Aqui a palavra de ordem é a Liberdade de Expressão!!!

Bem vindos ao COTIDIANO, um blog criado para ser mais uma ferramenta alternativa de comunicação, tendo como intuito colaborar para a troca de opiniões em torno de assuntos pertinentes da sociedade, partindo do pressuposto da liberdade de expressão.

VISUALIZAÇÕES

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Vandalismo em Escola Municipal.

Quem chegou ao Centro Educacional de Caraíbas na manhã dessa segunda-feira (28/11) para estudar ou trabalhar se surpreendeu com o que viu. Segundo relatos, mais uma vez a Instituição de Ensino foi acometida por ações repudiantes (pichações e outros atos de vandalismo). É importante observar que o fato é recorrente, é a segunda vez em menos de um mês que a situação se repete.


Antes de qualquer coisa, é importante observar que a atitude tomada pelos responsáveis do ato é condenável, haja vista que perpassa pela depredação do patrimônio público, sobretudo numa escola que por sua vez, visa a viabilizar a construção da cidadania e da responsabilidade social. Mas cabe aqui alguns questionamentos: O que estaria motivando determinadas ações? Existiria alguma insatisfação por parte dos infratores? Ou é apenas o vandalismo pelo vandalismo? (ainda que absolutamente nada justifique isso). Estaria faltando por parte de alguém "pulso" no comando da Instituição? Por que a frequência das ações?


É lamentável, mas essa situação intriga a cada vez mais. A escola em que nossos filhos deveriam ter enquanto referência para o aprendizado das boas maneiras está refém de atitudes reprováveis. Alguém tem que fazer algo. Onde estariam os gestores?

Quem diz o que quer, ouve o que não quer: Sonoras vaias e a incoerência de uma festa religiosa...

Segundo relatos, durante a realização de um famigerado festival de Reis, que compunha a programação das festividades de uma comunidade na novena de sua padroeira, um fato no mínimo cômico veio a tornar aquela noite mais interessante.


Acontece que um determinado cidadão, desprovido de cargo eletivo e com uma "ficha" extremamente suja, mas ainda assim tido por seu curral eleitoral como o "líder político" de Caraíbas, inventou de subir em um improvisado palanque e discursar, não se sabe o teor do discurso (provavelmente mais um balaio de mentiras), mas o que se constatou é que a fala nem pode ser concluída, por ter sido interrompida por uma sonora e desconcertante vaia entoada pela maioria dos presentes. Pra variar a reação do referido "líder" posterior ao ocorrido, foi a de sempre, muita arrogância e ameaças à oposição.


Tal fato nos remete a algumas reflexões:


Primeiramente é louvável a atitude da realização de eventos que venham a valorizar e auxiliar na manutenção das mais variadas manifestações culturais de nosso sertão, tal qual a folia de Reis, que se caracteriza como uma das mais marcantes de nossa cultura. O que não se pode é a própria organização do evento aproveitar da circunstância e querer fazer disso um comício. Tenho certeza que a grande maioria dos que lá estavam foram para prestigiar os ternos de reis e não um discurso eleitoreiro temperado com mentiras e falsas promessas. 


Outra observação que pode ser feita é que a população caraibense já não aguenta mais a tal figura e sua corja com seus falaciosos discursos, bem como indica que a cada dia que passa nosso povo desperta para a necessidade da mudança, cansados de tanta exploração e sofrimento, em detrimento da construção de um império por uma única família de locupletadores e arrogantes do poder.


É uma pena que usando o pretexto de uma festa religiosa, algumas pessoas queiram promover os opressores, dando-lhes espaço. Isso vem na contra-mão do que propõe o projeto de libertação e justiça pregado pelo cristianismo, que esses hipócritas dizem seguir.

