Aqui a palavra de ordem é a Liberdade de Expressão!!!

Bem vindos ao COTIDIANO, um blog criado para ser mais uma ferramenta alternativa de comunicação, tendo como intuito colaborar para a troca de opiniões em torno de assuntos pertinentes da sociedade, partindo do pressuposto da liberdade de expressão.

VISUALIZAÇÕES

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Psicóloga explica o que é a depressão, seus sintomas e tratamento | VitóriadaConquista.com.br - Notícias de Vitória da Conquista

Psicóloga explica o que é a depressão, seus sintomas e tratamento | VitóriadaConquista.com.br - Notícias de Vitória da Conquista

Ônibus pega fogo durante viagem perto de Brumado | VitóriadaConquista.com.br - Notícias de Vitória da Conquista

Ônibus pega fogo durante viagem perto de Brumado | VitóriadaConquista.com.br - Notícias de Vitória da Conquista

A PRIMAVERA CARAIBENSE, O QUE MAIS FALTA ACONTECER POR AQUI?

Existem alguns absurdos que só se vê em Caraíbas, não é que tiveram a coragem de postar no youtube um  vídeo, onde se trata da pseudo "alegria" da população caraibense na soltura daquele que estava preso pela Polícia Federal sob gravíssimos indícios de desvio de verbas públicas. O vídeo em questão está no link: http://www.youtube.com/watch?v=CAqlaXKk-xE. É bom lembrar que estratégicamente postaram determinada asneira não permitindo que o internauta emitisse algum comentário, será que é temor pelas verdades que poderiam ser ditas por quem assitisse?
Veja e tire as suas conclusões...
Primavera, aff!!!!

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Parabéns LULA!!!

Hoje dia 27/10. o ex-presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva completa 66 anos de idade. Ex-presidente, ex-sindicalista e ex-metalúrgico, ele é uma das principais personalidades da política brasileira e mundial. 
Como era bordão do próprio ex-presidente, podemos dizer que "nunca antes na história desse país", se viu um governo com tantos níveis de popularidade, retrato do que fez pelo Brasil!!!!
Parabéns LULA do povo brasileiro!!!



E o povo de Caraíbas se manifesta

A população de Caraíbas já cansada de tantas "pataquadas" da administração municipal, resolve se manifestar, e muitos para isso usam a rede mundial de computadores.

Foi o que podemos observar no site: http://www.transparenciacidada.org.br/, onde um munícipe caraibense não mede palavras e simplesmente conta o beá-bá da triste realidade de nosso município.

Quando nos reportamos à situação vivida por aqui como "pataquáda", é justamente para ilustrar o nível de "seriedade" com que encaram administrar um município, simplesmente brincam com o sofrimeno da população e em detrimento disso exploram, perseguem, e abusam do poder.

Nos solidarizamos com o internauta que se manifestara no referido site, e conclamamos a todos a terem igualmente uma postura crítica diante dos fatos, e, na condição de cidadãos denunciar, cobrar mais seriedade na gestão da verba pública e acima de tudo mais sensatez na condução do desenvolvimento econômico e social de um povo, algo jamais visto por aqui!!!

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Caraíbas, na contra-mão do Desenvolvimento.

