Aqui a palavra de ordem é a Liberdade de Expressão!!!

Bem vindos ao COTIDIANO, um blog criado para ser mais uma ferramenta alternativa de comunicação, tendo como intuito colaborar para a troca de opiniões em torno de assuntos pertinentes da sociedade, partindo do pressuposto da liberdade de expressão.

VISUALIZAÇÕES

sexta-feira, 30 de março de 2012

Dia de cidadania no STR de Caraíbas: Homenagem às mulheres.

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caraíbas promoveu nessa sexta (30/03) um dia especial comemorativo às mulheres, em face ao dia Internacional da Mulher comemorado no último 08 de março.  
O evento contou com uma participação significativa das mulheres associadas e não associadas do município de Caraíbas, além de muitos homens que compareceram para prestigiá-las.


Tocando seu cavaquinho, sr. Orlando animou a festa, deixando-a super descontraída, além de diversas homenagens e sorteio de brindes entre as participantes. Tendo sido concluído o dia com uma deliciosa feijoada preparada carinhosamente por Eliete, Graça e Pedro. 


Estiveram presente algumas autoridades do município como o vice-prefeito Luizinho, os vereadores Doura e Vicente, além do deputado Federal Artur Maia e a sempre constante parceria com o mandato dos Deputados Federal e Estadual Waldenor Pereira e José Raimundo Fontes respectivamente, tendo sido representados por sua assessoria na pessoa da companheira Amélia. É importante registrar o imprescindível apoio para a realização do evento do escritório de advocacia do Dr. Edson Ferreira, Óticas Diniz e do Mandato Popular dos deputados petistas supra citados.


Em sua fala a presidente do STR Maria Cleide de Souza Patez manifestou sua alegria em poder, junto aos demais membros da diretoria da entidade, promover um encontro tão maravilhoso de valorização da mulher trabalhadora. A importância da mulher na sociedade cotidiana, bem como suas conquistas ao longo dos anos  foi o temário que norteou a fala de todos os que compuseram a mesa de abertura do evento. 




















quinta-feira, 29 de março de 2012

Fardamento escolar: ameaças e despreparo na gestão de uma escola.

O que dá a uma pessoa o direito de arbitrariamente agir perante outros, expelindo a mais apurada das arrogâncias? Estaria alguém em qualquer instância de poder ou gozando de qualquer status social acima da razão? Faz sentido o indivíduo ameaçadoramente condenar o outro sem contudo ouvir a sua versão? São questões absurdas mas que infelizmente em certos lugares se presenciam, e o que é pior, não raramente em ambiente escolar. 


O fato é que, segundo informações, em uma determinada Unidade Escolar do município de Caraíbas, a diretora da instituição quis a toda força impor suas diretrizes, e olha que em matéria de imposição a pessoa dá um show. Ocorre que no último dia 28 de março durante uma aula, a gestora escolar adentra uma sala de aula de uma turma do noturno, na tentativa de obrigar alguns alunos desprovidos do fardamento escolar a não mais entrarem  na escola sem o referido uniforme. Ainda que, em seu argumento não muito amistoso, a dita diretora deva ter apresentado suas razões para a exigência, o fato é que ela demonstrou desconhecer, ou apenas convenientemente se esquecer da facultativa utilização do fardamento escolar no turno da noite, segundo o artigo 2º da lei Nº 8.907, de 6 de julho de 1994, que rege que "o programa de fardamento escolar limita-se a alunos de turnos letivos diurnos." 


Embora antiga, a lei, provavelmente ainda em vigor, apenas reforça e abre prerrogativas para que os estudantes ameaçados questionem a postura infeliz da referida diretora. 


Ainda que se queira indispor ao que descreve a questão facultativa do uso do uniforme e assim exigir aos alunos do noturno a utilização do fardamento escolar, que se faça de uma forma menos ditatorial, dando as determinadas orientações com base no diálogo e entendimento, haja vista se tratar de uma escola. 


Esse é o resultado imediato da indiscriminada indicação de algumas pessoas a ocuparem cargos tão importantes sem contudo ter preparo adequado para tal. Educação é coisa séria!!!

A armadilha do reajuste salarial dos professores em Caraíbas.