Boa Notícia

Aprovado projeto que reajusta salários de professores na Bahia

Valmar Hupsel Filho
Claudionor Júnior / Divulgação
Sessão na Câmara nesta quinta para votação do reajuste dos professores reuniu 49 deputados
Sessão na Câmara nesta quinta para votação do reajuste dos professores reuniu 49 deputados
O governo do Estado conseguiu o feito de reunir, numa quinta-feira (dia em que geralmente não há votação) 42 deputados – além dos 7 de oposição, totalizando 49 presentes –  em plenário da Assembleia Legislativa para aprovar o projeto de lei que reajusta o piso salarial da categoria. Retroativo a 1º de janeiro de 2011, o reajuste vai constar na folha de pagamento de novembro e incide sobre o 13º salário deste ano. Os professores estaduais fizeram pressão para aprovação do projeto e terão reajuste médio de 7,5%. Eles ameaçavam entrar em greve no início do ano letivo de 2012.
O projeto, enviado pelo Executivo na última terça-feira, foi aprovado sem emendas e com dispensa de formalidades para uma tramitação em caráter de urgência depois de um acordo de líderes de governo, oposição e bloco independente. A sessão foi realizada sob olhares atentos de diretores do APLB Sindicato, que ocuparam as galerias. “Se não fosse aprovado hoje, os profissionais só receberiam o 13º reajustado em dezembro de 2012”, ponderou o deputado Bruno Reis (DEM), relator da matéria.
A relatoria foi acertada junto ao líder do governo, Zé Neto (PT) e ao presidente da Casa, Marcelo Nilo, numa negociação que envolveu a nomeação de outro deputado oposicionista, Carlos Geílson (PTN), para relatar o projeto, também aprovado ontem, que dispõe sobre incentivos fiscais a prestadores de serviços na região de Feira de Santana. O nome da deputada Maria  Luiza Orge (PSC) chegou a ser sugerido por Zé Neto, mas foi rejeitado pelo presidente da Casa e pelo bloco da minoria sob o argumento de que ela não era membro da comissão de Educação. Além de vice-presidente desta comissão, Bruno Reis é membro da comissão de Finanças e Orçamento, o que lhe credenciou à relatoria.
Exceção - A disputa pela relatoria do projeto, classificado pelo deputado Zé Neto como um dos mais importantes votados este ano, foi a exceção ao clima de concordância entre oposição e governo. Mesmo derrotado na nomeação do relator, Zé Neto, que “costurou” a aprovação do projeto, destacou seu caráter democrático. “É um dia de vitória da democracia”, disse, referindo-se à união forças para a aprovação da matéria.
O presidente Marcelo Nilo ressaltou a celeridade da votação. “Não é todo dia que aprovamos um projeto nesta Casa em um prazo de 48 horas”, disse. Em seu relatório, o democrata Bruno Reis votou pela aprovação com apenas uma alteração, de caráter formal, sem alterar o teor principal do texto. Ele sugeriu a inserção do termo que vincula o projeto baiano à Lei Federal nº 11.738, aprovada em janeiro deste ano, que institui piso nacional dos profissionais do magistério público.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

A diferença e o preconceito!

NÃO É NECESSÁRIO MUITO ESFORÇO PARA PERCEBEMOS QUE O PRECONCEITO É UMA DAS MAIORES "BESTIALIDADES" QUE A ESPÉCIE HUMANA ACHOU DE INVENTAR...

Com Texto Livre: A Crise do Capitalismo

Com Texto Livre: A Crise do Capitalismo
Uma forma criativa e bem humorada para retratar sumariamente a "enfermidade" do capitalismo... Dublado em português!

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Safra de umbu e a incoerente mídia brasileira!

O Brasil tem assistido nas últimas semanas, uma intensa movimentação no congresso nacional no sentido de trocas initerruptas dos titulares de algumas pastas ministeriais. Tem caído mais ministros do que "umbu" maduro  no tempo de "invernada" em meu sertão... A presidenta Dilma Roussef nos últimos dias tem se ocupado constantemente em remanejar seu ministeriado. No entanto, diante de todo esse burbúrio cabe algumasobservações.

