aos projetos políticos dos indivíduos que, detendo um cargo eletivo, deveriam se preocupar mais com o pleno desenvolvimento social dos municípios a que dirigem..

Em se tratando do município de Caraíbas, é triste ter que relatar a inexistência da preocupação por parte dos gestores municipais para com o incentivo da prática do esporte em suas mais variadas modalidades, não havendo se quer um órgão municipal competente no trato das questões relativas ao esporte e a cultura no município.

Preocupado com a lastimável realidade de Caraíbas no que tange esses fatores, o professor Ademilton sempre se incumbiu de promover atividades que envolvam o esporte e a cultura, cobrindo um lacuna deixada pelo "desleixo" do poder público municipal.

Geógrafo de formação, o professor Ademilton é natural da cidade de Itapetinga, e a mais de uma década ajuda a escrever a história de nossa Caraíbas, dando um contribuição extrema para esse município. A começar pela sua importantíssima atuação no colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães - CELEM, donde ministra aulas de Geografia e de Educação Física, bem como sua expressiva participação em outros setores da sociedade civil caraibense.


E cumprindo mais uma vez seu voluntarioso e brilhante papel, o professor Ademilton promove no próximo dia 29 de abril o MEGA TORNEIO INTEGRAÇÃO, torneio de futebol masculino que congregará diversas equipes das mais variadas localidades do município de Caraíbas e de outras cidades como Anagé, Aracatu, Belo Campo e do distrito de São Felipe. Com o apoio importante dos seus patrocinadores que assim como o professor, também se preocupam com o desenvolvimento da cidadania em Caraíbas. 

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Degradação ambiental e despreparo das autoridades caraibenses!

A discussão em torno das questões ambientais, de preservação dos recursos naturais e da imprescindível necessidade da adequada destinação dos resíduos, ganha a cada ano maior amplitude, dado ao lamentável processo de degradação em que o homem tem submetido o meio ambiente, tornando-o cada vez mais vulnerável aos "efeitos colaterais" do desenvolvimento tecno-científico por assim dizer, aprimorado pela capacidade inventiva da humanidade.

Sem dúvida alguma todos nós, os indivíduos inseridos nesse lamentável processo, temos conhecimento do referido contexto e da urgência em mudar os hábitos comportamentais em prol de uma maior qualidade de vida, principalmente para as gerações futuras. Curioso é saber que ainda assim existam pessoas, o que é pior, incumbidas de uma administração municipal, que permitam  que atos reprováveis de degradação ambiental venham a acontecer. O fato elucidado ocorreu em pleno perímetro urbano (conforme o registro fotográfico), ainda que fosse em outro local, mas destaco o fato de que seja no perímetro urbano, pelo simples motivo do agravante estar diante dos olhos da administração municipal. 

Os detritos gerados pela reforma e ampliação da Unidade de Saúde Santo Antônio - obra que diga-se de passagem tem levado uma eternidade para ser concluída - foram jogados indiscriminadamente as margens de um córrego que atravessa a cidade e desemboca à montante na barragem do Rio Gavião. Parte desse material foi inclusive queimado, em plena margem do córrego e da rua. Evidenciando tanto a emissão de poluentes na atmosfera, quanto o incômodo causado nas residências dado a intensa fumaça gerada numa área residencial. É lamentável dizer, mas esse é um fato corriqueiro na cidade de Caraíbas, local onde as autoridades ao invés de serem os expoentes na luta por uma cidade mais limpa e harmonicamente preservada, são ao contrário os principais responsáveis por reprováveis atos de desrespeito ao meio ambiente e aos residentes de Caraíbas.

Que coisa não!!!



Vitória da Conquista vence o Camaçari e se classifica para as semifinais do Baiano

Vitória da Conquista vence o Camaçari e se classifica para as semifinais do Baiano

Serrano faz o dever de casa, goleia o Itabuna e permanece na elite do futebol Baiano

Serrano faz o dever de casa, goleia o Itabuna e permanece na elite do futebol Baiano

Futebol do Sudoeste da Bahia fazendo bonito no Baianão!!!!