Curioso como em um ano eleitoral as coisas acontecem como num passe de mágica. Eis que na última sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Caraíbas, a prefeita municipal encaminhou projeto a ser votado pelos legisladores em caráter de urgência, trata-se do projeto refente ao reajuste salarial dos professores e demais servidores municipais. Segundo informações os professores receberiam 15 % de aumento e os demais servidores municipais 5%. 


Longe de mim questionar a necessidade suprema de valorização da mão-de-obra do trabalhador, sobretudo num contexto de extrema exploração capitalista do indivíduo que, dispondo apenas de sua força de trabalho, insere-se inquestionavelmente no processo de exploração por parte dos detentores dos meios de produção. 


No caso do funcionalismo público e especialmente em Caraíbas, esse processo é ainda mais latente, uma vez que são grandes os níveis de exploração, associado ao errôneo paradigma por aqui criado, de que o poder absoluto é atribuído aos que chamo de "donos do poder", na verdade indivíduos que imaginam equivocadamente que nunca serão destituídos dessa "moribunda" forma de administrar sob custódia da mordaça, razão a qual não se dá o direito a nenhum questionamento por parte daqueles que ousarem discutir os horrores por eles praticados, que aqui não carecem ser mais ditos, bastando apenas sabermos que o município de Caraíbas é um dos campeões em matéria de corrupção no estado da Bahia.


Enfim, voltando ao projeto encaminhado à Câmara de Vereadores em caráter de urgência, a prefeita municipal, além de se tornar "boazinha" da noite para o dia, ainda exigiu que os "pobres" professores fossem acompanhar a sessão que votaria o aumento de seus salários, quer dizer: "vão lá ver como os valorizo". 


Repito, ainda é muito pouco em termos de reajustes, professor no Brasil deveria ser um dos profissionais mais bem remunerados, dada a importância da função exercida. Mas o que se vê, principalmente por aqui, são mitigadas ofertas de melhoria salarial, nem sempre acompanhados de adequadas condições de trabalho e ainda revestidos de "cafajestice" eleitoreira, ou não seria isso? Alguém aí acredita em Papai Noel? 


De fato Caraíbas, em comparação com alguns outros municípios do entorno, não tem um dos piores salários pago ao magistério municipal, isso porque os demais municípios, convenhamos, ostentam salário de miséria aos professores, o que não dá à senhora prefeita o direito de se gabar de nada. Além do mais não são poucas as irregularidades por aqui encontradas no que tange a forma de tratamento aos professores, como a não existência do plano de carreira e a opção pelo não enquadramento em 40 horas em detrimento da massiva e indiscriminada contratação de professores, sem contudo preocuparem-se com a adequada qualificação de alguns. O professor que quiser atuar no sistema de ensino municipal de Caraíbas detendo sua pós-graduação e com isso imaginar que será adequadamente valorizado pelo seu nível, estará enganado, ele será submetido ao mesmo irrisório salário atribuído aos demais, inclusive "professores" que não tem nada além do que o Ensino Médio, ou detentores de diploma fabricado por EAD's "pegue e pague", algo não muito raro 
pelas escolas de nossa Caraíbas. 


Professores, não encarem isso como uma crítica à classe, e sim como um estímulo ao processo de rediscussão em torno dos erros do que eles chamam de valorização do professor em Caraíbas. Acham certo serem peça de barganha? Aquele que talvez se classificar como professore de fato, ávido pela construção do conhecimento e grande responsável pela formação da cidadania e da dissipação dos princípios de construção de uma sociedade equitativa, saberá entender a mensagem desse artigo. O que eu receio que sejam poucos que entendam
.
Basta ao desmandos dos "donos do poder", abaixo ao processo alienante de cooptação do que seriam as "mentes pensantes" do município.

A Copa é nossa?

A Copa é nossa?

Questões a cerca da festa da incoerência futebolística (por Frei Betto)

A Copa é nossa?

A Copa é nossa?

Questões a cerca da festa da incoerência futebolística (por Frei Betto)

quarta-feira, 21 de março de 2012

quinta-feira, 15 de março de 2012

quarta-feira, 14 de março de 2012

Paralisação Estadual: Cobrança pelo cumprimento da lei nº 11.738. E os professores da rede municipal em Caraíbas, nem um pouco preocupados!