Primeiramente é importante afirmar que, havendo indícios de irregularidades em qualquer que seja a instância governamental, que se investigue; e, por sua vez constatada, que se puna os responsáveis! Mas, isso não impede que surjam algumas indagações... 
Quais os reais fatores responsáveis por tamanha movimentação? Qual o grau de veracidade de tantas acusações, apresentadas geralmente por uma mídia no mínimo questinável no sentido da imparcialidade dos fatos? A quem interessa enfraquecer o governo e suas bases? Em outros governos não eram iguais ou piores os equívocos cometidos por alguns ministeriais? Porque nunca se investigou?

É importante que se diga que o objetivo aqui não é necessariamente a desmedida blindagem ou a defesa inconteste do Governo. O que se pretente é analisar como tem sido o processo de dilapidação provocado por um sistema manipulador midiático, fabricante de informações e especialista em empurrar "guela" abaixo, aquilo que os convém, não é mesmo dona "Veja"?. Os ranços de uma sociedade oligárquica constituída de bastardos comandantes se fazem transparecer em episódios como esse. São os donos do poder econômico, donos da informação e porque não dizer, donos dos ignorantes, desprovidos - não por vontade própria, mas sim por imposição - da capacidade de conjecturar novas possibilidades, novos horizontes para nossa enferma sociedade.

O que fazem os aparelhos midiáticos em torno do mundo, e em especial algumas emissoras de TV, se não furtar do indivíduo o senso crítico que lhe deveria ser inerente? O que se espera de um Capítulo de "Fina Estampa", ou de mais uma temporada do BBB? Isso pra não citar outras tantas porcarias desta e de outras emissoras que prestam um verdadeiro deserviço as famílias brasileiras. Essa mesma rede "bobo" que produz  essa espécie de programação é a que enfatiza aos berros os tais "escândalos" do governo Dilma nos "jornais nacionais" da vida. Qual o compromisso social dessa panela de mesquinhês da grande mídia nacional? Quais as proposições e concretudes dessa burguesia midiática em prol da construção de uma sociedade mais igualitária? Criança Esperança? Tele Toon? Convenhamos, brincam com nossa inteligência!!! 

Para essa "corja", o trájico é sinônimo de audiência, ao invés de se ocuparem em fazer com que a comunicação cumpra seu papel, exploram a desesperadora situação da pobreza e violência incrustada em nosso país a décadas. É assim que funciona no sensacionalismo midiático "global", nos Datenas, ou Facciolis da Tv brasileira: a cobertura com exclusividade da ocupação da "Rocinha", ou coisas do tipo, são intercaladas por intervalos, que vendem a peso de milhões a propaganda de uma multinacional qualquer, responsável e mantenedora também, da pauperização das condiçõe de vida de muitos trabalhadores que por elas são explorados. É o apelo para o consumo desmedido, em detrimento de um ecossistema ameaçado Fazem um tremendo "auê"  com o dito Desenvolvimento Sustentável, mas querendo na verdade dar sustentação em seus pontos no IBOPE, e nos milhões a serem lucrados com a bestialidade cotidiana.

Corrupção, lementável realidade advinda de nossos alguns séculos de existência, e dificilmente banida enquanto tivermos que pagar tributo ao conjunto de interesses de alguns.
É necessário refletir!!!


Damião Silva Gato

Luz de Fifó: Escola de samba homenageará Luiz Gonzaga

Luz de Fifó: Escola de samba homenageará Luiz Gonzaga: A Escola de Samba Mocidade Unida da Glória , de Vila Velha no Espírito Santo, irá homenagear o rei do baião no ano do seu centenário. Lu...