Falar de desenvolvimento, é falar em seus mais variados significado e de maneira suscinta da ascenção, da passagem gradual de um estágio inferior a um mais aperfeiçoado, enfim é falar de melhorias. O desenvolvimento econômico e social é indubitávelmente, ou pelo menos deveria ser,  a grande busca de todo sistema político que venha a gerir um determinado país, estado, uma cidade enfim. Correto? Nem sempre, e não em todos os lugares. Algumas contradições a título de exemplo atestam isso.
Os direitos Trabalhistas no Brasil, constituiem-se enquanto uma conquista que gradativamente foi sendo empregada, as custas de muitas reivindicações e lutas protagonizadas pela classe trabalhalhadora, tudo isso em face aos abusos econômicos dos patrões. Nesse percurso alguns governos de caráter progressista, ainda que de maneira incipiente, colaboraram para o atendimento de algumas dessas reivindicações, atendendo em partes as demandas da classe trabalhadora, que no Brasil, teve suas raízes fincadas no processo de exploração capitalista, a começar pelo regime escravagista.
Acontece que em pleno século XXI, em alguns lugares do Brasil, como num município do interior da Bahia chamado CARAÍBAS, um grupo de mandatários mesquinhos da política local, que a quase duas décadas efetuam seus desmandos, executando um modo questionável de administrar, caminham na contramão do processo. Esse referido grupo insiste em desrespaitar direitos, que, ao longo do processo histórico da classe trabalhadora brasileira foram conquistados, muito além disso, insistem na prática do sub-emprego, ocasião em que o indivíduo tem que trabalhar a semana toda por mísero meio salário mínimo e ainda assegurar todos os votos da família, caso contrário, demite-se sem o mínimo escrúpulo. É importante ressaltar, que Caraíbas detém um dos menores Índices de Desenvolvimento Econômico da Bahia, o que facilita referida prática por parte da administração, sendo a população composta de muitas famílias carentes. Por conta disso mesmo que não se estimula a geração de renda, ainda tendo Caraíbas um potencial hídrico significativo, o que nos municípios do polígono da seca como Caraíbas, representa potencial satisfatório para a geração de emprego e renda.
Não obstante tais incoerências, é prática comum no município em questão, a demissão pura e simples sem que haja a mínima justificativa cabível por parte dos seus servidores. Alguns professores que o digam, basta apenas que se saiba que sua "conduta" está errante perante os propósitos dos mandatários. Entendam, nem em sonho os pobres professores, ou qualquer um dos funcinários, podem manifestar contrariedade em sua preferência político partidária, aquele que assim proceder, deve manter um sigílo absoluto, uma vez que aqui a perseguição beira a isteria.
O que torna isso tudo ainda mais nocivo é o fato dos pobres desprovidos de seus empregos, terem que sair sem absoluto direito a nada, uma tremenda afronta aos direitos trabalhistas, ainda que a esmagadora maioria de tais vínculos empregatícios sejam frutos de contratos simplórios e estratégicamente mal elaborados. Mas ainda os próprios saibam que o direito a receber pelo trabalho prestado é sagrado, e nem a isso se dignam honrar.
São tantas as desvirtudes verificadas nesse emaranhado de imcompetêcia, revestidos de atitudes desumanas, que fica impossível associar essa realidade com o que os próprios mandatários propagam aos brados: Progresso e desenvolvimento... Está aí uma distancia abisal entre o dito e o feito!!!
É bom refletir... 

Damião Silva Gato.


"A história da sociedade até aos nossos dias é a história da luta de classes".
Karl Marx

UNEB aceita inscrições para o Vestibular 2012 só até domingo, dia 23

UNEB aceita inscrições para o Vestibular 2012 só até domingo, dia 23

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

"Dai a César o que é de César e à Deus, o que é de Deus"

No último domingo (16/10), a liturgia da igreja católica pós à reflexão o evangelho de (Mt 22, 15-21). Independentemente do credo religioso professado por qualquer que seja o indivíduo, uma vez que, o objetivo do presente artigo difere de uma ideologização religiosa, mas sim, remete a uma reflexão crítica a cerca de nosso COTIDIANO, determinada passagem bíblica oportuniza levantarmos a seguinte questão: O que seria de César, e o que viria a ser de Deus?
Pergunta aparentemente óbvia para aqueles que creem... Ora a Deus tudo pertence! Assim também acredito, no entanto, quando é que o seres humanos se apoderam da obra do criador, passando a dá-las aos "Césares" da vida?
Antes de qualquer indagação, me compete afirmar a minha crença na teoria criacionista, que me perdoe a ciência e os acadêmicos mais ufanistas, mas fica difícil acreditar que, dentre outras proezas divinas, a sensibilidade de uma flor, proviesse de uma certa explosão. Mas voltando aos Césares, é intrigante conceber que, mesmo sendo criaturas, determinados indivíduos se revestem tanto do poder, e em função disso, vêem-se no "direito" de escravizar, direta ou indiretamente um semelhante, ou mesmo persegui-lo, manipulá-lo. Veja o que nos faz o sistema capitalista, quão árduas são as consequências advindas do consumo exacerbado, da destruição dos recursos naturais, da exploração econômica pura e simples em detrimento apenas do acúmulo e posteriormente da intensificação do sistema de exploração. É dessa maneira que gira a roda da auto-destruição humana, não tardando a sucumbir-se em sua própria ignorância.
São tantos os "Césares", que sob inúmeras formas destoam o projeto de vida amparado na justiça e igualdade um dia anunciado por um revolucionário chamado Jesus Cristo. São tantas as formas de perseguição, seja sob a égide da coerção, da negação do direito ao acesso dos mais básicos elementos que venha a suprir a vida de um sujeito e a de sua família, ou mesmo, por que não dizer, de um sub-emprego, cujo direito trabalhista, não passa do sistema da mordaça, da "camisa de força", e ainda queriam que eu  a vestisse, quanta insensatez...
Dar a Deus o que é de Deus, não exige muito esforço, ou talvez exija, já que é tão escasso o hábito de se praticar a solidariedade, a justiça, e o amor enfim, a tudo que compõem a nossa vida, isso é dar a Deus em oferenda, é a nossa parcela de contribuição para fazermos da vida uma dádiva, tal qual quando de Deus a recebemos.
É necessário refletir...