Os professores da educação básica realizam entre os dias 14 e 16 de março uma paralisação nacional em reivindicação pelo cumprimento da lei nº 11.738, que dispõe sobre a obrigatoriedade dos estados e municípios pagarem um piso nacional estipulado pelo MEC de R$ 1.454,00 aos profissionais da educação básica, resguardando os níveis de qualificação do professor (E esse valor ainda não é o adequado). É válido observar que segundo informações dadas pelos sindicatos filiados à   Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação - CNTE, 17 estados descumprem a lei e não pagam o valor estipulado.


Essa  realidade é apenas um dos indícios do elevadíssimo grau de pauperização em que o sistema de ensino público no Brasil é submetido, muito além de apenas construir novas escolas ou mesmo aparelha-las, a melhoria da educação perpassa pela valorização do profissional do magistério, com base em uma remuneração condizente a importância da atividade exercida. Não é possível que um professor no Brasil detenha um salário tão diminuto, uma vez o mesmo exerce uma função importantíssima de formador de opinião e de futuros profissionais.


Mais triste ainda é ver , diante de tamanho descaso, a existência  de profissionais que por medo ou por simples alienação, não se dispõem a participar de movimentos como esse, haja vista a necessidade de mobilização e organização da categoria.


 Lamentavelmente existem aqueles que, mesmo se dizendo professor (a), acomodam-se diante da precariedade, se quer dignam-se a cobrar melhorias no âmbito do aprimoramento da educação pública e possibilitação de formar futuros cidadãos conscientes de seus direitos e deveres. Esse profissional infelizmente se cala diante de qualquer ameaça de seus gestores. Limitando-se ainda a trabalhar mediocremente, sem contudo possibilitar a seus alunos o pleno conhecimento, não só conteudístico, mas sobretudo da realidade em si, do cotidiano e das contradições sociais criadas não raramente por aqueles próprios detentores do poder que os impede de mobilizarem-se.


Detalhe: na cidade de Caraíbas os professores do Colégio Estadual Luís Eduardo - CELEM aderiram a paralisação, mas na rede municipal não. Estaria tudo certo com a educação em Caraíbas? Estariam satisfeitos os professores? Já sabemos a resposta. Não apenas pelo salário irrisório em que lhe proporcionam a prefeitura, e pela a não existência de plano de carreira e outras contradições, mas também pelo processo de coerção em que os mesmos são submetidos, não podendo se quer dar uma aula mais reflexiva, com base no senso crítico e na promoção da cidadania. Digo por experiência própria, minhas "boas aulas de Geografia" (palavras dos próprios alunos) me renderam a demissão.


Fica aí a questão: se está ruim, a tendência é piorar, enquanto os professores não perceberem que vivem numa tremenda mordaça. E a conta quem paga são nossos alunos!




segunda-feira, 12 de março de 2012

Xangai e Jessier Quirino "Bolero de Izabel" (trecho)



Show no Centro de Cultura de Vitória da Conquista dia 09/03/2012, maravilhoso!!!

Xangai e Jessier Quirino: Simplesmente um espetáculo!!!

Xangai e Jessier Quirino simplesmente fizeram um Show inesquecível no último dia 09 de março em Vitória da Conquista. Com um Centro de cultura completamente cheio, os dois artistas, que tenho como os menestréis da cultura popular nordestina, simplesmente fizeram um espetáculo de arrancar aplausos a cada minuto.

Posso dizer com muita convicção que foi um dos shows como a muito não havia participado, ainda mais quando se celebra o sertão, a "sabença" nordestina a "matutice brejeira", como diz o próprio Jessier Quirino. "Bolero de Izabel" "ABC do Preguiçoso", "Matuto no Cinema", "Estampas Eucalol", foram algumas das maravilhas cantadas e declamadas pelos artistas.

Tomara que em breve tenhamos a oportunidade de novamente contar com a essência e a manifestação concreta e bela de que o sertão é de fato o celeiro mais completo da verdadeira cultura popular brasileira.





sexta-feira, 9 de março de 2012

Portal Planalto: BAHIA: Até 64 distritos poderão ser emancipados

Portal Planalto: BAHIA: Até 64 distritos poderão ser emancipados: Ao desembarcar no Aeroporto de Vitória da Conquista no início da noite dessa quinta-feira (8), dia em que comemora o seu 58º aniversário, o ...

Um Tributo a Caetité: O encanto sertanejo!