A arte de Liderar, por Adair Ribeiro

A arte de liderar
Em seu livro intitulado Qual a tua obra? Mario Sergio Cortella, Mestrado Doutorado em educação e professor da PUC-SP, fala sobre as cinco qualidades de um bom líder; o líder é aquele que esta por perto sempre aposto a encorajar as pessoas aquele que se faz presente faz companhia, ou seja, um companheiro que deseja ver o crescimento do outro, aquele capaz de dizer vai em frente e sua vez.
Eis as cinco características que fala Cortella; abrir mente; elevar a equipe; recriar o espirito; um poder que se serve em vez desservir não serve; inovar a obra e empreender o futuro.
Gostaria de me ater a algumas dessas características principalmente duas delas, elevar a equipe e um líder e se servir do poder.
Um verdadeiro líder e aquele que faz com que a equipe que esta com ele cresçam juntos, que todos se elevem nas oportunidades apresentadas e não apenas o líder tira proveito, fazendo dos outros escada para subir; e quando consegue chegar ao degrau mais alto joga a escada fora pois não precisará mais dela, e assim vai descartando as pessoas como se fossem objetos sem nenhum valor sentimental, ético e ate por que não dizer cristão.
Uma outra característica, é o líder que se serve do poder que tem, e não usa esse poder para servir os outros, mas sim para se servir dele deixando o resto da equipe a ver navios, alias o próprio cristo fala disso no evangelho quando diz para os apóstolos eu vim para servir e não para ser servido, o maior é aquele que serve, se colocando como um verdadeiro líder para o seu grupo.
Portanto o líder dever pensar no coletivo e não no individual pensar em crescer juntos, pois quando sua equipe cresce crescerá todos de uma vez e aí não haverá fracasso, porque o espirito de equipe superou todos os obstáculos. O líder que não pensa na equipe não é líder é um chefe, que todos obedecem cegamente e ele usa desse poder para se beneficiar em detrimento dos outros que estão em sua volta.
Fico observando as pessoas “endeusarem” determinados chefes ditatoriais, arrogantes e truculentos, diga-se de passagem, e ainda chamam de “grande líder”, será que estas pessoas estão tendo a oportunidade de crescerem juntos ou estão só bajulando por pequenas migalhas que o chefe deixa cair de sua mesa. Na próxima vez que chamamos alguém de líder vamos pensar nessas caraterísticas do serviço do empreender a equipe e do crescer juntos.
Reflexões para o nosso COTIDIANO!
Para o blog do meu amigo Damião.

Com Texto Livre: FHC: 96 meses de governo; 95 ministros

Com Texto Livre: FHC: 96 meses de governo; 95 ministros: No momento em que se discute a quantidade de trocas de ministros no governo Dilma Rousseff, este blog foi pesquisar sobre os governos de FHC...

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Gincana Cultural: Kiss, e a arrogância da exclusão!!!

Não obstante as incoerências observadas e aqui já postadas em torno da dita "Gincana Cultural" de uma Escola de Ensino Fundamental de Caraíbas, podemos constatar, que ao invólucro de absurdos soma-se o teor de descontextualização de algumas provas pré-estabelecidas, entre as quais aquela em que as equipes deverão apresentar uma dublagem da banda de rock norte-americana Kiss (algo nada pedagógico em se tratando dessa banda); caracterizar um de seus componentes como um telefone celular (qual seria o objetivo?); além da já explicitada arrecardação de alimentos com suas respectivas resalvas. 
Todo esse universo de atrapalhadas decisões, com tempero de despreparo e aculturação, diz fazer parte de uma atividade que se propõe cultural. Indo além, e o fazendo extraordinariamente incabível, é o fato dos estudantes terem que adquirir uma camiseta no valor de R$10,00 (valor esse que para alguns pais pode pesar, a depender da quantidade de filhos que tenham na escola), e independente disso, condicionar a participação de um estudante à aquisição de uma camiseta é já  começar errado, primando pelo sistema excludente. E tudo isso fazendo parte das atividades para o debate das questões étnico-raciais e a cultura africana, em comemoração da Semana Nacionla da Consciência Negra. Que coisa não!!!
Será que alguém lá em Moçambique, Guiné Bisau ou no Sudão curte o Kiss???
Quanta pataquáda!!!


quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Cumprimento Caipira!!!

A gincana da incoerência Caraibense.