Damião Silva Gato, ao som das trovoadas de uma noite de segunda feira.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

15 de Outubro (...) E aí professores?

Uma situação típica de Caraíbas...

15 DE OUTUBRO: PROFESSOR CUIDADO SE VOCÊ NÃO “VESTIR A CAMISA”
Como se sabe no dia 15 de Outubro comemora-se o dia daquele que deveria ser sem dúvida alguma considerado um dos mais importantes profissionais, o PROFESSOR. Não é necessário muito esforço para percebermos o quanto esse profissional se faz imprescindível no processo de desenvolvimento sócio-cultural de toda e qualquer sociedade, ainda que vivamos num contexto de extrema desvalorização e alijamento de seus direitos, péssimos salários e parcas condições de trabalho.
Acontece que em determinadas situações essa realidade se torna ainda mais alarmante, uma vez que é grande o grau de subserviência e espoliação em que os professores são submetidos, sem se quer ter o direito sagrado da liberdade de expressão. Lamentavelmente essa é uma situação corriqueira no município de Caraíbas na região Sudoeste da Bahia. Lugar onde a educação não é tratada com seriedade, a começar pelos desmandos da senhora prefeita municipal que sem nenhum critério no sentido de preparação adequada, competência ou algo similar, contrata “professores”, sem a mínima preocupação com a qualidade do ensino a ser prestado as nossas crianças e adolescentes, tudo isso com o aval amedrontado da Secretaria de Educação do Município.
Por outro lado, demite-se sem a mínima justificativa cabível. Na verdade, existe justificativa sim, é bem provável que se o professor atuar com verdadeiro compromisso com o processo de ensino e aprendizagem, contextualizando a sua prática educativa com a realidade vivida, no sentido de formar verdadeiros cidadãos conscientes, esse corre sérios riscos de ser repentinamente desprovido de seu emprego, por não se enquadrar nos perfis pretendidos pela administração municipal.
Na verdade não se é medido os níveis de competência para o trabalho e sim o grau e a capacidade de tornar-se submisso a todo tipo de desmando e falcatrua de um grupo mesquinho de mandatários e exploradores.
O jargão por eles mesmo utilizado é o de que, é necessário “vestir a camisa”, e vestir a camisa para eles é estar nessa imensa panela sem se manifestar, entendam, uma camisa manchada das falcatruas comprovadamente detectadas, da exploração econômica e social, da perseguição, e outros desagravos. Vestir a camisa é enfim entrar as cegas amordaçadamente para apenas aplaudir as macabras manobras que resultam em mais sofrimento de um povo que não bastasse viverem num dos municípios mais pobres do estado, ainda tem que conviver com altíssimos níveis de corrupção e desvio de recursos públicos, e, pasmem, ainda existem “professores” aplaudindo tudo isso. “Professores” esses que se quer com o Ensino Médio gabam-se, ou em outros casos fabricados em EAD’s, descomprometidas e despolitizadas, são esses os bons para a administração municipal.
Enfim não sei se existem motivos para se comemorar essa data tão importante, uma vez que os professores em Caraíbas, mais do que em qualquer outro lugar do universo são espoliados. Um sistema marcado pelo nepotismo, e atitudes coercitivas, faz muitos professores terem que atuar como massa de manobra sem se quer poder manifestar-se, afinal muitos dos quais tem que garantir o pão de cada dia, humilhante não? E ainda fazem Romaria...

Apesar de tudo Feliz dia do Professor!!!

Caraíbas-BA, 14 de Outubro de 2011
Damião Silva Gato - Pós graduado em Análise do Espaço Geográfico - UESB