Distante 757 km da capital do estado, a bela cidade de Caetité, que segundo dados do censo demográfico em  2010 contava com 47.515 habitantes, sobressalta-se, encrustada entre os morros e escarpas da Serra Geral, no sertão do estado da Bahia, detendo um extensão 2.442 KM².

Historicamente Caetité, em 1724 passa a pertencer à Vila de Rio de Contas, emancipada de Jacobina. Em 1754 foi o arraial elevado a Freguesia. Seu nome deriva do tupi: CAA (mata) ITA (pedra) ETÉ (grande), referência  à formação rochosa a leste da cidade, conhecida por "pedra redonda". No final do século XVIII e começo do XIX, a população se mobiliza, comprando à Coroa o direito de tornar-se Vila, emancipando-se finalmente de Rio de contas em 5 de abril de 1810, data maior da cidade. foi elevada a cidade em 1867. De seu território originaram-se 47 municípios. 

Caracteristicamente a cidade se destaca pela pujança econômica, estimulada pela exploração mineral, atividades industriais e por um comércio satisfatoriamente aquecido. Além da preservação do patrimônio histórico cultural, que é um dos maiores atrativos da encantante cidade. 

Posso dizer que adotei Caetité como minha "segunda terra natal", uma vez que tive a satisfação de viver durante 4 anos por lá, associando os conhecimentos adquiridos no dia-a-dia de um povo hospitaleiro com o o acadêmico  do curso de Licenciatura Plena em Geografia que efetuei na magnífica Universidade do Estado da Bahia Campus VI. Ao visitar a referida cidade no último dia 06 de março fiz questão de fotografar alguns pontos e homenageá-lá  no que chamo de "TRIBUTO À CAETITÉ".



Casa que abrigou a primeira residência estudantil da UNEB, tive o privilégio de morar lá!
(hoje funciona uma escolinha infantil)

Sede da Prefeitura Municipal


Catedral de Senhora Santana


Casa onde Anísio Teixeira nasceu e passou toda a sua infância
(Hoje abriga a Fundação Casa Anísio Teixeira, com biblioteca pública, museu e cine-teatro)



Antiga casa do Barão de Caetité

Antiga casa do Coronel Cazuzinha (uma das mais antigas da cidade)


Concha acústica na Praça da Catedral

Tradicional Esquina do Padre, ponto de referência para uma das mais importantes festas da cidade a "Lavagem da Esquina do Padre"

Praça da Catedral

Palácio Episcopal (residência do Bispo Diocesano)

Igreja de São Benedito (Construída em 1833 e, na época, muito frequentada por escravos)

Grupo Escolar Monsenhor Bastos 

O belíssimo Parque das Árvores


Campus VI da Universidade do Estado da Bahia - UNEB


Sala 02, um cantinho especial da UNEB, lugar pelo qual passei boa parte de minha vida acadêmica.



Lateral da antiga Santa Casa de Caetité

Abrigo (casa de acolhimento de idosos)





quinta-feira, 8 de março de 2012

PARABÉNS A VOCÊS MULHERES: ENCANTO E CAPACIDADE!!!

Uma homenagem do COTIDIANO a todas mulheres pela passagem de seu dia. Muito além de um mais um dia no calendário, o 08 de março serve como data referência para lembrarmos o que eu diria ser a figura mais importante da sociedade como um todo. Mãe, esposa, companheira, trabalhadora, zelosa pelo seu lar e por sua família. Aquela pelo qual sempre recorremos em momentos de  dificuldade. De uma força descomunal, recoberta da mais encantante sensibilidade. 


Aquela que durante décadas teve seu brilho ofuscado, sua força oprimida e seus sonhos contidos, por uma sociedade pautada no absolutismo machista e no arrogante ideário do sexo frágil. Hoje mais do que nunca mostra sua generosa contribuição para o desenvolvimento das sociedade contemporânea com uma admirável capacidade de resolver os mais complexos dilemas. Parabéns a todas as mulheres, na pessoa de todas as mães, donas de casa, agricultoras, ribeirinhas, lavadeiras,indígenas, professoras, faxineiras, médicas, presidentas enfim. MULHERES, peça fundamental de nossas vidas. Somos vossos dependentes.


Feliz Dia Internacional da Mulher!!!