Hoje um fato que para muitos pareça banal e até "bacaninha" me intrigou. Eis que na nublada manhã de quinta-feira (10/11) notei que um pequeno grupo de adolescentes com muito entusiasmo, caminhava de comércio em comércio, de casa em casa a fazerem uma determinada solicitação. Antes que esclareçamos o fato em sua totalidade, é necessário que se diga que enxergamos até com certa naturalidade a euforia dos meninos, haja vista ser comum, sobretudo dos nossos jovenzinhos de hoje, referida efervescência. No entanto o fato curioso esteve por parte do que o grupo de estudantes solicitavam, a alguns pedia-se alimentos não-perecíveis (atitude aparentemente honrrosa), a outros pediam dinheiro mesmo (questionável).  Triste é quando se concluí que assumiram essa postura de "pedintes" os nossos empolgados e até ingênuos alunos, por conta de uma dita "GINCANA CULTURAL" de uma escola de Ensino Fundamental de Caraíbas. Entendam, a crítica aqui não se direciona aos alunos, que, nesse processo, são tão vítimas quanto o resto da população de nosso município, que a quase duas décadas sofre as consequências de uma administração inconsequênte. 

Acontece que referida "Gincana", tida como cultural, faz parte do calendário pedagógico da escola em questão, pensada e elaborada sem muitos crítérios e o que é pior, despreocupada com o fator que deveria ser o cerne da questão: o processo de ensino e aprendisagem. Até que se "esforçam" a dar a essa atividade um lado discursivo e pedagógicamente coerente, geralmente se escolhe uma temática central, cujas tarefas devam-se centrar em torno da mesma, mas o que se vê é uma abordagem desconexa, e desinteressada do tema em questão. São dadas uma ou duas aulinhas em sala sobre o assunto e pronto, o resto é só correria, e "provinhas" mal elaboradas pra colocar os meninos pra se "escabelarem" rua abaixo. É um tal de achem isso, achem aquilo, perguntem isso, perguntem aquilo, e só. Chega até oferecer risco a integridade física dos adolescentes, dada tanta correria e desespero!

Até onde se sabe, nesse ano a Gincana discutirá a diversidade étnica e a cultura africana. Um prato cheio para uma atividade compromissada em levar o conhecimento e o debate, bem como, a possibilidade de começar a desmestificação em torno do temário geral África. Mas em se tratando do que eles fazem, será um "prato cheio" sim, mas de balelas e discussões acríticas sobre uma questão tão séria. 

É importante relatar que alguns pucos alunos até questionam, se recusando a participar de toda essa "pataquáda", mas no geral, os "organizadores do espetáculo" conseguem coagir a maioria por meio da oferta indiscrimida de pontos nas matérias escolares, não precisa muita coisa, basta que participem. E nessa, todos se empolgam, imaginem os "turistas" que na escola comparessem para em último caso estudar, esses adoram toda essa brincadeira de passar de ano. Quanto aos alimentos arrecardados, segundo consta, serão destinados as famílias carentes de nosso município, que, diga-se de passagem são fruto da imcompetência e da marcação da atual administração municipal. Como dito à princípio, é uma atitude aparentemente boa, não fosse pelo fato de que esses donativos irão ser "apoderados" por um certo Centro de Referência de Assistência Social e lá  serem objetos de distribuição eleitoreira às famílias, que tem que se sujeitarem a uma fila interminável de cansaço e humilhação. Ainda que determinado órgão, em suas atribuições, deveria dignar-se a prestar de fato a assistência aos desastistidos de nosso município.

Lamento que nessa rede de falcatruas e enganações conseguem envolver ainda que indiretamente nossos meninos e meninas, quando na verdade a preocupação real deveria ser a concretização de uma educação alicerçada nos princípios éticos, na predominância do empenho em formar cidadãos e cidadãs conscientes. 

Na "Gincana" dos investimentos em saúde e educação e do desenvolvimento sócio-econômico Caraíbas perde feio! Seria necessário dizer de quem é a culpa?
Trájico!!! É necessário refletirmos...

Ex-presidente Lula receberá título de Cidadão Conquistense

Ex-presidente Lula receberá título de Cidadão Conquistense